Renova Invest Facebook

Reunião do Copom: veja o calendário completo de 2023

selic
selic

Em 2023, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central terá oito reuniões de política monetária. Já na próxima decisão, o time irá discutir sobre o que vai acontecer com a taxa básica de juros, a Selic, a qual será divulgada no dia 1º de fevereiro, após o fechamento de mercado.

Vale lembrar que nas últimas reuniões do Copom em 2022, o assunto que mais se manteve presente foi a Selic, sendo estabelecida pelo comitê a 13,75% ao ano, o que representa 3% superior à taxa inicial de 2022.

O que é o Copom e qual sua função?

Antes de você conhecer o calendário de reuniões, é necessário saber o que é o Comitê de Política Monetária (Copom). Afinal, esse órgão ligado ao Banco Central (Bacen) exerce uma função relevante na economia brasileira.

O Copom é um colegiado composto pelo presidente e os diretores do Bacen. Além disso, também há a presença de representantes de órgãos, entidades e departamentos ligados ao setor econômico do Brasil.

O grupo se reúne durante dois dias seguidos, a cada 45 dias, para discutir sobre o cenário e as projeções referentes ao mercado nacional e internacional. O objetivo é usar essas informações para fundamentar as decisões do órgão sobre a economia do país.

Calendário de 2023

Aproveite e anote todas as datas das reuniões que serão ao longo de 2023!

  • 31 de janeiro e 1º de fevereiro
  • 21 e 22 de março
  • 2 e 3 de maio
  • 20 e 21 de junho
  • 1º e 2 de agosto
  • 19 e 20 de setembro
  • 31 de outubro e 1º de novembro
  • 12 e 13 de dezembro

O que é decidido na reunião do Copom?

Como você viu, os membros do Copom dialogam sobre a economia brasileira. Nesse sentido, é responsabilidade do órgão a definição sobre a porcentagem da taxa Selic — que é a taxa básica de juros da economia.

A decisão acontece por meio de uma votação entre os membros da reunião. Basta uma maioria simples para que determinada porcentagem seja escolhida para os próximos 45 dias. Em caso de empate, o presidente é responsável pelo voto final.

Para definir a taxa Selic, o grupo analisa diversos relatórios e informes econômicos. O Relatório de Inflação do Banco Central, por exemplo, é um dos principais materiais usados na discussão. Isso porque uma das funções da Selic é o controle sobre a variação de preços de bens e produtos.

Além disso, o Copom também conduz projeções econômicas. Assim, a reunião busca fazer uma análise de contexto para entender os caminhos que o mercado financeiro do país pode tomar durante os próximos 45 dias.

Como funcionam as reuniões?

Agora que você entendeu o que são as reuniões do Copom, é interessante saber como elas funcionam. Já vimos que elas são realizadas durante dois dias seguidos — geralmente às terças e quartas-feiras.

O primeiro dia é usado para a apresentação de dados. Assim, os analistas do Bacen e de outras instituições apresentam relatório e outros materiais com os números da economia e as projeções para os próximos períodos.

Durante o segundo dia, o objetivo do Comitê é discutir as informações vistas anteriormente. Desse modo, eles usam os dados para apoiar sua decisão sobre o valor de referência da taxa básica de juros até a próxima reunião do órgão.

Além disso, todos os tópicos da reunião são compilados na ata do Copom. Esse documento conta com os materiais que o grupo discutiu ao longo dos dois dias e as mudanças em relação às reuniões anteriores do órgão.

Portanto, a ata inclui informações que podem ser relevantes para investidores e empresas no mercado financeiro. A divulgação desse documento acontece na terça-feira seguinte ao encontro do Copom.

Por que é importante para o investidor acompanhar essas reuniões?

Você já sabe que a reunião do Copom está entre os momentos mais importantes do mercado financeiro no Brasil, certo? Assim, na posição de investidor, pode ser vantajoso acompanhar esses encontros.

Conheça os motivos para fazer esse acompanhamento aqui. 

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.