Renova Invest Facebook

Como funciona a produção em um sistema de manufatura e quais as vantagens?

Você sabe como funciona a produção em um sistema de manufatura? Esse tipo de operação está relacionado à indústria e produções em larga escala, mas pode ser adaptada para outras áreas relevantes.

Grandes empresas de relevância mundial utilizam o sistema de manufatura, principalmente por sua redução de custos e suprimento da demanda. Portanto, saber como ela funciona e as vantagens de adotar esse tipo de produção pode ajudar o seu negócio — ou, ainda, ser útil no momento de avaliar uma empresa de capital aberto.

Quer aprender mais sobre a produção em um sistema de manufatura? Então continue a leitura desse conteúdo e veja como esse processo funciona!

O que é e como funciona um sistema de manufatura?

Manufatura é uma palavra derivada do latim, que pode ser entendida como feito à mão — ou fabricado à mão. Apesar desse significado, o entendimento de produções manufaturadas passou por diversas transformações durante o tempo.

Atualmente, pode-se dizer que a manufatura diz respeito à transformação de matéria prima em um produto terminado para comercialização. Ou seja, um produto manufaturado é aquele que passou por transformações até chegar ao seu estado atual.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Lembre-se de que os produtos passavam por pouca ou nenhuma transformação no início das atividades comerciais humanas. Assim, eles eram comercializados em seu estado natural ou na forma de artesanatos.

Dessa maneira, a atividade manufatureira está relacionada à produção industrial. Com ela, há montagens e transformações dos elementos da matéria prima para chegar aos bens acabados, geralmente em grande escala.

Já o sistema de manufatura pode ser considerado um software integrado a essa produção manufatureira. Por isso, ele controla todas as etapas, integra os equipamentos e trabalhadores e serve como base de dados para o negócio.

Quais as atividades básicas de um sistema de manufatura?

Você entendeu que a manufatura é aquele em que uma matéria prima é transformada em produto final por meio da industrialização em grande escala, certo? Agora é preciso entender as atividades básicas de um sistema e as características dele.

Entre elas, é possível citar a automação e a possibilidade de se adaptar a novas tendências e tecnologias. A manufatura também é marcada pela divisão do trabalho, em que pessoas ou máquinas são responsáveis por apenas uma parte do resultado final.


No artesanato, apenas um ou poucos trabalhadores realizam todo o trabalho de transformação da matéria prima de forma rústica. No entanto, em um sistema de manufatura, há controle de diversos trabalhadores ou equipamentos responsáveis por pequenas partes de cada bem.

Imagine, por exemplo, a produção e montagem de um automóvel. Se apenas um trabalhador ou equipamento realizasse todo o procedimento, ele demoraria muito tempo para chegar ao produto final, não é mesmo?

Mas, contando com diversos colaboradores e equipamentos, cada agente é responsável por apenas uma parte da montagem do automóvel, o procedimento é muito mais ágil. Logo, é possível escalar a produção e modificar as rotinas sem tantos problemas.

Considerando todos esses aspectos, é possível resumir o sistema de manufatura em uma série de pontos. Veja só:

  • automação de processos;
  • fabricação em larga escala com redução de custos;
  • maior planejamento da produção;
  • tecnologia especializada no negócio;
  • possibilidade de conectar setores e empreendimentos.

Dessa maneira, a manufatura ajuda no controle da produção, organiza todo o procedimento e cria soluções importantes para o negócio. Portanto, ela é utilizada nas maiores empresas do mundo, principalmente por aquelas que trabalham com a produção em larga escala.

Quais são as vantagens desse tipo de sistema?

Agora que você já sabe o que é o processo de manufatura e o sistema de produção relacionado a ela, precisa entender quais são as vantagens dele.

A seguir, conheça os principais benefícios de contar com esse tipo de produção!

Maior produtividade

A primeira vantagem de utilizar um sistema de manufatura na empresa é a produtividade. Como você viu, a divisão de trabalho, a produção em série e a possibilidade de dividir cada tarefa em etapas menores traz eficiência.

Então a empresa consegue produzir mais, suprindo a demanda existente no mercado e gerando mais lucro. Ainda, contando com um sistema desse tipo, há maior coleta de dados sobre a produção da indústria ou fábrica.

Esses dados são fundamentais para avaliar o comportamento de todos os setores e perceber onde é possível melhorar. Assim, o negócio conseguirá adaptar-se constantemente, resolvendo problemas e buscando soluções ainda mais produtivas.

Incremento da qualidade

Além de produzir mais com um sistema de manufatura, a empresa também produzirá melhor. Aqui é preciso ressaltar que especializar-se em determinados ramos e pequenas tarefas é mais simples do que focar no processo todo.

Dessa forma, se a produção da empresa é dividida em pequenas etapas com um sistema próprio para isso, a especialização é facilitada. Por isso, a qualidade dos bens produzidos também cresce, devido à maior concentração em cada tarefa.

Se houver algum problema ou falha de qualidade nos bens produzidos, a manufatura permite que esses pontos sejam identificados. Assim, a empresa começa a trabalhar para melhorá-los e corrigir eventuais falhas.

A manufatura também permite que a empresa controle custos e aumente as vendas. Afinal, a oferta de bens de qualidade é um anseio do mercado. Logo, destacar-se da concorrência por conta da qualidade é fundamental.

Fácil adaptação a novas tendências

Por fim, a manufatura também é uma maneira de produção que permite uma fácil adaptação dos processos a novas tendências do mercado. Adaptar-se é indispensável — principalmente em companhias de tecnologia.


Afinal, constantemente são lançadas novas tendências ao público, tanto em relação ao produto final quanto aos processos de produção. Dessa maneira, conseguir inovar no negócio possibilita a continuidade da produção.

Como você viu, a manufatura traz mais qualidade para os bens produzidos. No entanto, essa vantagem não será aproveitada por muito tempo se a empresa não conseguir acompanhar a evolução da tecnologia e das exigências.

Imagine, por exemplo, as empresas fabricantes de fita cassete. Atualmente, elas não possuem um bem que atrai consumidores e se mantém atual com o mercado. Portanto, aquelas que não se atualizaram, não conseguiram manter-se em atividade.

Conseguiu entender o que é a produção em um sistema de manufatura? Como você percebeu, essa maneira de produzir traz diversas vantagens, além de ser um diferencial competitivo para as companhias. Por isso, vale a pena conhecer o tema — seja você um empreendedor ou investidor no mercado de ações.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou quer compartilhar sua opinião? Então deixe um comentário aqui no post!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.