Ao trilhar o seu caminho em busca do sucesso financeiro, é interessante você conhecer a ascensão de personalidades que se destacam. Um desses nomes é Bernard Arnault, que figura entre as pessoas mais ricas do mundo.
O executivo revitalizou a alta costura francesa, estando à frente de marcas de prestígio, como Louis Vuitton, Dior e Givenchy. Seus resultados o colocaram na posição de homem mais rico da Europa segundo a Forbes em 2021 — ocupando, em alguns momentos, o posto de mais rico do mundo.
Quer saber mais sobre quem é Bernard Arnault e sua trajetória? Continue a leitura para conferir!
Quem é Bernard Arnault?
Bernard Arnault é um empresário francês, que ocupa o posto de presidente e diretor executivo da LVMH (LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE), uma holding especializada em artigos de luxo. O grupo foi formado pela fusão entre as marcas Moët et Chandon, Hennessy e Louis Vuitton.
Sob a administração do grupo LVMH estão marcas como Chandon, Christian Dior, Louis Vuitton, Givenchy Parfums e Sephora. Além disso, desde 2018 a holding atua no ramo hoteleiro — administrando, inclusive, o tradicional Copacabana Palace, localizado no Rio de Janeiro (RJ).
Arnault está entre os homens mais ricos do mundo e acumula a maior fortuna da Europa. O executivo é considerado um visionário, que devolveu o prestígio às marcas tradicionais que adquiriu.
Seu sucesso é atribuído à capacidade que demonstrou de aproveitar as oportunidades, bem como sua grande competitividade. Bernard Arnault por vezes adotou estratégias agressivas para obter o controle das empresas e alcançar os resultados que desejava, o que gerou críticas do público.
Qual foi a trajetória de Bernard Arnault?
Bernard Jean Étienne Arnault nasceu em 5 de março de 1949, na comunidade Roubaix, Norte da França. Filho de pequenos industriais, Arnault foi criado pela avó, que era a principal acionista das empresas da família.
O francês estudou engenharia na École Polytechnique, uma das faculdades mais prestigiadas do país. Ao concluir a formação, começou a trabalhar na Ferret-Savinel — uma empresa de sua família. Ele assumiu a presidência do negócio aos 29 anos.
Em 1981, o empresário se mudou para os Estados Unidos com o objetivo de expandir os negócios para o país norte-americano. No entanto, não teve sucesso e retornou para a França.
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Aquisição da Agache-Willot-Boussac
A primeira grande aquisição de empresa realizada por Arnault foi em 1984, quando comprou a Agache-Willot-Boussac, da área têxtil. A marca francesa controlava a famosa Dior. Com isso, no mesmo ano, ele se tornou presidente da Financière Agache S.A. e Dior.
Ao assumir o controle do conglomerado de empresas, a companhia sofria uma forte crise que se estendia por anos. Arnault demitiu milhares de funcionários e vendeu grande parte dos ativos do grupo. A escolha lhe rendeu críticas públicas e o apelido de “Exterminador do Futuro”.
No entanto, o executivo optou por manter a Dior no portfólio, pois enxergava nela um potencial subestimado. Essa aquisição foi um desafio para Arnault. Afinal, se tratava de um empreendimento significativamente maior do que a empresa de seu pai.
Porém, foi um passo importante para a construção de seu império. As aquisições continuaram e Arnault recolocou a alta costura francesa em evidência, após um período desafiador.
Fortuna de Bernard Arnault
Com seu olhar estratégico, Bernard Arnault aumentou expressivamente o seu patrimônio. Sua fortuna foi de US$ 76 bilhões em março de 2020 para US$ 186,3 bilhões em maio de 2021. O montante, portanto, mostra o surpreendente aumento de mais de US$ 110 bilhões em 14 meses.
Desse modo, o francês chegou ao topo da lista dos mais ricos do mundo no ranking da Forbes em alguns momentos — disputando a posição com Jeff Bezos, o CEO e fundador da Amazon. Em 2021, Bernard Arnault era o homem mais rico da Europa.
Filantropia
Arnault tem sua fama no mundo dos negócios fortemente relacionada ao seu apreço pelo luxo. Similarmente, é bastante conhecido por ser um colecionador de obras de arte. No entanto, o bilionário também se engaja em causas sociais e ambientais.
Em 2014, o francês criou a La Fondation Louis Vuitton, um museu de arte contemporânea sem fins lucrativos. Seu objetivo é a promoção cultural. Bernard Arnault também doou aproximadamente US$ 11 milhões para auxiliar a combater as queimadas na Amazônia.
Outro fato marcante ocorreu durante a crise provocada pela pandemia de covid-19. Na ocasião, o executivo converteu parte da estrutura de suas empresas fabricantes de perfumes para a produção de álcool em gel. Os produtos foram doados aos hospitais franceses.
Quais são as empresas de Bernard Arnault?
Como vimos, a Agache-Willot-Boussac foi a primeira aquisição de peso feita por Bernard Arnault, que iniciou a sua trajetória no ramo da alta costura. Posteriormente, ele investiu em outras companhias e ampliou o mercado de atuação.
Conheça algumas das empresas mais expressivas!
LVMH
Dentre os negócios mais significativos de Arnault está o controle da LVMH. Com a união da Louis Vuitton e a Moët Henessy que deu origem ao grupo, o francês foi convidado a investir na holding, em meio a disputas internas pelo comando.
Gradativamente, Arnault, em parceria com a cervejaria Guinness — que também participava do negócio —, aumentou a sua fatia no capital da LVMH até se tornar o maior acionista. Em 1989, ele assumiu a frente do grupo.
Entre suas estratégias, estava a incorporação de novas marcas à holding. Assim, Arnault adquiriu empresas importantes, como Kenzo, Lowe, Céline e Sephora.
O executivo foi responsável pela ascensão de estilistas europeus famosos, como John Galliano, Alexander McQueen, Mark Jacobs e Michael Kors. A LVMH segue sua trajetória de crescimento sob o comando de Arnault, sempre buscando novas aquisições.
Groupe Arnault S.E
Além da LVMH e de outras empresas nas quais Arnault mantém suas ações, ele também lidera o Groupe Arnault S.E — uma holding pertencente à sua família.
Conhecer a história de personalidades como Bernard Arnault pode ser muito inspirador e educativo. Ao observar as escolhas bem-sucedidas e também seus erros, é possível aprender mais sobre como se posicionar no mercado.
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