Renova Invest Facebook

O que é viés de ancoragem e como proteger os seus investimentos

Você já deve ter ouvido falar em viés de ancoragem por aí ou então, que a paciência é a melhor amiga dos investidores. Ainda mais quando resolve colocar o seu dinheiro em um investimento em renda variável e caso ocorram perdas, é só dar tempo ao tempo.

Mas não é bem assim e seguir isso pode te levar a perdas irrecuperáveis só por conta do viés de ancoragem. Vamos descobrir!

E qual o motivo disso?

Investir e dar minimamente errado é normal, não quer dizer que você fez um negócio ruim – e vice versa. Por exemplo, se um investidor investe em imóveis ou ações e logo depois, os ativos passam alguns anos em baixa, esperar a recuperação do preço de compra para vender pode não ser a melhor opção.

Até porque é possível chegar ao seu patrimônio original vendendo seu ativo na baixa e comprando outro que tenha um maior potencial de valorização. Qual o motivo disso? Bom, um dos principais gatilhos para os investidores se manterem um ativo, mesmo que seja claro que não vale a pena, é o viés de ancoragem.

O impacto das finanças comportamentais

Finanças comportamentais é uma área do estudo de economia e finanças. Ela se dedica a analisar os fatores que influenciam a tomada de decisão e, portanto, o comportamento dos participantes das relações econômicas. Enquanto outras áreas baseiam seus estudos no pressuposto de que decisões e comportamentos nas relações econômicas são racionais. Já a área de finanças comportamentais entende que não é assim, porque somos influenciados por fatores cognitivos, sociais e emocionais.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Um dos pioneiros dessa combinação entre psicologia e economia foi Richard Thaler, economista norte-americano que chegou a receber um prêmio Nobel por seus estudos, em 2017. Em sua teoria, Thaler cria duas categorias de pessoas.

  1. A primeira categoria são as pessoas idealizadas, que agem sempre de forma racional. Essas são chamadas de Econse não existem;
  2. A segunda categoria são as pessoas reais, que compram por impulso, gastam por status e fazem investimentos esperando ganhar dinheiro de forma rápida e fácil. Essas são chamadas de Humans.
Todos esses fatores – impulso, busca por status, desejo de enriquecimento – e muitos outros afetam nossa perspectiva na hora de tomar decisões. Outros pesquisadores que também tiveram um papel significativo para a evolução dessa área do pensamento econômico são Daniel Kahneman e Amós Tversky.

Em suas pesquisas, Kahneman e Tversky demonstraram que as decisões são tomadas por meio de heurísticas. As heurísticas são processos cognitivos que ignoram parte das informações envolvidas em uma situação, de modo a simplificar a tomada de decisão.

É claro que, ao ignorar informações, as heurísticas podem gerar vieses. Em outras palavras, elas podem fazer com que uma determinada decisão seja favorecida indevidamente, simplesmente porque não estamos analisando a situação de forma completa.

Descubra o que são os vieses cognitivos aqui.

Viés de ancoragem

Sendo assim, os vieses cognitivos são tendências que as pessoas possuem para tomarem decisões irracionais. Entre todos os vieses estudados, há o de ancoragem, em que a exposição prévia de uma informação leva a considerá-la com muita força na hora de tomar uma decisão.


O investidor ter a tendência de se “ancorar” no valor da cota de entrada de um fundo – seja de ação, multimercado ou qualquer um – ao tomar a decisão de manter a aplicação ou fazer o resgate dela. Ou seja, a pessoa pode manter uma posição perdedora só por esperar o retorno da cota ao preço original, sem perspectivas animadoras.

Como se proteger da ancoragem

Fazer planos nunca é um mal sinal, porém, também não é motivo para se acomodar nas suas escolhas, ainda mais se tratando de ativos de risco. Se você optar em aplicar em renda variável, deve considerar o custo de oportunidade, ou seja, o quanto deixa de ganhar em outras modalidades de investimento.

Por isso, não deixe de ficar ligado nas informações e análises do mercado financeiro para sempre encontrar outros ativos que podem ter melhor potencial de valorização. Tanto que se você investiu em um ativo que perdeu valor e não há boas perspectivas, uma opção o é vender e comprar outros ativos que tenham recomendações fortes.

Reconhecer a perda é uma atitude inteligente para voltar a ter ganhos. É uma forma de continuar contando com a oportunidade da renda variável, mas com maior probabilidade de atingir seus objetivos. Muito bom, não?

Pra não esquecer!

Ancoragem nada mais é do que a fixação de expectativas em torno de um determinado valor. Portanto, todas as decisões são tomadas em torno desse valor. Por exemplo, se algum especialista afirmar que certa ação vai se valorizar 500% em 2022 e o investidor pode se recusar a vender seus ativos, mesmo sendo claro que nunca vão atingir esse patamar.

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Caso queria conhecer mais alternativas de investimentos, conte com a nossa assessoria! Entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para ajudar você!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.