Renova Invest Facebook

União inédita: como a Copa do Mundo e Black Friday afeta a economia?

Em um encontro inédito, a Copa do Mundo de 2022, sediada no Catar, coincidiu com a maior data de descontos do comércio, a Black Friday. Pela primeira vez, o maior evento esportivo mundial acontecerá em novembro, mesmo mês da principal época de descontos no ano. A primeira coisa que você deve pensar é: isso vai afetar bastante a economia por ter mais pessoas consumindo.

Enquanto a Copa do Mundo começou no dia 20 de novembro, e termina apenas em 18 de dezembro, a Black Friday aconteceu na última sexta-feira de novembro, ou seja, no dia 25, data seguinte ao jogo da Seleção Brasileira contra a Sérvia, vencendo de 2×0 na estreia.

Com isso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, junto com a empresa Toluna, 65% dos consumidores se interessam por futebol. Além disso, 65,5% das pessoas que pensam em comprar produtos da Black Friday também são fãs de futebol e 87%, dos que costumam realizar compras, possuem afinidade com o famoso esporte.

Já uma estimativa realizada pela Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), demonstra que a movimentação nessas semanas pode chegar a R$ 4,21 bilhões, somente no varejo. Isso porque a Copa do Mundo é a oportunidade perfeita para criar estratégias de marketing e novas promoções.

Essa alta representa 7,6% no faturamento do período de Black Friday. O cálculo é em termos nominais e referente a novembro, com base em dados do IBGE. Já descontada a inflação, a expectativa é de avanço de 1,1%.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Sendo assim, as duas ocasiões juntas podem ser um verdadeiro case de sucesso, dando muitas expectativas para o comércio, dando uma guinada nas vendas. Tanto que as previsões apontam um faturamento maior do que no ano passado, ainda mais depois da estreia – e vitória – do Brasil.

Por exemplo, dados da empresa de meios de pagamentos Rede, do Itaú Unibanco, apontam vendas 18% maiores entre o período de 1 a 21 de novembro, contando com compras no varejo físico e online, comparado com 2021. Só que neste caso não descontaram a inflação, que foi de 6,47% nos 12 meses até outubro de acordo com o IPCA.

Chama o VAR: efeito Copa é incerto? 

Até o momento, não há um consenso entre empresários, consultores e economistas sobre o impacto da Copa do Mundo durante a Black Friday no mercado financeiro e economia. Uma vez que o campeonato mundial atrai vendas de bebidas, camisetas da seleção e até televisão, a data promocional ainda tem como maior foco eletrônicos e outos tipos de bens no geral.

Um ponto que freia o avanço do faturamento com a união das duas datas  é o momento de inflação e juros em patamares altos, sendo uma fase de poucos benefícios aos consumidores e lojistas. Grandes companhias como Magazine Luiza e Americanas tiveram prejuízos no terceiro trimestre, ainda mais com a quebra da cadeia de suprimentos nos últimos anos.

Momento de cautela na Black Friday

Como dito anteriormente, a análise dos resultados da Copa do Mundo na Black Friday não foi consensual, mudando de segmento para segmento. Conforme a Abrasce, uma das associações que representa o setor de shoppings centers, a previsão é de fluxo 13% maior de pessoas entre quinta-feira e domingo comparado com o mesmo período do ano anterior, e isso mesmo com a Copa.


A expectativa para as vendas é de alta nominal na casa dos 6%. Outra perspectiva é do aplicativo de entrega de produtos Rappi, a companhia espera que os pedidos nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo sejam 2,5 vezes maior. Além disso, o fluxo de encomendas deve se manter em patamares altos mesmo após o fim da competição em dezembro, pois as festas de fim de ano se aproximam.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.