Você já deve ter ouvido falar que a moda é um mercado bilionário. E está aí algo que nem se quer podemos negar, são produtos feitos para consumo diário que atingem todos os tipos de pessoas, como um efeito cascata que é impossível desviar. Agora, o mercado de luxo é ainda mais bilionário ainda.
O melhor carro, a melhor roupa, o melhor sapato, o melhor relógio e todos os itens exclusivos que mostram para a sociedade que aquela pessoa em questão tem muito dinheiro e conquistou o seu lugar ao sol, seja como herdeiro ou responsável pela própria fortuna.
Mas será que é um setor que podemos aproveitar como investimento? Ou é dinheiro que vai e não volta? Afinal, as marcas de luxos são opções de ações para se ter dentro da Bolsa de Valores, só que há outra forma de fazer o dinheiro render nesse mercado? É exatamente disso que vamos falar por aqui.
O que é mercado de luxo?
O mercado de luxo é um mercado formado por marcas e produtos que são considerados da mais alta qualidade e para a mais alta sociedade. Ademais, contam com produtos de alto valor de mercado e costumam ser marcas valiosas e bem vistas.
Uma característica desse mercado é a exclusividade, seus consumidores são seletos e buscam por peças únicas. São pessoas que acreditam no valor agregado ao produto, incluindo um ambiente repleto de glamour e sofisticação. É um segmento que está crescendo na economia mundial e está chamando a atenção pelo seu potencial na geração de trabalho e renda.
O mercado de luxo movimenta quantias bilionárias pelo mundo e atrai todo o tipo de profissional, principalmente os de marketing. Até porque o gatilho de venda é fundamental para manter o conceito de luxo: a ênfase no destaque social e privilégio de uma classe seleta.
Driblando a crise econômica
Ao contrário do que muitos setores durante os dois últimos anos, o mercado de marcas de luxo não se abalou durante a crise econômica mundial. O crescimento foi tanto, que a Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael) viu as vendas de itens de alto padrão despontarem a partir de 2020.
A classe média alta que costumava gastar o seu dinheiro e investir em produtos no exterior, passou a olhar para dentro e consumir no seu próprio país. O resultado dessa atitude foi o crescimento médio de 51,74% em setembro de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.
Mas esse movimento foi ainda mais além e chamou atenção das marcas para o Brasil, já que antes da pandemia, esse tipo de consumidor comprava peças de grife apenas no exterior. Boa parte disso foi por conta que nesse período o brasileiro não podia viajar para fazer compras, com isso, as marcas tiveram uma demanda maior e se jogaram na oportunidade.
Segundo levantamento divulgado pela Abrael em 2021, a receita do mercado de bens de luxo chegou a US$ 5,226 bilhões em 2020. A projeção é de um aumento de 3% até 2025. A maior ascensão ocorre nos principais shoppings que oferecem as mais diversas marcas internacionais como Iguatemi e Cidade Jardim, em São Paulo, Village Mall e Rio Designer, no Rio de Janeiro, Flamboyant Shopping, em Goiânia, além do Diamond Mall, em Belo Horizonte.
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O mercado digital, mais conhecido por e-commerce, foi a plataforma principal de vendas, representando cerca de 694% de crescimento do consumo. Por mais que houvesse restrições com a pandemia, as vendas nos shoppings não foram afetadas de forma tão grave por conta dos serviços de entregas e vendas online.
Então, comprar produtos de grife é investir?
O maior – e talvez mais clichê – conselho do mercado financeiro é parar de gastar o seu dinheiro com bens materiais e começar a investir. Mas será que comprar uma bolsa de luxo de grifes famosas como Hermès, Prada e Channel seria considerado um desperdício?
De acordo com um relatório publicado pela consultoria Knight Frank, as bolsas da Hermès, em especial os modelos Birkin e Kelly, registraram um crescimento de 13% no preço no ano passado. Já em julho, um exemplar da Hermès Diamond Himalaya Birkin, que foi criado em 2016, foi simplesmente vendido por cerca de US$ 300 mil em um leilão virtual.
Os dados do relatório Art Market Research revelam que as bolsas foram os artigos de luxo que mais se valorizaram nos últimos 10 anos, representando uma alta de 83% nos preços. Para se ter uma noção, as moedas antigas se valorizaram cerca de 20%, os livros de primeira edição, 40% e os relógios de luxo, 72%.
