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Conheça os detalhes da nossa Política de Privacidade - Renova Invest

SUMÁRIO

  1. OBJETIVO
  2. ABRANGÊNCIA
  3. POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  4. DIVULGAÇÃO E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
  5. RESPONSÁVEIS
  6. DIRETRIZES DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  7. PENALIDADES
  8. PERIODICIDADE
  9. HISTÓRICO DAS REVISÕES

 

 

  1. OBJETIVO

Esta Política de Privacidade tem como objetivo:

  1. Definir diretrizes claras: A política de privacidade define as expectativas da empresa em relação à privacidade e estabelece os padrões que devem ser seguidos por todos os funcionários.
  2. Assegurar a consistência: A política de privacidade ajuda a garantir que todos os departamentos e funcionários trabalhem de maneira consistente para atender aos requisitos de privacidade estabelecidos pela organização.
  3. Promover a conformidade regulatória: Ao adotar padrões de privacidade, a empresa pode garantir que seus produtos ou serviços estejam em conformidade com regulamentos e padrões da indústria.
  4. Fortalecer a confiança do cliente: Uma política de privacidade robusta demonstra o compromisso da empresa com a satisfação do cliente e ajuda a construir confiança e reputação no mercado.

 

Para os fins desta Política de Privacidade, “Titular” é toda pessoa física que se relaciona, de forma direta ou indireta, com a Sociedade.

A Sociedade é a “Controladora”, ficando responsável pelas decisões referentes ao tratamento de dados pessoais realizado direta e/ou indiretamente pela Sociedade. Para fins do presente instrumento, considera-se “Sociedade” todas as empresas do grupo econômico da Renova.

Entre outros indivíduos que podem se relacionar com a Sociedade, são considerados Titulares: candidatos a vagas de trabalho, visitantes, terceirizados, representantes de clientes, fornecedores, prestadores de serviço, prospects e/ou parceiros, contrapartes.

 

  1. ABRANGÊNCIA

Esta política tem abrangência sobre todas as áreas da Renova Invest e empresas do seu grupo econômico.

 

  1. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Renova Invest adota como política para a Privacidade:

 

Prestar serviços de assessoria de investimentos e administração de carteiras de valores mobiliários com qualidade, visando possibilitar ao cliente maior nível de satisfação, em conformidade com os requisitos legais e regulamentares, na busca pela melhoria contínua”.

 

  1. DIVULGAÇÃO E DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Essa política é de conhecimento de todos os sócios, colaboradores, prestadores de serviço, clientes, parceiros e demais partes interessadas. Deve ser divulgada da seguinte forma:

  1. Impressa;
  2. Nas campanhas de privacidade; e
  3. Digital, através da rede corporativa e no Site.

A política deve estar disponível em local de acesso dos sócios, colaboradores e prestadores de serviços e protegida contra alterações.

 

  1. RESPONSÁVEIS

A área de Compliance é responsável pela atualização dessa política.

 

  1. DIRETRIZES DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

1 - Como seus dados são coletados?

 

Os seus dados são coletados com a finalidade de fornecer à Renova determinadas informações, as quais são imprescindíveis para a prestação de serviços e/ou para a atividade da Renova, através de formulários, comentários em publicações e dados de navegação.

 

i.   Formulários

Coletamos seus dados quando você preenche qualquer um de nossos formulários.

 

ii.  Comentários

Também coletamos seus dados quando você preenche os campos necessários para

comentar em nossos artigos, publicações e páginas.

 

iii. Navegação

Seus dados são coletados, ainda, através de Cookies.

 

A Plataforma poderá usar cookies ou outras tecnologias similares para ajudar a personalizar a experiência dos Titulares. Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados na memória do seu computador. Um cookie contém informações que poderão ser lidas posteriormente por um servidor localizado no domínio que o emitiu.

 

Os cookies trazem diversos benefícios, uma vez que permitem identificar os Titulares quando estes retornam à Plataforma, possibilitando seu direcionamento a conteúdo personalizado e/ou serviços e produtos similares. Os cookies também poupam tempo, tornando desnecessário inserir as mesmas informações diversas vezes na Plataforma, uma vez que os dados são armazenados em cachê.

 

Importante

Em dados coletados através de Cookies, as informações pessoais, como seu nome, somente são coletadas se você fornecê-las voluntariamente quando solicitadas. Elas nos permitem lembrar de suas preferências, entregar anúncios direcionados e analisar o comportamento de nossas audiências.

 

Usamos ferramentas de análise de tráfego, como o Google Analytics, para saber os conteúdos

mais acessados por você em nosso site.

