O mercado de jogos eletrônicos tem atraído maior interesse ao longo dos últimos anos. No entanto, essa realidade não é interessante apenas para os gamers. Os investidores também podem aproveitar esse cenário — com ETFs como o JOGO11.

Posicionando-se como um ETF temático, a alternativa permite exposição a empresas de games, inclusive no mercado internacional do segmento. Todavia, é indispensável conhecer suas principais características antes de adicioná-la à sua carteira de investimentos.

Por isso, acompanhe a leitura para conhecer mais sobre o JOGO11 e avaliar se essa é uma alternativa que está alinhada aos seus objetivos!

O que é um ETF?

Para entender o JOGO11 é importante que exista uma compreensão prévia sobre o que é um ETF. Desse modo, será mais simples assimilar os principais aspectos relativos ao funcionamento da alternativa.

Os exchange traded funds consistem em uma modalidade de fundo de investimento. Em português, também são conhecidos como fundos de índice. Sua principal característica é acompanhar o resultado de um indicador do mercado.

O funcionamento dos ETFs é similar aos demais fundos de investimentos. Ou seja, o investidor adquire cotas de um veículo coletivo de investimento. Esse, por sua vez, conta com a presença de um gestor responsável pelas movimentações do portfólio.

Como os fundos de índice acompanham o resultado de um indicador, eles se destacam por sua gestão passiva. Para isso, é comum que os gestores estruturem a carteira do fundo com os mesmos ativos que fazem parte do índice de referência.

Além disso, vale saber que os ETFs brasileiros não fazem o repasse de proventos aos investidores. Todo capital obtido pelo possível recebimento de lucros dos ativos é reinvestido no próprio portfólio do fundo. Por isso, é comum que eles façam parte de estratégias com foco no longo prazo.

O que são ETFs temáticos?

Os ETFs podem ser bastante variados. Existem fundos focados em ações, títulos de renda fixa, fundos imobiliários etc. Ademais, há os chamados ETFs temáticos — como o JOGO11. Você sabe o que isso significa?

ETFs classificados como temáticos são aqueles que seguem um indicador de um mercado ou nicho específico. Assim, caso o índice de referência busque indicar o desempenho médio de empresas do ramo de tecnologia, por exemplo, o fundo de índice que o replica será temático.

Essa pode ser uma alternativa interessante para investidores que enxergam boas perspectivas em um setor específico da economia. Desse modo, ao adquirir cotas de um ETF temático, você será capaz de aproveitar as eventuais altas desse segmento.

O que é JOGO11?

Agora que você conheceu as principais características dos fundos de índice, pode conhecer mais sobre o ETF JOGO11. Como você viu — e o próprio ticker sugere, esse é um fundo temático e tem o objetivo de acompanhar empresas do mercado de games.


DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos


Saiba mais!

Quando ele estreou na bolsa de valores?

O ETF JOGO11 estreou na bolsa de valores do Brasil, a B3, no dia 15 de dezembro de 2021. Ele foi o primeiro fundo de índice do país com foco no mercado de games. O veículo conta com gestão da Investo ETF e administração do Banco BNP Paribas.



Qual seu índice de referência?

O JOGO11 replica os resultados de um dos principais indicadores do mercado global de games e e-sports: o índice Global Video Gaming and eSports. Assim, ele adquire cotas do ETF MVIS Video Gaming & E-sports Index (ETF ESPO), que está listado na Nasdaq — uma das bolsas dos Estados Unidos.

Quais empresas fazem parte do portfólio?

Apesar de estar no mercado norte-americano, o ETF ESPO conta com empresas de todo o mundo em sua carteira teórica. Entre elas, ao final de 2021, era possível destacar a Nintendo, a Ubisoft e a Nvidia — que são referências globais em seus mercados.

Assim, o portfólio do JOGO11 é composto justamente por empresas como essas. Desse modo, esse ETF permite aos seus cotistas se expor ao mercado internacional de games.

Vale a pena investir no ETF JOGO11?

Como você viu, o ETF JOGO11 apresenta características interessantes em seu funcionamento, não é mesmo? Contudo, antes de iniciar seus investimentos, é importante conhecer as vantagens e desvantagens desse veículo.

Confira!

Vantagens

Uma das principais oportunidades do mercado de ETFs está em sua diversificação. Com apenas um único aporte o investidor tem acesso a uma carteira repleta de ativos. Esse aspecto ajudar a diluir os riscos do portfólio.

Além disso, o JOGO11 se destaca por ter como tema um dos mercados que mais cresceu ao longo dos últimos anos: o de games e e-sports. Assim, ao adquirir essas cotas, o investidor pode se beneficiar caso esse universo continue a se desenvolver.

Outro ponto interessante está na exposição internacional. Como você viu, o JOGO11 conta com empresas de todo o mundo em seu portfólio. Por isso, pode ser útil para dolarizar seu capital e diminuir os riscos de uma eventual instabilidade na economia brasileira.

Riscos

Entretanto, também é preciso avaliar as possíveis desvantagens da modalidade. Em primeiro lugar, lembre-se de que esse é um investimento de renda variável. Dessa forma, mesmo que exista potencial no mercado, não há nenhuma garantia de lucro para os cotistas.

Ademais, é preciso considerar que, embora o JOGO11 conte com diversas empresas em sua carteira, elas fazem parte de um mesmo setor. Com isso, uma crise no mercado de games pode impactar significativamente os resultados do ETF.

O que considerar antes de investir?

Quer saber se o ETF JOGO11 é uma alternativa adequada para você? Para isso, é preciso levar determinados aspectos em consideração.

Entenda!

Perfil de investidor

O seu perfil de investidor é o primeiro ponto a considerar. Como vimos, o investimento em ETFs não apresenta garantias de retorno. Por isso, é possível que seja mais indicado para investidores moderados e arrojados — visto que eles apresentam uma maior tolerância aos riscos.

Objetivos

Além do seu perfil, é indispensável que o JOGO11 esteja alinhado com os seus objetivos. Para tanto, é preciso realizar um planejamento financeiro e definir metas de curto, médio e longo prazo. Dessa maneira, você poderá visualizar com mais clareza o possível alinhamento da alternativa ao seu portfólio.

Mercado de games

Também vimos que o JOGO11 é um ETF temático, não é? Portanto, antes de investir, é interessante que você estude sobre o mercado de games e avalie eventual potencial de crescimento. Assim, você poderá tomar uma decisão de investimento mais embasada.

O JOGO11 se destaca por ser o primeiro ETF do Brasil com foco no mercado de games e e-sports. Por isso, pode chamar a atenção de muitos investidores. Contudo, é indispensável que você conheça as principais características do fundo e do nicho no qual está inserido para analisar se ele faz sentido para você.

Quer entender mais sobre as oportunidades do mercado de investimentos? Fale com um de nossos assessores!