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Antes era VVAR3 e VVAR11, agora VIIA3: tudo sobre a Via, uma das maiores companhias de varejo

VIIA3

A antiga Via Varejo, hoje chamada apenas de Via, é uma empresa que está listada na Bolsa de Valores brasileira (B3) pelo ticket VIIA3, que antes era VVAR3. As ações são de alto risco e ideais para quem gosta de investir no setor de varejo.

A companhia possui muito destaque no setor varejista, vende produtos para o grande público e é relacionada com as marcas Extra, Casas Bahia e Ponto. Inclusive, veja análise completa – referente a 2021 – do resultado Via pelo BTG Pactual aqui! 

A empresa está no mercado desde 2010. Foi neste ano que se associou às Casas Bahia e ao PontoFrio, para tomar conta do e-commerce do Extra e operar as redes brasileiras Pontofrio, Casas Bahia e Bartira.

Antes VVAR3 e agora, VIIA3: por que mudou de nome?

No começo de tudo, o nome original da empresa era Via Varejo. Em 2021, em assembleia geral extraordinária, a companhia resolveu mudar o nome para Via S.A. e com isso, os seus códigos de negociação na B3 foram alterados de “VVAR3” para “VIIA3”. 

Além disso, o nome do pregão também foi alterado de “Via Varejo” para “Via”. Essa mudança da marca foi anunciada com o objetivo de abrir novos caminhos, ou seja, não ser apenas uma empresa de varejo. A nossa fase incluiu também mudanças no logo, cores e posicionamento da marca.

“O novo posicionamento da marca institucional, nova assinatura corporativa e agora a alteração do ticker para VIIA3, reforçam a estratégia de ser reconhecida como ‘a melhor Via de compras de todos os brasileiros, onde, quando e como eles quiserem’ e ir muito além do varejo”, disse a companhia, em comunicado aos acionistas.

Características das ações da Via 

Se você quer comprar ações da Via(VIIA3), deve abrir conta em uma corretora de valores. Então aproveita para se inteirar das características:

  • Classificação setorial: consumo cíclico, comércio e eletrodomésticos;
  • Segmento de mercado na B3: Novo Mercado;
  • Ações com Tag Along de 100% ON e free float de 72,4%;
  • O ticker da Via (VIIA3) pode ser negociado na B3;
  • As negociações podem ser feitas por plataformas digitais;
  • A empresa possui ações ordinárias, conhecidas como VIA ON, que dão direito ao voto nas assembleias empresariais;

Por ser uma das principais empresas que administram e-commerces e redes de varejo do Brasil, acaba representando uma boa oportunidade para os investidores que procuram bons resultados nesse segmento. 

Mas antes de decidir se quer mesmo ter esses ativos na carteira, vale analisar os rendimentos e dividendos, levando em consideração se o investimento realmente é vantajoso para o seu perfil.

Por exemplo, os dividendos da VIIA3 no 4T21 e no balanço do ano de 2021, foram: 

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Seta Tripla

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  • EBITDA Ajustado Operacional

4T21: R$ 734 MM margem EBITDA 9,0%

2021: R$ 2,5 Bi margem EBITDA 8,0%

  • LUCRO LÍQUIDOOperacional

4T21: R$ 125 MM margem Líquida 1,5%

2021: R$ 538 MM margem Líquida 1,7%

Relação da Via(VIIA3) com os investidores 

No ano passado, a Via registrou um lucro de R$ 538 milhões. Listada no Novo Mercado da B3, vale lembrar que a empresa foi criada depois da associação com as Casas Bahia, de propriedade da família Klein, e com o Ponto, que pertence ao Grupo Pão de Açúcar.

Até junho de 2019, o Grupo Pão de Açúcar era seu acionista controlador, com 39,36% de participação. Durante um leilão de venda das ações, Michel Klein voltou a ser presidente do Conselho de Administração e o acionista de referência da companhia. Ele é um dos filhos do fundador das Casas Bahia.

A Via pôde focar na integração entre negócios offline e online, depois dessa transferência de controle. A título de curiosidade, na Black Friday de 2019, a empresa teve R$ 1 bilhão em vendas, enquanto na pandemia, as vendas pela internet passaram de 30% para 70% do faturamento.

Vantagens e desvantagens 

Confira abaixo as vantagens e desvantagens de investir em ações da Via(VIIA3): 

Vantagens 

  • Escala superior à concorrência;
  • Bom posicionamento para o multicanal;
  • Grande potencial de margem com escala e mix de produtos;
  • Muito exposta a taxas de juros em queda;
  • Marca valiosa. 

Desvantagens 


  • Deterioração da economia por conta da alta correlação de vendas com a atividade;
  • Reversão da jurisprudência relacionada à Lei do Bem;
  • Processos judiciais;
  • Elevação das taxas de juros pelo impacto nos ganhos com recebíveis e Crédito Direto ao Consumidor com Interveniência (CDCI);
  • Frustração no capital de giro pela volatilidade dos indicadores históricos do ciclo de caixa.

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