 

Desativação de Cookies

A maioria dos navegadores é configurada para aceitar automaticamente os Cookies.

Você pode alterar as configurações padrão, para bloquear Cookies ou receber alertas quando

um cookie estiver sendo enviado ao seu dispositivo.

 

Existem várias formas de gerenciar Cookies. É possível criar um bloqueio geral, bloquear sites

específicos e até mesmo bloquear Cookies de terceiros.

 

Bloquear todos os Cookies vai afetar o funcionamento da sua experiência, pois não será

possível identificar suas preferências e recomendar conteúdo e publicidade relevantes.

Consulte as instruções do seu navegador para saber mais sobre como ajustar ou alterar suas

configurações.

 

Lembre-se: a configuração desejada deve ser replicada em todos os dispositivos utilizados

para acessar o website, incluindo computadores, smartphones e tablets.

 

2 - Com quem seus dados são compartilhados?

Seus dados são mantidos com o Grupo Renova Invest e, via de regra, utilizados exclusivamente por nossa equipe.

 

A presente Política de Privacidade indica abaixo as situações em que os dados pessoais dos Titulares, assim como os dados pessoais de terceiros de qualquer modo inseridos na Plataforma pelos Titulares, serão compartilhados pela Sociedade:

 

Empresas do grupo:  A Sociedade poderá compartilhar informações, incluindo dados pessoais dos Titulares e de terceiros, com afiliadas e empresas do mesmo grupo sempre que tal compartilhamento for importante para o fornecimento dos Serviços, para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e/ou forem do interesse do Titular.

 

Operações societárias: Em decorrência de eventuais operações de reestruturação societária, fusões, aquisições, incorporações e similares, a Sociedade poderá compartilhar ou mesmo transferir informações, incluindo dados pessoais dos Titulares e de terceiros, para as pessoas físicas ou jurídicas de qualquer modo envolvidas na operação.

 

Terceiros: A Sociedade poderá compartilhar informações, incluindo dados pessoais dos Titulares e de terceiros, com o banco BTG e empresas do seu grupo econômico, parceiros comerciais e seguradoras para a execução dos Serviços.

 

Parceiros e prestadores de serviços: A Sociedade poderá compartilhar informações, incluindo dados pessoais dos Titulares e de terceiros, com empresas, organizações ou indivíduos que prestam serviços em nome da Sociedade para, por exemplo, implementar medidas de segurança da informação, disponibilizar software e/ou repositórios necessários às atividades da Sociedade etc. Essas empresas receberão permissão para obter apenas as informações necessárias para prestar o serviço adequadamente e poderão ser obrigadas a manter a confidencialidade das informações.

 

Prevenção de fraudes e segurança:  A Sociedade poderá divulgar ou compartilhar informações, incluindo dados pessoais dos Titulares e de terceiros, se acreditar, de boa-fé, que o acesso, o uso, a conservação ou a divulgação das informações seja razoavelmente necessário para (a) detectar ou impedir fraudes, bem como resolver questões técnicas ou de segurança, e; (b) garantir a segurança da Sociedade, dos Titulares e de terceiros. Neste caso, os dados e as informações poderão ser compartilhados com terceiros responsáveis pela investigação, incluindo órgãos do judiciário, autoridades e empresas de tecnologia da informação ou segurança da informação.

 

Demandas judiciais e investigações: A Sociedade poderá divulgar ou compartilhar informações, incluindo dados pessoais dos Titulares e de terceiros, com autoridades e/ou órgãos públicos, agências regulatórias, autoridades legais (p.ex. delegacias regionais), autarquias, órgãos de defesa do consumidor, órgãos do governo e do judiciário e/ou advogados nos seguintes casos: (a) para cumprir decisão judicial ou solicitação governamental; (b) para resguardar direitos e prevenir responsabilidades da Sociedade; (c) para investigar, impedir ou tomar medidas relacionadas a atividades ilegais, suspeitas ou reais, ou para cooperar com órgãos públicos, e; (d) investigar possíveis violações de direitos da Sociedade e/ou de terceiros.

 

Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias: A Sociedade poderá divulgar ou compartilhar informações, incluindo dados pessoais de Titulares e de terceiros, para cumprir obrigações legais, regulatórias ou qualquer outra determinação perante órgãos do governo e do judiciário, incluindo, mas não se limitando a, Ministérios e/ou Secretarias do Governo, autarquias federais, agências regulatórias e/ou autoridades legais (p.ex. Secretaria da Receita Federal e Comissão de Valores Mobiliários), órgãos de defesa do consumidor, órgãos judiciais e outros, além de órgãos reguladores cuja sede seja localizada fora do território Brasileiro (p.ex. US SEC, FINRA).

