Renova Invest Facebook

O que é trade off e qual a sua importância?

O que é trade off e qual a sua importância?
O que é trade off e qual a sua importância?

Você já se deparou com situações em que tinha duas opções sobre como agir, mas somente poderia escolher uma delas? Por exemplo, ter duas festas de casamento de pessoas muito próximas a você no mesmo dia, em lugares distintos. Isso tem relação com trade off — você sabe o que é isso?

Todos os dias somos submetidos a uma série de decisões e cada uma delas pode gerar benefícios e consequências. Quando se fala em investimentos a mecânica não é diferente. Portanto, você precisa estar preparado para se posicionar e lidar com os resultados dessa escolha.

Para entender melhor o assunto, acompanhe este conteúdo. Nele, você aprenderá o significado de trade off e como ele está relacionado com investimentos.

Boa leitura!

O que é trade off?

No universo das finanças, a expressão inglesa trade off está relacionada às situações em que existem possibilidades de escolhas conflitantes. Logo, a depender da decisão tomada, você poderá ganhar ou perder por ter escolhido uma opção em detrimento da outra.

Por exemplo, você pode decidir investir cedo para conseguir desfrutar de maior conforto financeiro no futuro. Também é possível optar por usar o seu dinheiro com lazer e, assim, aproveitar o presente, deixando para acumular capital posteriormente. Qual dessas opções você escolheria?

Perceba que as chances de você alcançar a liberdade financeira no futuro serão maiores se começar a investir cedo. Porém, isso pode envolver economizar com lazer. Você estaria disposto e teria disciplina para passar por esse tipo de privação?

Logo, ao fazer esse tipo de reflexão, você estará colocando em prática o conceito de trade off. Afinal, há a ponderação do custo de oportunidade e de qual vale mais a pena para a sua situação atual. Naturalmente, ao fazer uma escolha, será preciso abrir mão da outra e de seus benefícios.

Confira mais exemplos!

Comprar ou alugar um carro?

Ao comprar um carro, você terá uma liberdade maior para se deslocar para onde e quando quiser. Por outro lado, isso envolve dispor de uma quantia financeira maior, bem como assumir gastos com impostos, combustível, seguro, manutenção, etc.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Agora, alugar um veículo também pode fornecer a liberdade de locomoção. Além disso, os custos com impostos e manutenção ficarão com a locadora. Porém, como desvantagem, o veículo nunca será seu.

Morar de aluguel ou comprar a casa própria?

A mesma dúvida com veículo pode ser aplicada em relação à moradia. Nem todos têm condições de comprar uma casa, mas quem tem os recursos necessários tem chances de se ver diante dessas opções e ter dúvidas sobre qual caminho seguir.

Ter um imóvel é o sonho de muitas pessoas, ainda que isso signifique despender uma grande quantia financeira ou assumir um financiamento por anos. Porém, o aluguel tem a vantagem de ser menos oneroso e permitir a devolução do imóvel quando ele não for mais interessante.

Contratar um funcionário ou terceirizar o serviço?

Quem atua no ramo empresarial pode se deparar com a dúvida entre contratar um funcionário ou terceirizar o serviço. No primeiro caso, a empresa terá uma pessoa destacada para a atividade. Em contrapartida, os custos costumam ser mais altos.

Já terceirizar tende a ser mais barato, mas o serviço pode não ter a mesma qualidade, além de existirem limitações em relação às cobranças que podem ser feitas.

Qual é o objetivo desse conceito?

Após ver todos esses exemplos, você pode estar se perguntando onde o trade off se encaixa, não é mesmo? O objetivo do trade off é justamente identificar qual é a melhor decisão a ser tomada em diferentes situações.

Como você viu, cada opção contém pontos positivos e negativos. E, ao utilizar o trade off, você conseguirá definir qual delas vale mais a pena. Isso não significa necessariamente escolher aquela em que se ganha mais, mas ponderar as vantagens e desvantagens antes de tomar a decisão.

Qual é a relação entre trade off e a decisão de investimento?

Tendo em vista que o trade off é um conceito financeiro, ele está diretamente relacionado com o mundo dos investimentos. Afinal, investir é uma escolha. Ademais, o mercado financeiro é repleto de alternativas e o uso do trade off pode auxiliar no momento de fazer as melhores escolhas.

Por exemplo, uma das questões mais comuns se relaciona com a escolha entre investimentos de renda fixa ou de renda variável. Ao investir em um certificado de depósito bancário (CDB), por exemplo, pode ser necessário mão de aproveitar ganhos com ações — que têm um potencial maior de ganhos.

Agora, ao investir no mercado de ações, você estará deixando de lado a segurança presente nos CDBs. Obviamente, nada impede que o interessado invista em ambas alternativas. Mas isso exigiria definir qual seria o percentual dos recursos distribuído para cada opção.


Nesse contexto, você terá que escolher o quanto do seu capital será alocado em segurança em detrimento da rentabilidade e vice-versa. Então é preciso ponderar os prós e contras de cada alternativa para escolher as mais apropriadas para as suas necessidades.

Por que é importante conhecer esse conceito?

Ao chegar nesse ponto, você viu que o trade off é um termo que pode ser associado a diversas condições de investimentos. Logo, conhecê-lo é importante para que você possa tomar decisões de investimento com clareza e consciência.

Lembre-se de que, como investidor, toda a decisão poderá acarretar vantagens ou desvantagens em sua jornada. Dessa maneira, é preciso identificar as que são alinhadas ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos financeiros.

Vale destacar que, quando se fala em perfil de investidor, ele se refere à sua tolerância aos riscos. No mercado, a rentabilidade se relaciona ao risco — quanto maior for o potencial rentabilidade de uma alternativa, maior tende a ser o seu risco. Entretanto, nem todos estão dispostos a correr riscos no mercado.

Já sobre os objetivos, o investidor precisa defini-los antes mesmo de começar a investir. Ter metas previamente traçadas facilita na escolha das alternativas capazes de entregar o resultado esperado, no tempo adequado.

Agora que você sabe o que é trade off, não deixe de utilizar esse conceito quando for investir. Como visto, o processo envolve tomar decisões e, muitas vezes, isso significa abrir mão de algumas alternativas em detrimento de outras para buscar os resultados desejados.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo com um amigo que ainda não saiba o que é trade off!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.