Renova Invest Facebook

Estimativa da inflação sobe para 5,89%; qual investimento compensa mais?

Nesta última semana, os economistas elevaram a estimativa de inflação em 2023 de 5,79% para 5,89%. A informação do mercado financeiro saiu do relatório Focus divulgado pelo Banco Central. Para chegar até essa conclusão, foram ouvidas mais de 100 instituições financeiras sobre as projeções econômicas.

A meta central de inflação foi fixada em 3,25% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e será cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%. A problemática é que quanto maior é o índice inflacionário, menor é o poder de compra da população, já que os preços dos produtos aumentam sem que o salário acompanhe.

Já para 2024, a projeção do mercado financeiro subiu de 4% para 4,02%, enquanto a meta de inflação é de 3% e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.

E a taxa de juros?

Muito importante para o mercado financeiro quando se trata da rentabilidade de vários ativos, a taxa de juros, a Selic, se manteve estável em 12,75% ao ano para o fim de 2023. Vale lembrar que agora está em 13,75% ao ano.

Além disso, o Copom vem sinalizando de que os juros vão se manter altos por um período mais longo. Para 2024, a projeção do mercado é que fique em 10% ao ano.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O que ganhou da inflação em 2022?

A inflação fechou o ano de 2022 em 5,79% , segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) divulgado em janeiro. Diante dos acontecimentos no ano passado, como a volta da atividade econômica, guerra entre Rússia e Ucrânia e corrida eleitoral, o índice não ficou muito fora do esperado.

Mas, para era saber se o seu dinheiro realmente está rendendo acima do índice, os especialistas no mercado financeiro utilizam a métrica do ganho real, que é feito através da divisão do rendimento do investimento pela inflação.

Quando um ativo supera esse índice, significa que o dinheiro aplicado se valorizou. Caso ao contrário, significa que não rendeu o suficiente. Em sua maioria, os ativos em renda variável sofreram mais com as instabilidades, o que justifica o rendimento negativo comparado com a inflação.

Confira aqui quais renderam mais que a inflação.


Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.