Renova Invest Facebook

Índice de basileia: como analisar as ações dos bancos?

bancos
bancos

O índice de basileia é uma forma de analisar as instituições bancárias antes de investir. Com a ferramenta, há como visualizar vários aspectos da operação de um banco, como a solidez patrimonial e financeira.

Para entender melhor, o indicador mede o grau de alavancagem financeira de uma instituição financeira, sendo mais focado em bancos. Ou seja, todo banco deve manter um índice acima do exigido pelo Banco Central (BC).

Como os bancos pertencem a um segmento separado na economia, alguns indicadores mais populares, como Dívida líquida/Patrimônio Líquido ou Dívida Líquida/EBITDA, não possuem tanta utilidade quando aplicados às empresas do setor bancário.

As dívidas de banco possuem outra finalidade, pois a captação de recursos é usada para a concessão de crédito. Assim, um banco ganha dinheiro através do seu spread bancário – que é a diferença entre a taxa de juros cobrada dos seus clientes e a taxa paga pelo banco aos seus credores.

Existem métricas diferentes de avaliação do risco de crédito de uma instituição, mas o padrão mundial para essa finalidade é o Índice de Basileia.

Como é calculado?

A fórmula do Índice de Basileia é:

formula índice de basileia
  • PR significa Patrimônio de Referência e é dado pela soma de dois níveis de capital, que são o Nível I e o Nível II (Tier 1 e Tier 2);
  • Nível I é composto pelo Capital Principal e Capital Complementar;
  • RWA representa os Ativos Ponderados pelo Risco.

Além disso, na teoria, quanto maior o Índice de Basileia, mais solidez financeira o banco possui. Em 2022, o Banco Central chegou a exigir que o indicador fosse no mínimo de 11% para as instituições financeiras no geral. A exceção é para os bancos cooperados que devem apresentar percentual de, pelo menos, 13%.

Onde posso ver o Índice de Basileia?

É possível ver qual é o índice de um banco através do sistema do Banco Central ou pelo site Banco Data. Veja como fazer em cada uma das opções.

  1.  Banco Central: pelo site, ao entrar no sistema, terá três campos para completar (data-base, tipo de instituição e relatório). Use de preferência escolha a data-base mais recente. Depois, aparecerá uma tabela com várias informações.
  2.  Banco Data: também pelo site, preencha o campo de pesquisa com o nome do banco e clique na opção que está abaixo da classificação “Prudencial”. Em seguida, selecione “Basileia e Imobilização” na esquerda da página que será aberta.

Medidas da Basileia III

O documento Basileia III é uma atualização do acordo de Basileia II. O objetivo é fortalecer a eficiência do setor bancário e se proteger ao máximo do risco de crises financeiras por todo o mundo.

Entre as principais medidas definidas, as principais são:

Renda fixa
Seta Tripla

Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos. Nova Renda Fixa


  • Padrões de liquidez mais rigorosos: as instituições bancárias precisam manter uma quantidade suficiente de ativos líquidos para atender a possíveis saídas de caixa, caso haja momentos de estresse financeiro;
  • Exigências de transparência e relatórios: além disso, os bancos são obrigados a divulgar informações detalhadas sobre os seus ativos, riscos e também estrutura de capital.
  • Requisitos de alavancagem: os bancos devem ter (e manter) um nível mínimo de capital em relação aos seus ativos não ponderados pelo risco. A finalidade é limitar a alavancagem excessiva.

Você pode ver mais informações detalhadas neste arquivo do Banco Central. Caso ainda houver dúvidas, fale com um dos nossos assessores.

Qual o indicador dos principais bancos brasileiros?

Os bancos brasileiros precisam seguir à risca as normas estabelecida pelo Banco Central, o que torna o sistema financeiro bastante. Só que isso não quer dizer que o risco é zero e o investidor deve estar atento ao índice de basileia.

Confira o indicador mais recente dos principais bancos do nosso país, segundo as informações do Banco Central e do Banco Data:

  • Itaú: Basileia de 14,7%
  • Bradesco: Basileia de 15,8%
  • Banco do Brasil: Basileia de 16,7%
  • Caixa Econômica: Basileia de 18,4%
  • Santander Brasil: Basileia de 14,4%
  • Nubank: Basileia de 17,7%
  • Banco Inter: Basileia de 29,8%
  • Banco Safra: Basileia de 12,3%
  • BTG Pactual: Basileia de 15,2%

YouTube video

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.