Renova Invest Facebook

Conheça a Tencent a maior empresa de games do mundo!

Conheça a Tencent
Conheça a Tencent

O mercado de games é um dos que mais cresceu ao longo dos últimos anos. Assim, ele conseguiu atrair novos jogadores — e também investidores interessados na operação das empresas desse segmento. A companhia de maior destaque entre elas é a Tencent.

De origem chinesa, essa empresa é uma holding e controla diversos jogos que estão entre os mais populares do mercado. Além disso, ela também tem expertise em outros serviços no meio tecnológico, como redes sociais e até operações de pagamento.

Quer saber mais sobre essa gigante da China? Acompanhe a leitura para conhecer a Tencent e aprender como investir nela.

Vamos lá?

Qual a história da Tencent?

A Tencent é uma empresa de tecnologia da China fundada em 1998. Ela surgiu como uma companhia de tecnologia, atuando nos setores de telecomunicação e mídia. Sua rápida expansão permitiu que se tornasse uma das maiores empresas do mundo nos anos seguintes.

Um dos primeiros produtos da companhia foi o “Tencent QQ” — uma ferramenta de mensagens instantâneas que se tornou a mais popular da China. Ele foi a principal fonte de renda da organização durante quase uma década.

Foi a partir de 2007 que a Tencent intensificou seus investimentos em jogos eletrônicos. Os primeiros licenciamentos foram dos games CrossFire e Dungeon Fighter Online, que já contavam com grande público na Ásia.

Além disso, a empresa também passou a controlar outras companhias que produzem jogos. Uma delas é a Riot Games, que produz o League of Legends. Outra foi a Epic Games, que conta com jogos como Fortnite e Infinity Blade.

No entanto, o investimento em jogos não impediu que a Tencent diversificasse sua operação. Em 2011 ela criou um novo aplicativo de mensagens instantâneas: o WeChat. Entre as funcionalidades que ele possui, é possível citar a ferramenta de pagamentos inclusa no app.

Ademais, a Tencent também investe em mecanismos de busca, inteligência artificial e cloud computing. Essas expertises fazem dela um dos maiores conglomerados de tecnologia de todo o planeta.

A diversificação de operações também se reflete nos números da empresa. Em 2021, o valor de mercado da companhia já superava os 500 milhões de dólares. Esse montante a posicionava entre as 15 maiores empresas do mundo nesse quesito.

Quais empresas a Tencent controla?

Como você viu, a Tencent opera nas mais diversas vertentes no mundo da tecnologia. Por ser uma holding, ela controla e investe em inúmeros negócios nesse meio. Assim, suas atividades abrangem desde os jogos eletrônicos até outros serviços digitais.

A Tencent controla, por exemplo, a operação da Riot Games, uma empresa norte-americana responsável por jogos como League of Legends e Valorant. Porém, essa não é a única companhia que está na alçada da holding. Outras empresas de destaque, são:

  • Ubisoft;
  • Garena;
  • Supercell;
  • Epic Games;
  • Frontier Development;
  • Gear Games.

Com isso, a Tencent se tornou a maior empresa de games do mundo. Tendo em vista que esse setor apresentou crescimento ao longo dos últimos anos, o faturamento da empresa também acompanhou essa expansão.

Quais são os jogos da Tencent?

Ao longo dos últimos anos, os e-sports se tornaram uma febre internacional. Os eventos da modalidade conseguiam atrair uma grande audiência e, consequentemente, cotas de patrocínio elevadas.

Além do League of Legends, a Tencent também movimenta esse mercado com jogos como:

  • Call of Duty;
  • PUBG Mobile;
  • Auto Chess;
  • Fortnite;
  • CrossFire;
  • Ring of Elysium;
  • Clash of Clans.

Vale a pena investir nessa companhia?

Agora que você conheceu mais sobre a Tencent e sua operação, é importante saber se vale a pena investir nela, não é mesmo? Confira os principais aspectos que você deve considerar para tomar uma decisão!

Perfil de investidor e objetivos financeiros

Em primeiro lugar, é fundamental que esse investimento apresente alinhamento com seu perfil de investidor. Em relação aos riscos, lembre-se de que o aporte em ações faz parte da renda variável. Logo, a alternativa tende a ser mais adequada a investidores com maior tolerância aos riscos.

Além do perfil, você deve considerar os seus objetivos financeiros. Para isso, entenda suas metas de curto, médio ou longo prazo e faça uma análise fundamentalista da empresa para saber se ela se adéqua ao que você procura.

Mercado de games

Após avaliar o seu perfil e objetivos, é interessante conhecer o mercado de games. Afinal, você deve saber mais sobre o setor no qual pretende investir. Lembre-se de que não existem garantias de crescimento para o futuro — mesmo diante de resultados positivos ao longo dos últimos anos.

Oportunidades e riscos da empresa

Por fim, é preciso conhecer as oportunidades e os riscos da própria empresa. Como vantagem, é possível destacar o controle que ela desempenha sobre o mercado de games. Por ter participação em diversas empresas, a Tencent consegue apresentar números sólidos.

No entanto, também existem riscos envolvidos. O fato de ela ser uma empresa chinesa, por exemplo, pode trazer desafios. Afinal, a influência que o Governo desempenha na economia do país não é um aspecto interessante para muitos investidores.

Como investir na Tencent?

Você já sabe que Tencent apresenta características relevantes em relação ao mercado de games. Por isso, é comum querer saber como investir nessa empresa — caso exista alinhamento com o seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Por ser uma empresa de outro país, esse é um investimento internacional. Assim, você estará expondo o seu capital a outras moedas e economias — conseguindo diversificar sua carteira para além do Brasil.

Desse modo, uma das principais formas de investir na Tencent é por meio da compra direta das ações. Os papéis da companhia são negociados em diversas bolsas de valores ao redor do mundo, como as de Hong Kong e Nova Iorque.

No entanto, o investimento direto pode ser burocrático e ter maior custo. Isso porque você precisará abrir uma nova conta de investimentos e lidar com eventuais taxas de transferência financeira. Por isso, vale a pena conhecer as possibilidades de investimento internacional no Brasil.

Uma delas é adquirir cotas de um exchange traded fund (ETF) que segue um índice global. Esse é um tipo de fundo de investimento cuja estratégia consiste em replicar os números de um índice do mercado.

Dessa forma, é preciso avaliar de quais indicadores a Tencent faz parte. Normalmente, eles estarão expostos à economia chinesa ou aos mercados de tecnologia e games. Assim, basta encontrar um ETF que replique o indicador de desejado e seja negociado na B3, a bolsa de valores brasileira.

Como vimos, a Tencent é a maior empresa de games do mundo. O crescimento dela se deu a partir do investimento em diversas outras companhias desse mercado. Logo, se você tem interesse no setor, é importante avaliar essa empresa para definir se ela é alinhada à sua estratégia.

Quer contar com nosso suporte para sua estratégia? Fale com um dos assessores da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
1 Comentário
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.