Renova Invest Facebook

SPY ou IVVB11: qual o melhor ETF para você?

SPY ou IVVB11:
SPY ou IVVB11:

Tomar uma decisão de investimento é uma das tarefas mais complexas para um investidor. Afinal, existem diversas alternativas disponíveis que, às vezes, possuem características parecidas. Por exemplo, entre os ETFs SPY ou IVVB11, você saberia dizer qual é a melhor opção para você?

Ambos estão atrelados ao S&P 500, mas como descobrir qual deles faz mais sentido para a sua estratégia? Para fazer a escolha acertada, é pertinente conferir as particularidades de cada alternativa. Assim, você poderá verificar qual está mais alinhada aos seus objetivos e expectativas.

Confira neste artigo as principais características, semelhanças e diferenças entre os ETFs SPY e IVVB11. Ao final, ficará mais fácil escolher qual é a melhor alternativa para a sua carteira.

O que é um ETF?

O passo inicial para escolher entre os ETFs SPY e IVVB11 é saber, primeiro, o que é um ETF e como esse tipo de investimento funciona.

ETF é a sigla para exchange traded fund, também conhecido como fundo de índice. Essa é uma modalidade de investimento coletiva, formada pela reunião de capital de diferentes investidores que possuem interesses em comum.

O objetivo de um ETF é replicar o desempenho de um índice de mercado. Assim, as decisões de investimento são tomadas por um gestor profissional, que monta a carteira do fundo com ativos que integram o benchmark escolhido.

Para participar de um fundo de índice, você precisa adquirir as cotas na bolsa de valores na qual ele está listado. Existem diversos ETFs no mercado nacional e o número é ainda maior em mercados estrangeiros — e ambos podem ser acessados por investidores brasileiros.

O que é S&P 500?

Como você viu, tanto o SPY quanto o IVVB11 são ETFs que estão atrelados ao S&P 500, sendo importante conhecê-los melhor.

A sigla S&P 500 significa Standard and Poor’s 500. Trata-se de um dos mais importantes índices econômicos dos Estados Unidos. Ele é composto pelas 500 empresas de maior representatividade do mercado norte-americano.

A sua importância para o mercado estadunidense é a mesma que o índice Bovespa (Ibovespa) representa para o Brasil. Ou seja, ele serve como um termômetro do mercado acionário dos Estados Unidos — a maior potência econômica do mundo.

Logo, muitos investidores e especuladores costumam acompanhar as movimentações do S&P para tomar as suas decisões. Nesse mesmo sentido, muitos fundos de investimento utilizam o índice como benchmark — como é o caso do SPY e do IVVB11.

O que é o SPY e como ele funciona?

SPY é o ticker de negociação do chamado SPDR S&P 500 ETF Trust, o primeiro fundo de índice listado no mercado americano. A sua listagem ocorreu em janeiro de 1993 na NYSE Arca — uma das bolsas de valores estadunidense.

A sua gestão fica a cargo da State Street Global Advisors SPDR, que está entre as 4 maiores gestoras de ativos no mundo. Pelos serviços prestados, em maio de 2022, a gestora cobrava uma taxa de administração de 0,09% ao ano dos cotistas do fundo.

Considerando que o fundo tem como referência o S&P 500, em sua carteira também são encontradas ações das 500 maiores empresas dos Estados Unidos.

Entre elas estão:

  • Apple;
  • Microsoft;
  • Amazon;
  • Tesla;
  • Google;
  • Nvidia;
  • Berkshire Hathaway;
  • entre outras.

Isso significa que, ao adquirir apenas uma cota desse fundo, o seu capital estará exposto aos resultados de todas as companhias que compõem o índice. Logo, esse é um investimento que costuma ser mais acessível do que comprar cada ativo individualmente e permite diversificar a sua carteira de modo simples e prático.

O que é o IVVB11 e como funciona?

Por sua vez, o IVVB11 é um dos ETFs mais populares no Brasil, quando se fala em exposição ao mercado norte-americano. Afinal, seu objetivo é apresentar um desempenho semelhante ao S&P 500, como você já sabe.

O seu nome completo é iShares S&P 500, sendo listado na B3 (a bolsa de valores brasileira) sob o ticker IVVB11 — desde abril de 2014. A sua gestão é realizada pela BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo. Em maio de 2022, o IVVB11 cobrava uma taxa de administração de 0,23% a.a.

Ainda que o IVVB11 seja negociado em uma bolsa brasileira, o seu preço considera as variações cambiais. Desse modo, ao investir nele, você também estará mais protegido contra eventual desvalorização do real ou quedas do mercado acionário local.

Segundo o site da gestora, em maio de 2022, o IVVB11 tinha 99,88% do seu capital investido em cotas do ETF iShares Core S&P 500 (IVV) que acompanha o mesmo índice. Além disso, ele possuía 0,07% investidos em real ou derivativos brasileiros e 0,06% em dólar ou derivativos americanos.

Qual o melhor ETF: SPY ou IVVB11?

Chegando até aqui, é possível que você ainda não saiba escolher a melhor opção para o seu caso. No entanto, certamente não há uma resposta única que pode ser aplicada para todos os investidores. Isso porque a escolha é individual e deve respeitar o perfil e objetivos de cada um.

É preciso destacar que, embora ambos os ETF usem o mesmo índice como referência, o SPY é negociado em uma bolsa de valores estrangeira. Assim, para investir nele, será necessário abrir uma conta de investimento no exterior e disponibilizar seu capital nos EUA.

Já o IVVB11 é negociado em reais na bolsa brasileira e pode ser adquirido por meio de um home broker — fornecido pelos bancos de investimentos nacionais. Por outro lado, os ETFs americanos realizam a distribuição de dividendos, enquanto os ETFs brasileiros os reinvestem.

Nesse sentido, se o seu objetivo for investir visando obter renda passiva de empresas americanas, a opção pelo SPY pode fazer mais sentido. Agora, se a sua intenção for buscar exposição internacional e proteção cambial, as cotas do IVVB11 tendem a ser uma opção a se considerar.

Caso você queira conhecer profundamente as especificidades e funcionamento de cada uma das possibilidades de investimento direto ou indireto ao mercado dos Estados Unidos, vale a pena procurar por uma assessoria de investimentos.

Sabendo agora o que são os ETFs SPY e IVVB11, fica mais fácil saber qual faz mais sentido para a sua carteira, não é mesmo? Caso a dúvida persista, lembre-se de buscar pelo apoio de um assessor de investimentos — e não deixe de considerar o seu perfil e objetivos para tomar decisões mais acertadas.

Quer saber mais sobre o ETF SPY? Confira neste link outro artigo preparado pela Renova Invest sobre esse fundo de índice!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.