Busca de Artigos no blog

Pix, Open Finance e Real Digital integrado no Brasil: entenda o que o BC planeja

Pix, Open Finance e Real Digital
Pix, Open Finance e Real Digital

O Banco Central está planejando integrar Pix, Open Finance e Real Digital para possibilitar desenvolver uma economia digital no Brasil com mais eficiência e segurança nas transações para a população.

Enquanto o Pix é a transferência instantânea, o Open Finance é o ecossistema de dados compartilhados e o Real Digital é uma espécie de apresentação virtual do dinheiro.

A ideia da integração dos sistemas foi compartilhada por Otávio Damaso, que é diretor de regulação do BC, durante o workshop dado pela autoridade monetária na última terça-feira (16). “O que está acontecendo no mundo digital? Há um movimento para buscar representação digital de algo que tenha valor. Estamos falando de extrair valor de um ativo na forma digital”, afirmou no painel “Inovação e Economia Digital”.

Damaso defendeu também que a inovação do sistema financeiro passa pela convergência entre os grandes players do mercado que atuam dentro e fora do perímetro regulatório e da agenda de inovação da atual gestão do BC.

Pix, Open Finance e Real Digital integrado

A agenda está na na direção da democratização no acesso ao dinheiro. Conforme a fala do diretor, 33 milhões de pessoas que não faziam transferências eletrônicas antes do Pix, passaram a usar o recurso de forma regular e constante.

“Do lado do Open Finance [antigo Open Banking] estamos fazendo uma transformação: se antes, a informação era restrita a uma instituição financeira, agora damos a oportunidade da informação ser do cliente, que pode transacionar seus dados como quiser entre as instituições”, acrescentou.

O outro passo é a introdução da inovação na moeda, com o CBDC, o Real Digital. Ele disse que “esses conceitos juntos nos levam à moeda digital que vai nos trazer: simplificação, internacionalização e conversibilidade”.

Veja na imagem, abaixo como será a integração dos sistemas:

Fonte: BC/Slide da apresentação do BC no workshop do Real Digital

Qual a agenda de integração?

Mesmo sem ter as datas especificadas, o diretor do BC compartilhou em sua apresentação um esboço de agenda da integração dos sistemas: Pix, Open Finance e Real Digital. Além disso, há a possibilidade de que o Banco Central adapte as etapas conforme o necessário.

Confira os primeiros passos:

  • Pix e Open Finance (integração do Pix com o iniciador de pagamentos do OF);
  • Pix e outros produtos (como produtos de crédito);
  • Pix e internacionalização da moeda (possivelmente o Pix Internacional);
  • Pix e Real Digital (CBDC);
  • Real digital (CBDC) e Open Finance;
  • Agregador Financeiro;
  • Construção da carteira digital.

 

Para saber mais sobre o mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos no YouTubeInstagram e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.