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Natura&Co (NTCO3): Destaques do relatório sobre a empresa

NTCO3
NTCO3

No dia 10 de Setembro de 2021, o CEO da Natura&Co LatAm (NTCO3), João Paulo Ferreira, realizou uma videoconferência com a equipe de Equity Research do BTG Pactual. Nessa reunião, foram discutidos os principais aspectos do desempenho atual da empresa e perspectivas para o futuro.

Além da estratégia da empresa para os próximos anos, a pauta também trouxe (1) os avanços no turnaround da Avon, (2) os resultados das iniciativas já implementadas na Avon Brasil, (3) as expectativas para operações em outros países hispânicos, (4) a digitalização dos representantes de vendas e (5) o impacto da inflação nos resultados.

Neste artigo, você confere os pontos chave da reunião, conforme relatório da equipe do BTG Pactual.

Turnaround da Avon

Segundo o relatório do BTG Pactual, entre 2012 e 2016, as marcas Natura e Avon perderam participação no segmento de Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal no Brasil. Concorrentes como Unilever, Johnson & Johnson e O Boticário ganharam espaço nas diferentes categorias do segmento, como banho, desodorantes e cuidado capilar.

No entanto, ao longo dos últimos quatro anos, a Natura conseguiu promover uma retomada gradativa de market share. Essa retomada foi apoiada na estratégia de segmentação dos representantes. Graças à segmentação, é possível desenvolver melhor produtividade e retenção junto a esses parceiros.

A mesma estratégia já está sendo implementada para a Avon Brasil. Atualmente, ela está em estágio de aperfeiçoamento, e os resultados devem ser totalmente capturados a partir do 4° trimestre deste ano. Além disso, também está sendo realizada uma otimização do portfólio de produtos da marca.

A estratégia também deve ser adotada em outros países da América Latina, e a empresa acredita que, nesses países, o período de implementação pode ser ainda mais rápido. Projetos-piloto já estão em andamento na Avon México e Equador.

Tabela de participação de mercado e segmento de CF&T Natura&Co (NTCO3)

Digitalização dos representantes de vendas

Segundo o relatório do BTG Pactual, a pandemia de 2020 levou a marca Natura a acelerar a digitalização de seus representantes de vendas. No final do ano, 11% das vendas já eram provenientes de redes sociais – o chamado social selling – e e-commerce. Até 2023, a expectativa é de que a participação desses canais chegue a um número entre 20% e 25%.

Em relação ao recrutamento de novos representantes, 80% foi por meio digital. Esses novos representantes têm, em média, 10 anos a menos do que a média de idade observada. A mudança de perfil permite aumentar o alcance entre consumidores mais jovens.

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Além disso, esses novos representantes têm mais experiência com mídias sociais. Ou seja, eles são capazes de utilizar com facilidade ferramentas fortes de social selling, como transmissões ao vivo e vídeos curtos.

As iniciativas digitais adotadas para a marca Natura também estão se estendendo para a Avon Brasil. Nesse caso, 40% do recrutamento de novos representantes já é feito por meio digital, com impactos no rejuvenescimento da base de representantes.

Outra informação relevante sobre a digitalização é que o data lake sobre consumidores das marcas Natura e Avon já está unificado.

Impacto da inflação

Segundo o relatório do BTG Pactual, as pressões de custos inflacionários foi compensada com sinergias capturadas com o negócio da marca Avon.

A empresa planeja capturar gradualmente as sinergias da Avon. São projetados US$ 350 a US$ 450 milhões em sinergias operacionais, anualmente, entre 2020 e 2024, associados a 120 projetos em andamento e mais 200 mapeados.

Desse total, US$ 85 a US$ 115 milhões são referentes a cadeias de fornecedores, US$ 100 a US$ 125 milhões são referentes a fabricação e distribuição, US$ 75 a US$ 90 milhões são referentes a despesas gerais e administrativas, e US$ 90 a US$ 120 milhões são referentes a receita.

De acordo com as estimativas da equipe de Equity Research do BTG Pactual, cerca de 50% das sinergias de custos das plantas de logística e produção já foram capturadas na América Latina.

Além dos custos inflacionários, outra questão macro que vinha afetando a empresa eram os gargalos de logística. Foram observadas restrições no fornecimento de produtos específicos.

No entanto, a fusão com a Avon possibilitou que a empresa tenha mais flexibilidade em sourcing, isto é, em fornecimento. Portanto, as linhas de produção estão sendo mantidas, sofrendo impactos limitados dos gargalos de logística.

Tabela de participação de mercado e segmento de CF&T Natura&Co (NTCO3)


Recomendação: Natura&Co (NTCO3)

Segundo o relatório do BTG Pactual, a recuperação da marca Avon ainda apresenta um desafio, como visto nos resultados do 2T21. Outro desafio é o rejuvenescimento da marca The Body Shop. Por isso, a equipe de Equity Research mantem uma visão conservadora de longo prazo. No entanto, em ambas questões, foi observado progresso.

Hoje, os analistas estão mais otimistas em relação ao investimento na Natura&Co (NTCO3). Alguns fatores que contribuem são (1) melhoria na estrutura de capital, (2) digitalização dos representantes, (3) captura de sinergias e (4) oportunidades de vendas cruzadas entre marcas.

As ações NTCO3 devem ser negociadas a um preço descontado no futuro próximo, em relação a pares internacionais com atuação global. A projeção é de que, em 2022, o papel seja negociado a 13x EV/EBITDA (relação entre valor da empresa e lucro), o que corresponde a um desconto de -21%.

Para completar, a Taxa de Crescimento Anual Composta – CAGR é de +16% para os próximos quatro anos.

Assim, o BTG Patual apresenta uma recomendação de compra, com preço-alvo em R$ 70,00.

Continue acompanhando os conteúdos da Renova Invest para conhecer outros ativos que podem entrar na sua carteira de investimentos pessoal.

Disclaimer: As informações apresentadas neste artigo são provenientes de relatórios elaborados por terceiros. Esse material tem caráter puramente informativo, e não configura recomendação ou sugestão de investimento.

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