Porém, não vamos colocar a carroça na frente dos bois. Isso não quer dizer para abandonar a sua corretora e correr para o mercado de luxo. Essa alternativa de investimento nem chega a ser comparado com investimentos em valores mobiliários, por causa de fatores como o risco e a liquidez.
Por exemplo, um dos riscos é a mudança no mundo da moda, em que um modelo pode ir do céu ao chão conforme as tendências mudam. Já a liquidez, que seria a facilidade em transformar o item luxuoso em dinheiro, pode demorar, pois nem sempre vai ser fácil encontrar rapidamente um comprador que pague o valor desejado.
Um ponto mais seguro é que as que versões clássicas raramente se desvalorizam ou saem do radar dos compradores. A vantagem aumenta pelo número de brechós de luxo que estão criando forma. O período da pandemia mostrou que ter uma bolsa de grife pode ser um bom patrimônio e com alguma liquidez. Mesmo que as pessoas ainda não vivem de renda vinda do mercado de luxo dessa forma, tudo pode mudar.
Características do investimento
Como vimos antes, marcas inseridas no mercado de luxo podem ser consideradas um investimento ao serem revendidas. Por exemplo, os preços da bolsa Chanel Classic Flap Jumbo aumentaram 52% no período entre junho de 2020 e dezembro de 2021, conforme os dados do The RealReal, que é um dos maiores e-commerces de segunda mão de luxo do mundo.
Um curiosidade que mostra o potencial do produto é que o rendimento chegou a superar o desempenho do índice norte-americano S&P 500, o qual atingiu mais de 80 máximas recordes no mesmo período e acumulou alta de 48%.
Por mais que a moda mude de tendência e nem todos os itens serão valorizados, é um tipo de investimento anticíclico, pois as pessoas que têm dinheiro costumam manter seu padrão de vida mesmo em momentos de crise, fazendo com que haja uma demanda mais estável.
Outra característica importante é o cuidado na revenda. Assim como a revenda de um carro, é preciso tomar alguns cuidados para garantir um bom valor na hora de passar para frente. Os especialistas recomendam guardar os acessórios que costumam vir com uma bolsa nova, como dust bags (os sacos originais de flanela ou algodão que protegem o produto) para manter a “cara de produto novo”.
Inclusive, se a bolsa é pouco utilizada, uma dica é deixar o produto arejar por algumas horas a cada dois meses, ou seja, mantendo longe da luz direta do sol também ajuda na preservação do produto, evitando que se perca a modelagem.
Com esses cuidados, a chance da venda ser mais rápida e num valor maior aumentam. Segundo um levantamento da OLX Brasil, considerando o final de 2021, os acessos aos sites de revenda no nosso país aumentaram 30%. Já nos últimos três anos, esse mercado secundário cresceu 21 vezes a mais do que o mercado de produtos novos.
As melhores dentro do mercado de luxo
Segundo Mila Silberman, sócia-fundadora da Inffino em uma entrevista para o Valor Econômico, os modelos que mais valem o investimento, pela alta procura ou por se valorizarem com o passar do tempo são:
- A Chanel 2.55, que pode ser encontrada em bazares por R$ 25 mil;
- A Louis Vuitton Neverfull, que pode ser encontrada por R$ 4.500;
- A Louis Vuitton Speedy Bag, que pode ser vista a R$ 3.200;
- A Fendi Peekaboo, cujo preço da versão usada gira em torno de R$ 10 mil;
- A Dior Saddle Bag, de R$ 15 mil e a Gucci Dionysus, vendida usada por R$ 6 mil.
Como comprar ?
Se você se interessou em ter esse investimento alternativo, então está na hora de começar a procurar um item do mercado de luxo para chamar de seu. Quem se encaixar mais no perfil conservador, pode preferir peças novas diretamente nas lojas das marcas, enquanto investidores moderados ou arrojados podem buscar em brechós de luxo ou até mesmo em leilões.
Mas, antes de qualquer coisa, lembre-se que nunca é bom apostar em somente um tipo de investimento, seja ele qual for. Consulte um assessor de investimentos de sua confiança, como os do time da Renova Invest, para analisar o seu perfil de investidor e escolher onde aplicar o seu dinheiro, seja na B3 ou no mercado de luxo com bolsas de grife.
Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.
Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!