 

 3 – Finalidade e Uso dos Dados

 

A presente Política de Privacidade lista abaixo as principais situações em que - e as finalidades para as quais - os dados dos Titulares, assim como os dados de terceiros de qualquer modo coletados pela Sociedade, são utilizados:

 

Serviços: A Sociedade utilizará dados pessoais para: (a) elaboração de contratos de prestação de serviços; (b) assessoria, recomendações e gerenciamento no tocante a investimentos e gestão patrimonial, bem como administração de carteiras de valores mobiliários; (c) disponibilização dos serviços; e (d) análise de currículos, perfis de candidatos para a realização de processos seletivos.

 

Eventos: A Sociedade utilizará dados pessoais para: (a) informar os Titulares sobre eventos, cursos e palestras; e; (b) cadastro de Titulares em eventos, palestras e cursos.

 

Comunicação: A Sociedade utilizará os dados pessoais dos Titulares para entrar em contato com o Titular, assim como para enviar avisos, mensagens de texto e/ou lembretes.

 

Publicidade: A Sociedade poderá utilizar dados pessoais para: (a) enviar e-mails marketing, incluindo newsletter, relativos aos Serviços ou à Sociedade e/ou a empresas do mesmo grupo econômico da Sociedade; (b) exibir e/ou enviar anúncios que sejam compatíveis com o perfil do Titular, sendo que tais anúncios podem ser referentes à Sociedade e/ou a terceiros. Caso o Titular não tenha mais interesse em receber anúncios, o Titular deverá entrar em contato com o Encarregado, informando que não deseja mais receber comunicações de caráter publicitário.

 

4 - Como seus dados são protegidos?

A Renova Invest implementa controles de segurança para proteger os dados de todos os

clientes e visitantes do website.

 

Adotamos práticas alinhadas aos padrões técnicos e regulatórios de mercado para segurança

e privacidade de dados, com ações abrangentes em tecnologia e nos processos

organizacionais.

 

Adotamos as melhores medidas para preservar seus dados contra acesso, uso, alteração,

divulgação ou destruição não autorizados. Elas incluem:

 

  • proteção física e lógica dos ativos
  • comunicações criptografadas
  • gestão sobre os acessos
  • adesão ao desenvolvimento seguro de software
  • políticas internas de conformidade, que inserem a segurança no ciclo de vida dos nossos serviços.

 

Todos esses controles são continuamente revisados para acompanhar e reagir ao contexto

de ameaças na Internet.

 

Ainda assim, não é possível garantir que os nossos serviços sejam completamente invioláveis.

Porém, fique tranquilo. Contamos com equipes preparadas para detectar e responder

prontamente, no caso da ocorrência de algum evento ou incidente que comprometa a

segurança dos seus dados ou de nossos serviços.

 

5 – Duração do Tratamento dos Dados

Os dados pessoais serão tratados pela Sociedade enquanto perdurarem as finalidades indicadas nesta Política de Privacidade e/ou houver necessidade de manutenção destes, como, por exemplo, para respeitar os prazos legais de guarda, incluindo aqueles descritos na Lei no. 12.965/14 (Marco Civil da Internet) e no Decreto no. 8.771/16, ou para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias aplicáveis.

 

6 – Responsabilidades e Declarações do Titular

O Titular declara e reconhece que, ao disponibilizar dados, incluindo dados pessoais de terceiros, para a Sociedade (diretamente ou mediante a inserção ou disponibilização de documentos contendo tais dados):

 

✔         previamente, informou os respectivos terceiros e tomou todas as medidas necessárias para que os terceiros tivessem ciência do tratamento de seus dados pessoais pela Sociedade;

 

✔         no caso da inserção de dados pessoais de menores de idade, cientificou e obteve, previamente, o consentimento dos responsáveis legais no tocante ao tratamento de tais dados pela Sociedade;

 

✔         no caso da inserção de dados pessoais sensíveis (origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural etc.), cientificou e obteve, previamente, o consentimento dos Titulares de tais dados no tocante ao tratamento dos referidos dados pela Sociedade;

 

✔         as informações disponibilizadas, incluindo eventuais dados pessoais, são completas, verídicas e atualizadas, bem como não violam quaisquer direitos de terceiros ou normas legais aplicáveis.

 

Caso as declarações acima não estejam totalmente corretas e/ou as obrigações ora assumidas não sejam adequadamente cumpridas, o Titular se responsabiliza de forma exclusiva e integral por quaisquer prejuízos causados à Sociedade ou a quaisquer terceiros.

