O BTG Pactual digital é uma das principais instituições do mercado de investimentos do Brasil e do mundo. Afinal, esse é o maior banco de investimentos independente da América Latina e já recebeu diversos prêmios por sua atuação. E uma parte significativa desse sucesso está relacionada à atuação de André Esteves.

Ele é um dos fundadores do banco como é conhecido hoje e teve uma trajetória bem-sucedida no mercado financeiro ao longo das décadas. Além disso, Esteves se consolidou como um líder influente e gestor com ótimos elevados.

Para entender melhor a história desse empreendedor, conheça o caminho percorrido por André Esteves e veja como ele atuou na fundação do BTG Pactual digital!

Quem é André Esteves?

Nascido em 12 de julho de 1968, André Esteves é natural da cidade do Rio de Janeiro. Criado pela mãe e pela avó, ele cursou faculdade na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRL).

Com a conclusão do curso, André Esteves obteve o título de bacharel em Ciência da Computação e Matemática. Entre suas primeiras experiências profissionais está a atuação como analista de sistemas, quando ainda estava na faculdade.

Foi em 1989 que ele começou a trabalhar no então Banco Pactual. Segundo Esteves conta, seu primeiro dia de trabalho resultou no roubo do carro pelo qual ele pagava prestações — e que não tinha seguro.

Com isso, não lhe restou outra opção a não ser fazer o pagamento das parcelas restantes — e abraçar a chance que havia sido dada pelo banco a jovens profissionais. Desde o começo, sua atuação começou a chamar a atenção, graças ao perfil focado, estratégico e ambicioso.

A primeira promoção de Esteves foi para a mesa de renda fixa do banco, onde ele se destacaria mais tarde em outra oportunidade. Após quatro anos, André passou de analista que consertava computadores para sócio da companhia.

No primeiro momento como sócio, André Esteves focou no contato com o poder público e também na busca pelo desenvolvimento da instituição. Em 2006 — ou seja, 13 anos após se tornar sócio —, o Banco Pactual foi vendido para o UBS, da Suíça.

Com a operação, André se tornou o bilionário mais jovem do Brasil a construir seu próprio patrimônio. O negócio deu origem ao UBS Pactual e, pouco tempo depois, André se mudou para Londres para comandar o setor de renda fixa. Porém, decidiu deixar sua posição em 2008.

Qual é a importância de André Esteves para o BTG Pactual?

O próximo capítulo da história de André Esteves começaria ainda em 2008, quando ele escolheu abrir o BTG Investments. Esse era um negócio voltado para os investimentos e que tinha um modo de agir semelhante ao Banco Pactual.

A empresa deu tão certo que, em 2009, foi capaz de comprar o UBS Pactual. Com a conclusão da operação, criou-se o BTG Pactual. Logo, é possível dizer que André foi essencial tanto para a criação quanto para a consolidação do banco de investimentos.

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

INVESTIR FORA DO BRASIL? DESCUBRA COMO

Aprenda a como investir no exterior de forma prática

Ao longo de sua atuação como CEO, o banco conseguiu se destacar. Hoje, o BTG Pactual é o maior banco de investimentos da América Latina. Desde 2016, Esteves é Partner Sênior do BTG e apoia a instituição em decisões estratégicas.

Quais são outros negócios nos quais ele está envolvido?

Apesar da sua participação essencial para o BTG Pactual, André Esteves não limita a sua atuação à empresa. Em sua trajetória, ele também ocupou outras posições de prestígio, liderança e estratégia.

Ele já integrou diversos conselhos administrativos, como o da empresa BR Properties, da bolsa de valores brasileira, a B3, e do Banco Pan.

Como ambientalista, André faz parte do conselho do Conservation Internacional (CI). Essa é uma ONG dos Estados Unidos voltada para a preservação ambiental em todo o planeta. Nessa função de gestão, ele ajuda a tomar decisões sobre projetos e medidas de impacto.

Ainda, Esteves é responsável por atuar na carteira de ativos do BTG, considerando outros negócios. Com dinheiro do banco, ele sinalizou positivamente para a compra dos direitos da Editora Abril, que lança publicações de renome no mercado nacional — como a Revista Veja.

André também é um conhecido filantropo brasileiro. Além de ter doado recursos para um alojamento da Harvard Business School, ele apoia e já apoiou múltiplos projetos artísticos, educacionais e de saúde no Brasil.

Desde o Museu de Arte Moderna de São Paulo até o Hospital de Câncer de Barretos, diversas instituições já receberam o apoio do bilionário.

Qual é o patrimônio de André Esteves?

Em relação ao patrimônio, André Esteves é considerado um dos homens mais ricos do Brasil. Em junho de 2021, sua fortuna era estimada em pouco mais de US$ 4 bilhões. Isso o colocava entre os principais bilionários brasileiros e na lista de bilionários pelo mundo — na 638ª posição.

Uma parcela significativa do seu patrimônio é formada por ações do BTG Pactual, já que ele é um dos sócios controladores. André também detém parte da holding que controla o banco.

Quais são os títulos e as premiações que ele já ganhou?

Considerado uma das principais personalidades de liderança do Brasil, André Esteves já recebeu diversos títulos e condecorações ao longo de sua carreira.  Além das próprias premiações do BTG Pactual, ele acumula títulos como:

  • Personalidade do Ano, pelas Câmaras Brasileiras de Comércio do Reino Unido e dos Estados Unidos;
  • Pessoa mais influentes, de acordo com a Bloomberg e a Revista Época;
  • Líder de destaque, pela IstoÉ Dinheiro e Líderes do Brasil.

Logo, é possível notar que o nome de André Esteves não está atrelado apenas ao sucesso no banco de investimentos, mas também à sua capacidade de liderar e de gerenciar. Por isso, ele se tornou o exemplo de muitos gestores — mesmo daqueles que atuam fora do mercado financeiro.

Como você viu, André Esteves foi uma peça essencial na criação, expansão e consolidação do BTG Pactual. Graças à sua atuação ambiciosa e estratégica, ele se consolidou como um dos maiores líderes do Brasil e faz parte da seleta lista de bilionários do país.

Gostou de conhecer a história dele? Deixe um comentário com as suas impressões!