Renova Invest Facebook

Já ouviu falar de Hard Landing? Entenda mais sobre o conceito econômico

Mais um conceito econômico para fazer parte do seu dicionário quando o assunto é mercado financeiro: Hard Landing. O termo representa um recesso depois de um período de intenso crescimento dentro de um país.

E qual o motivo de saber disso? Bem, compreender a dinâmica do Hard Landing ajuda a analisar melhor a renda variável, pois os períodos de recesso podem representar queda significativa no patrimônio das pessoas.

Hard Landing: o que é e como funciona?

Hard Landing é um termo econômico que significa “pouso forçado”. É utilizado para designar um movimento de brusca desaceleração econômica de um país, vindo de um grande período de crescimento.

Além disso, é utilizado como uma estratégia de políticas monetárias e fiscais, a fim de conter a inflação. Durante um certo tempo, a economia do país é incentivada por diversos fatores, como o aquecimento da demanda.

O crescimento pode se tornar insustentável, tanto pelo endividamento da população que usou de financiamentos para aquisição de bens ou na escassez do lado oferta que precisará aumentar preços para se manter.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Depois de um período de crescimento constante, alguns países podem reparar o surgimento do fenômeno Hard Landing. Inclusive, pode acontecer sob ações do governo ou de forma natural.

Tem como controlar?

Na maioria das vezes, os bancos centrais tomam algumas medidas para tornar o Hard Landing menos impactante, ou seja, menos pior. O objetivo é tentar manter o controle da inflação e também evitar que a economia vá por água abaixo.

Para isso, são desenvolvidas políticas anticíclicas com foco na parte monetária e fiscal. Isso mexe diretamente na circulação de moedas dentro do país e na relação entre oferta e demanda. Já quando a estratégia é expansionista, o governo se propõe a dar incentivos ao crédito e ao consumo, para gerar um maior crescimento econômico.

E é nesse ponto que a taxa básica de juros, como um instrumento para manter tudo em ordem. A famosa Selic é utilizada para conter o índice inflacionário dentro das metas de inflação. Caso querem contrair a economia e desestimular o crédito, a taxa cresce.

No caso das políticas fiscais, pensando em expandir a economia, o governo aumenta a parte dos investimentos públicos, o que também aumenta o déficit orçamentário.


O que muda quando acontece o Hard Landing?

Quando acontece um Hard Landing, o governo de cada país pode escolher como agir, da forma que for melhor para a sua economia. Por exemplo, pode adotar uma postura expansionista e com cuidado para não perder o controle do orçamento, assim como o teto de gastos.

Então, quando os gastos públicos superam as receitas, a dívida pública aumenta. O maior impacto disso está no fato que fará os juros básicos subir, podendo entrar num risco monetário e até em outra crise.

O mesma lógica vale para a inflação. Em uma economia muito acelerada, em que a demanda está acima da oferta, a falta de produtos afeta o preço. Enquanto em uma economia muito desacelerada, há um aumento no desemprego do país, ou seja o inverso.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.