O Titular se responsabiliza pelas informações, incluindo dados pessoais, que disponibiliza para a Sociedade.

 

Na hipótese da Sociedade ser demandada, a qualquer tempo, em razão de fatos ou atos cuja responsabilidade seja atribuída ao Titular nos termos desta Política de Privacidade, o Titular, assim como o menor, a entidade ou a sociedade que ele representa, serão responsáveis de forma solidária e deverão: (a) intervir voluntariamente no feito, pleiteando a imediata exclusão da Sociedade da lide, (b) assumir a responsabilidade integral e exclusiva pelo pagamento e/ou pelas providências reclamadas, e (c) ressarcir integralmente a Sociedade pelos custos e despesas porventura incorridos em consequência da demanda.

 

Caso não se opere a referida exclusão, o Titular, o menor e/ou a entidade ou sociedade que o Titular representa, responderá pelo pagamento e pelo cumprimento integral da decisão ou, se aplicável, deverá ressarcir imediatamente a Sociedade.

 

7 – Controle de Seus Dados

A Sociedade disponibilizará meios para que Titulares possam compreender, corrigir, excluir ou modificar os dados que foram disponibilizados para a Sociedade.

 

Canais para exercer os seus direitos: Para exercer os direitos acima elencados, os Titulares de dados pessoais deverão dirigir sua solicitação ao Encarregado. Na referida solicitação, deverá constar: (a) a qualificação do Titular (nome completo e e-mail) dos dados pessoais; (b) a especificação da medida que o Titular de dados pessoais pretende em relação aos seus dados pessoais, e; (c) se for o caso, a especificação dos dados que são objeto da solicitação. O Encarregado responderá à solicitação do Titular de dados pessoais: (a) comunicando o atendimento da solicitação; (b) apresentando justificativa, caso não seja possível cumprir à solicitação, ou; (c) estimando prazo para atendimento da solicitação e a justificativa relativa à prorrogação do prazo.

 

Há situações em que a Sociedade precisará manter ou não poderá alterar os dados pessoais e, por tal razão, não poderá atender plenamente às solicitações que um Titular realizar, ainda que observadas as regras acima (p.ex. quando a manutenção dos dados pessoais se mostrar necessária para o cumprimento de obrigações legais ou para atender ordem judicial).

 

8 - Como você será avisado sobre alterações na Política de Privacidade

Estamos sempre aprimorando nossa Política de Privacidade. As alterações serão refletidas nesta página. Então, antes de usar um de nossos serviços, revisite esse conteúdo.

 

Quando forem realizadas alterações na Política, atualizaremos a data em que a última

alteração foi publicada. Assim, você pode identificar quando aconteceu a mudança mais

recente.

 

Lembre-se: ao continuar a acessar os serviços depois que as alterações passarem a valer,

você concorda em estar vinculado à nova versão da Política de Privacidade.

 

9 - Quem é o encarregado dos dados na Sociedade? (Data Protection Officer - DPO)

A Sociedade indica a pessoa física abaixo qualificada para o cargo de “Encarregado”, que ficará então responsável por auxiliar e orientar os Titulares de dados em todas as questões relativas a esta Política de Privacidade ou ao tratamento de dados pessoais realizado pela Sociedade, assim como para atuar como canal de comunicação entre os Titulares, a Sociedade e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

 

Nome: Fagner Cassio Campos Santos.

 

Se precisar falar conosco sobre esse assunto, entre em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 11 3192-3882.

 

  1. PENALIDADES

Toda e qualquer infração à Política de Privacidade deverá ser informada à área de Compliance e, por conseguinte, apurada através de procedimentos internos, que deverão ser conduzidos pelo gestor da área em que se encontra alocado o sócio, colaborador ou prestador de serviços que cometeu a infração, em conjunto com o responsável da área de Pessoas & Cultura e do Jurídico da Renova Invest.

  1. PERIODICIDADE

Esta política será revisada e atualizada periodicamente, no mínimo a cada 01 (um) ano, ou sempre que algum fato relevante ou evento ocorrer que motive a revisão antecipada da mesma, conforme análise e decisão da área de Compliance.

 

  1. HISTÓRICO DAS REVISÕES

Controle de Versões

Versão

Data

Responsável

Descrição das alterações

Elaboração

Aprovação

 

 01

 20/04/2024

G&P

Bruno Ismar

Implantação do documento

 02

 28/03/2025

Compliance

Juliana Godoy

Revisão geral do documento

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