Esta semana foi marcada pela divulgação do índice PCE e o PIB no trimestre dos EUA e por aqui vimos o IGP-M avançando neste mês, o desemprego recuando e o impacto dos juros mais altos.
Fique por dentro dos principais acontecimentos da semana lendo este artigo.
Mercados na semana
- Ibovespa: -0,21% | 132.730,36 pontos
- S&P 500: -0,13% | 5.738,17 pontos
- Nasdaq: -0,40% | 18.119,59 pontos
- Dólar: -0,18% | R$ 5,43
- Bitcoin: +0,92% | R$ 357.016
No Brasil
O anúncio de um pacote de estímulos à economia da China levou à alta nas commodities e isso impactou ações de siderúrgicas e mineradoras como a Vale (VALE3), ACSN Mineração (CMIN3). Essas valorizações refletem a demanda crescente por commodities globais, impactando diretamente setores dependentes desses insumos.
Confira outros destaques:
IGP-M sobe 0,62% em setembro: o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) avançou 0,62% em setembro acelerando em relação ao mês anterior, quando havia registrado alta de 0,29%. Com o resultado do mês, o índice de inflação acumula elevação de 2,64% no ano e de 4,53% nos últimos 12 meses. Em setembro de 2023, o IGP-M havia apresentado aumento de 0,37% no mês e acumulava queda de 5,97% em 12 meses.
Desemprego recua a 6,6% atingindo menor nível para trimestre encerrado em agosto: de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,6% no trimestre encerrado em agosto. O recuo no indicador foi de 0,5 ponto percentual (p.p.) frente ao trimestre de março a maio de 2024 (7,1%) e de 1,2 p.p. em relação ao mesmo trimestre do ano passado (7,8%).
Está na dúvida sobre como investir no cenário atual? Fale com o nosso time e agende uma conversa com nossos assessores.
Pelo Mundo
Nos Estados Unidos a expectativa era para as divulgações do índice de inflação PCE e do PIB no 2º trimestre de 2024.
Além disso, os estímulos à economia chinesa também impactaram as bolsas da Europa que fecharam a semana em alta de até 4%. O esfriamento da inflação dos EUA também ajudou a alimentar expectativas de novos cortes nos juros americanos.
Acompanhe outros destaques internacionais:
Índices de Wall Street sobem após divulgação de dados da inflação dos EUA: nesta sexta-feira (27), os principais índices de Wall Street subiram com as ações de small caps avançando depois que os dados da inflação dos EUA aumentaram as expectativas de que o Federal Reserve (Fed) continue reduzindo os juros. Segundo a ferramenta FedWatch da CME, a probabilidade de redução de mais 50 pontos-base nos juros na próxima reunião está em 52% e a redução de 25 pontos está em 48%.
Índice mensal do PCE desacelera para 0,1% em agosto: segundo dados divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Bureau de Análises Econômicas (BEA) dos EUA, o índice de inflação PCE (Índice de Gastos Pessoais), preferido do Federal Reserve (Fed), variou 0,1% em agosto e abaixo da estimativa de julho de 0,2%. Mas na comparação anual, o índice ficou 2,7% acima do registrado no mês anterior (2,6%) e da meta de inflação (2%).
Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos.
PIB dos EUA cresce ligeiramente no 2º trimestre: o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 3% no 2º trimestre de 2024 e acima do esperado pelos especialistas de 2,9% de acordo com dados do Escritório de Análise Econômica (BEA). O resultado mostra que a economia americana acelerou frente à terceira prévia do primeiro trimestre quando o PIB cresceu 1,4%.
Bolsas da Ásia encerram a semana com altas expressivas na China e Japão: Xangai teve os melhores dias em quase 15 anos após decisões do governo para incentivar a economia chinesa.
No Japão, a eleição do novo líder do Partido Liberal, Shigeru Ishiba, movimentou de forma positiva o mercado de ações pois, ele deve ter posição mais dura em relação aos estímulos econômicos. Já na Coreia do Sul, os investidores decidiram por realizar lucros após altas seguidas. Confira como ficaram os índices:
Leia também:
- Tóquio — Nikkei: +2,32%
- ️Hong Kong — Hang Seng: +3,55%
- ️Coreia — Kospi: -0,82%
- ️Taiwan — Taiex: -0,16%
- ️China — Xangai: +2,88%
- ️China — Shenzhen: +6,71%
Como a semana se refletiu nos seus investimentos?
Com este cenário de juros altos no Brasil e o início dos cortes dos juros nos EUA alguns investimentos ganham mais destaque para você, investidor, ficar de olho.
Por isso, é fundamental ter um acompanhamento próximo da sua carteira de investimentos para avaliar os impactos e traçar os melhores caminhos para te impulsionar em direção aos seus objetivos e sonhos.
Conte com a experiência da Renova Invest, assessoria eleita entre os melhores escritórios de investimentos do BTG Pactual por 5 anos consecutivos.
Venha conhecer nossa metodologia única de atendimento e transforme a sua forma de investir com a gente.
Aproveite e agende agora uma reunião com um de nossos assessores.