Você toma diversas decisões ao longo do dia — e elas nem sempre são puramente racionais. Mesmo que haja o cuidado de refletir antes de agir, muitas vezes existem influências que afetam sua escolha. Um viés cognitivo que pode impactar o indivíduo é o efeito manada — você conhece esse conceito?

Esse é o nome dado pela psicologia a um comportamento humano impulsionado pela atuação coletiva. Assim, é preciso saber como a interferência do grupo afeta seu pensamento e pode levar a decisões mais emocionais e menos focadas na razão.

Para entender mais sobre o efeito manada e como ele impacta a sua vida, continue a leitura deste artigo!

O que é o efeito manada?

Como você viu, efeito manada é um conceito da psicologia e se refere à tendência de seguir o comportamento de um grupo. Para entender como ele funciona, é preciso considerar que o cérebro humano sempre busca formas de poupar energia.

Assim, algumas decisões são feitas de forma automática, sem muita reflexão. Esse é um mecanismo importante para a sobrevivência humana, pois permite destinar a maior parte da energia para as atividades mais complexas.

Na prática, o efeito manada faz com que, em vez de você levar tempo avaliando todas as variáveis em uma situação, opte por seguir o que as outras pessoas estão fazendo. O nome é baseado nos animais que vivem em bando e se comportam da mesma forma.

Esse efeito parte da crença de que é mais difícil que muitas pessoas tenham uma percepção errada ao mesmo tempo. Logo, repetir os comportamentos do grupo representaria maiores chances de acerto. Afinal, a decisão parece validada pela “manada”.

Outro aspecto que contribui para o efeito manada é a necessidade de inserção social. Estar fora dos padrões pode gerar sensações desconfortáveis no indivíduo. Assim, as pessoas são levadas a tentar se encaixar nas condutas do grupo.

No entanto, esse viés cognitivo pode ser prejudicial em diversos momentos. Isso porque as escolhas feitas com base apenas em reproduzir as ações de outras pessoas não passam pela racionalidade. Portanto, você pode deixar de avaliar, de fato, se aquele caminho faz sentido para a sua vida.

Como consequência, o efeito manada pode levar as pessoas a terem atitudes que geram um prejuízo para si, sem se darem conta disso. Por exemplo, você pode adquirir um produto fora do seu orçamento e que nem é do seu interesse apenas porque todos estão comprando.

Como o efeito manada se dá no mercado financeiro?

Ao entender que o efeito manada está presente no cotidiano de todas as pessoas, é preciso saber que ele também faz parte do mercado financeiro. É comum pensar que as decisões nos investimentos são sempre racionais, mas existem muitos fatores emocionais que interferem nas posturas assumidas.

O efeito manada é muito presente, por exemplo, no mercado de ações. Perceba que um dos principais elementos que impactam o preço dos papéis negociados na bolsa de valores é exatamente o comportamento coletivo que reflete na lei da oferta e da procura.

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

Aprenda a como investir no exterior de forma prática

Ou seja, que quanto mais pessoas interessadas em adquirir determinadas ações, maior será o seu preço. Similarmente, quanto menor for o interesse do público nos ativos, menor será a cotação. Essas movimentações podem representar oportunidades para obter lucros.

Entretanto, a volatilidade também traz riscos. Nesse sentido, o efeito manada pode prejudicar os seus resultados quando ocorre um fator relevante no mercado que impulsione o preço de um ativo para cima ou para baixo e você é levado pelo comportamento coletivo.

Isso pode acontecer, por exemplo, ao comprar uma ação porque muitos estão fazendo isso e o seu preço está se elevando. Outra possibilidade é decidir vender papéis quando o preço reduz, sem uma avaliação racional que embase essa escolha.

Quais os possíveis riscos de o investidor seguir o efeito manada?

Como foi possível aprender, o efeito manada está muito presente no mercado financeiro. Por isso, é importante que os investidores tenham atenção para não terem prejuízos por conta desse viés.

Tenha em mente que as decisões de investimentos devem ser baseadas em uma análise individual consistente. Assim, as alternativas escolhidas para a composição da carteira precisam estar alinhadas ao seu perfil de investidor, objetivos e interesses.

Nesse sentido, embasar suas decisões no comportamento alheio pode gerar erros e comprometer os seus resultados. Ainda que muitas pessoas possam falar de altos rendimentos em seus investimentos, não se deixe levar pela falsa sensação de que copiá-las garantirá o sucesso na sua estratégia.

Na verdade, os resultados positivos podem ser gerados por sorte, e não por escolhas embasadas. Além disso, mesmo que a pessoa esteja tendo uma ótima estratégia, não há garantias de que o mesmo método se alinha ao seu perfil e objetivos.

Por isso, existem maiores chances de perder dinheiro ou se distanciar das suas metas ao seguir a manada. Ao fazer isso, você aumenta as chances de se frustrar em suas experiências no mercado financeiro — e pode deixar passar oportunidades que façam sentido para a sua estratégia individual.

Como evitar o efeito manada?

Você já entendeu que o efeito manada está presente constantemente na vida dos investidores. Então como evitar que esse viés cognitivo exerça influência sobre as suas decisões? Deixar de seguir o comportamento das outras pessoas tende a ser um desafio.

Afinal, as posturas do grupo podem ser muito fortes na sociedade. No entanto, a partir do momento que você toma consciência de que esse aspecto emocional age sobre as suas decisões, já terá dado um passo relevante para retomar a racionalidade.

Na hora de se decidir, especialmente quando isso envolve o uso do dinheiro, é fundamental analisar quais são as suas prioridades e avaliar se determinada escolha faz sentido para o seu caso. Aqui, desenvolver um bom planejamento é um fator que ajuda a manter o foco.

Para ter um posicionamento mais adequado, também é interessante buscar mais educação financeira. Ao aprender sobre como o mercado dos investimentos funciona, será mais fácil mobilizar os seus conhecimentos na hora de tomar decisões sobre a própria carteira.

Entendeu o que é o efeito manada e como ele pode afetar os investimentos? Esse viés cognitivo está muito presente na rotina das pessoas, sendo importante avaliar quando as posturas alheias estão afetando as suas escolhas.

Uma forma de adotar ações mais conscientes no mercado financeiro é contar com o auxílio profissional. Fale com a Renova Invest e veja como a assessoria de investimentos pode ajudar!