Renova Invest Facebook

O que é e como identificar um bull trap no mercado?

bull trap
bull trap

O mercado financeiro apresenta jargões que ajudam a identificar situações que ocorrem com certa regularidade. Um desses termos é a expressão bull trap, que deve ser observada com cuidado extra por traders e investidores menos experientes.

Como esse mecanismo pode trazer prejuízos se não for identificado a tempo, conhecê-lo é o melhor caminho para evitar problemas. Assim, você pode se proteger e operar de forma mais alinhada com os seus objetivos.

A seguir, você descobrirá o que é um bull trap e aprenderá a identificar e impedir esse cenário. Confira!

O que é bull trap?

Para entender o bull trap, vale a pena conhecer uma divisão importante do mercado financeiro: o bull market e o bear market. Na prática, o bull market acontece quando o mercado apresenta uma tendência de alta, enquanto o bear market se refere a um comportamento de baixa.

O bull trap, por sua vez, é um fenômeno que pode ser traduzido como “armadilha de touro”. Ele faz referência a uma expectativa a respeito da tendência de alta. Porém, nessa situação, a avaliação não se cumpre e, com isso, podem ocorrer prejuízos.

Como funciona o bull trap?

O funcionamento do bull trap envolve uma quebra de expectativa em relação ao comportamento do mercado. Ele acontece quando os especuladores utilizam a análise gráfica sobre um ativo financeiro e concluem que existe uma tendência de crescimento, a qual será consolidada brevemente.

Normalmente, isso acontece diante de uma avaliação em relação à resistência. Ao fazer uma análise dos gráficos, há a percepção de que o ativo será capaz de romper esse nível e de manter a tendência de alta.

Como consequência, os traders que chegam a essa conclusão decidem realizar a compra do ativo, esperando uma valorização futura. Porém, o que ocorre é uma espécie de reversão da tendência, com a inversão do movimento anterior. Logo, o mercado passa a cair.

Normalmente, a queda ocorrida no bull trap leva a uma quebra de suporte, o que pode gerar uma oscilação mais intensa no mercado.

Qual a diferença entre bull trap e bear trap?

Como existem as classificações de bull e bear market, as armadilhas também acontecem em ambos os sentidos. Portanto, o bull trap na bolsa acontece de maneira diferente do que se dá no bear trap.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

A chamada “armadilha de urso” também prevê uma quebra de expectativa. Porém, o que ocorre é um movimento de alta, quando o esperado era uma queda. Esse cenário costuma acontecer quando uma tendência de alta toca uma resistência, sem rompê-la.

Como consequência, há uma queda pontual no preço do ativo — o que pode fazer com que os especuladores acreditem em uma reversão de tendência. Como eles fazem as negociações focados na queda do mercado, é comum que operemos ativos de forma vendida.

Porém, quando há bear trap, a tendência de alta retorna e pode haver rompimento da resistência. Logo, o tradr que opera vendido passa a observar um prejuízo crescente diante da valorização do ativo.

Também pode existir a bear trap de suporte, que ocorre quando um ativo perde o suporte, brevemente. Entretanto, em vez de a queda continuar, há uma reversão de tendência — levando à alta.

Portanto, ambos os mecanismos formam armadilhas, especialmente entre quem realiza a especulação na bolsa de valores. Porém, funcionam de formas distintas e dependem de comportamentos opostos no mercado.

Como identificar o bull trap?

Para não sofrer as perdas que o bull trap pode gerar, é importante saber como identificá-lo. No entanto, a tarefa pode não ser tão simples. Isso acontece porque, apenas com base na análise técnica, a leitura voltada para a tendência de alta pode fazer sentido.

Portanto, é preciso identificar, por exemplo, se a resistência tem sido tocada muitas vezes, sem ser rompida. Caso ocorram diversos topos, mas nenhum rompimento, isso pode indicar uma força compradora que não é forte o bastante.

Também é interessante avaliar as condições de venda do ativo. Se ele for negociado de maneira sobrevalorizada, a tendência é que haja uma queda, devido à perda de força compradora.

O volume de negociação é outro sinal de uma bear trap. Se o volume for baixo ou não se mantiver na subida, o cenário pode indicar maiores chances de ocorrer a reversão — e não a subida, conforme o esperado.

Por que é preciso entender e identificar?

Conhecer o bull trap — em especial, no mercado de ações — é fundamental para evitar os riscos que ele pode trazer. Afinal, não será possível concluir a estratégia definida conforme planejado, exigindo análises para definir qual caminho seguir.


É possível, por exemplo, manter as ações compradas na carteira para não realizar o prejuízo. Porém, isso pode não ser adequado à estratégia. Por outro lado, há riscos de precisar vender ativos com preços menores — gerando perdas financeiras.

Em qualquer que seja a situação, a análise incorreta da tendência de mercado pode fazer com que perca a capacidade de aproveitar outras oportunidades melhores. Além disso, sua estratégia fica comprometida, já que não é possível alcançar os resultados previstos.

Como não cair em um bull trap?

Para evitar cair nessa armadilha, o primeiro passo é entender que somente a análise gráfica não é suficiente para operar. Você também precisará utilizar indicadores técnicos, como médias móveis, bandas de Bollinger e Índice de Força Relativa (IFR).

Ademais, é necessário conferir o volume de negociação. Aqui, a intenção é confirmar a tendência com outros elementos além de suporte e resistência. Assim, você conseguirá identificar com maior precisão se haverá uma continuidade de tendência rumo à alta.

Além disso, é preciso manter o controle sobre as próprias emoções. Com o mercado aparentemente em alta, você pode se sentir mais disposto a operar para aproveitar a oportunidade. Logo, sem controle emocional, há mais riscos de sua análise ser incorreta.

Após conferir esse artigo, você descobriu que o bull trap é um mecanismo que pode confundir sua análise e aumentar os riscos das operações na bolsa. Por isso, avalie os sinais de que ele está acontecendo e busque formas de confirmar a tendência de mercado antes de tomar uma decisão.

Gostou dessas informações? Complemente sua análise gráfica ao conhecer os principais indicadores técnicos para utilizar!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.