Renova Invest Facebook

5 Dos melhores livros sobre investimentos para 2022

5 Dos melhores livros
5 Dos melhores livros

Para tomar decisões financeiras assertivas é fundamental desenvolver os seus conhecimentos. Com esse objetivo, uma excelente forma de se tornar um investidor melhor é conhecer os melhores livros sobre investimentos. Algumas obras carregam consigo um conteúdo precioso, que pode transformar suas finanças.

Assim, ter acesso a esses materiais ajuda a compreender melhor o cenário econômico e o tema dos investimentos, impactando positivamente os seus resultados. Os livros ainda permitem visualizar os fatores que interferem nas suas decisões e também mostram como aprender com os erros.

Quer saber quais são 5 dos principais livros sobre investimentos para incluir na sua lista de leituras em 2022? Acompanhe a seguir!

Por que aprender sobre investimentos com livros?

O universo dos investimentos é bastante amplo e complexo. Assim, ao começar a investir, é comum que as pessoas tenham dúvidas e se sintam intimidadas com tantas informações. Para construir estratégias bem sucedidas, vale a pena buscar sempre aprender a partir de boas fontes.

Nesse cenário, os grandes livros sobre o tema são aliados valiosos. Eles trazem lições de economistas, empresários, investidores e outros profissionais que contam com vasta experiência no mercado financeiro.

A partir desses conhecimentos, você adquire uma compreensão mais profunda sobre o assunto. Além disso, os livros podem atender a diferentes níveis de domínio do tema — o que proporciona as condições adequadas para aprender de forma consistente e no próprio tempo.

Os conteúdos também podem ser revisitados sempre que for necessário. Com isso, é possível aprofundar seu conhecimento, tirar dúvidas e se manter sempre atualizado em sua jornada de crescimento financeiro.

Quais são 5 dos melhores livros sobre investimentos para ler em 2022?

Agora que você já sabe as razões para aprender mais sobre investimentos por meio de livros, é o momento de conferir obras que merecem fazer parte das suas leituras de 2022.

Conheça 5 exemplos entre os melhores livros sobre investimentos!

1. Fora da Curva — Florian Bartunek, Giuliana Napolitano e Pierre Moreau

O livro “Fora da Curva: os Segredos dos Grandes Investidores do Brasil e o que Você Pode Aprender com eles” foi organizado pelo investidor e gestor Florian Bartunek, o advogado e sócio da Casa do Saber Pierre Moreau e a jornalista Giuliana Napolitano.

Em suas páginas, a obra conta com depoimentos dos maiores investidores do Brasil, seus conselhos e os caminhos que trilharam para chegar ao sucesso. Com múltiplas vozes, o livro reúne as experiências reais de pessoas que alcançaram grandes metas financeiras.

Essa é uma opção de leitura leve e fluida. Portanto, pode ser uma alternativa de livro de investimentos para iniciantes ou para quem deseja conhecer histórias inspiradoras.


INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO Investir fora do Brasil

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO Investir fora do Brasil

Aprenda a como investir no exterior de forma prática


2. O Investidor Inteligente — Benjamin Graham

Benjamin Graham foi um economista inglês considerado o precursor da estratégia buy and hold no investimento em ações. Seus ensinamentos foram importantes para o sucesso de grandes investidores, como o bilionário Warren Buffett.

Uma de suas grandes obras é “O Investidor Inteligente”, frequentemente considerada uma das principais leituras para todas as pessoas que desejam ter sucesso com os investimentos.

No livro, Graham demonstra que não basta conhecer muito sobre o mercado para alcançar os resultados desejados. É preciso também adquirir as ferramentas que ajudam a fazer boas escolhas.

Desse modo, com a leitura, o investidor aprende a lidar com as oscilações do mercado e a tirar proveito desse movimento para os objetivos pessoais. Todas essas características fazem de “O Investidor Inteligente” um dos melhores livros sobre investimentos para ler em 2022.

3. Ações Comuns, Lucros Extraordinários — Philip Fisher

Mais um exemplo entre os 5 melhores livros sobre investimentos para quem deseja ter sucesso é “Ações Comuns, Lucros Extraordinários”. Ele foi escrito por Philip Fisher, um dos investidores mais proeminentes dos Estados Unidos.

Como o nome indica, o livro trata do investimento em ações. Logo, é interessante para quem deseja aprender a operar na bolsa de valores ou aprofundar os conhecimentos sobre esse ambiente. Assim como Benjamin Graham, Fisher foi uma inspiração para grandes investidores, como Warren Buffett.


A obra foi publicada em 1958 e, desde então, passou por diversas reimpressões. Dessa forma, é possível perceber que algumas lições do mercado financeiro são atemporais e se mostram relevantes ainda em 2022.

4. Investindo em Ações no Longo Prazo — Jeremy Siegel

Jeremy Siegel é professor de finanças da Cátedra Russell E. Palmer da Wharton School, Universidade da Pensilvânia. Com sua ampla experiência no mercado financeiro, ele responde algumas das principais dúvidas de quem pretende obter rentabilidade no longo prazo com seus investimentos.

O conteúdo do livro “Investindo em Ações no Longo Prazo” é baseado em pesquisas sólidas e dados consistentes, ajudando o leitor a entender mais sobre esse meio. Assim, ele aborda a história dos mercados, as classes de ativos, a rentabilidade dos investimentos, o gerenciamento de risco etc.

O professor Siegel também explica a história e o funcionamento do mercado acionário e os ciclos econômicos. Nas edições mais recentes há, ainda, uma explicação sobre a quebra do mercado imobiliário norte-americano em 2008 e a consequente recessão mundial.

5. Dominando o Ciclo de Mercado — Howard Marks

Para investir bem também é importante entender os ciclos do mercado. Por isso, o investidor norte-americano Howard Marks abrange no livro “Dominando o Ciclo de Mercado” os conceitos mais importantes de economia e investimentos para entender esses fluxos.

Apesar de não ser possível prever o comportamento do mercado, entender os ciclos ajuda a interpretar os padrões e a se posicionar de forma assertiva. Marks demonstra que essas variações afetam não apenas as empresas e a economia, mas também os aspectos psicológicos das pessoas.

Portanto, um bom entendimento a esse respeito permite que o investidor aja de maneira mais racional. O autor busca uma análise histórica para compreender essas tendências e orientar o leitor.

Com essas 5 opções que estão entre os melhores livros sobre investimentos para 2022, suas leituras serão ainda mais enriquecedoras. Afinal, as lições de grandes referências no mercado são importantes para inspirar as suas escolhas e acompanhar você em seu sucesso financeiro.

Quer saber mais sobre a psicologia econômica? Então leia também os 10 vieses cognitivos mais comuns e como eles afetam os seus investimentos!

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.