Renova Invest Facebook

Qual a ligação do fundo soberano da Arábia Saudita com o Credit Suisse?

Holding Imobiliária
Holding Imobiliária

O fundo soberano da Arábia Saudita tem uma grande relação com a crise financeira que o Credit Suisse está passando. Mas antes de entender qual o nível de intimidade dos dois, vamos primeiro pontuar o que aconteceu com o famoso banco suíço de investimentos.

O Credit Suisse teve desvalorização de 24% e teve as negociações suspensas por vários momentos. Teve dias que o papel chegou a cair 30% e com as ações caíam, o medo de gerar um risco sistêmico aumentou.

E depois da segunda quinzena de março, tudo foi por água abaixo. A notícia de que um dos principais acionistas do Credit Suisse, o Saudi National Bank, não colocaria mais recursos na instituição financeira abalou todo o sistema. 

Segundo o presidente, Ammar Al Khudairy, se o banco saudita aumentasse a sua participação haveria problemas regulatórios. Além disso, um dia antes do problema estourar,  o banco suíço disse em comunicado que teria “fraquezas materiais” nos controles internos.

A consequência disso é não conseguir mais realizar os relatórios financeiros consolidados com confiança. Inclusive, não é algo de hoje, a verdade é que o problema se arrasta desde 2019 e pode já ter afetado os relatórios anteriores. 

Histórico do Credit Suisse

Em outubro de 2021, a instituição financeira começou uma reestruturação com a expectativa de que conseguisse um aumento de capital de US$ 4 bilhões. A oportunidade chamou atenção dos investidores do Oriente Médio. 

Já em 2022, o banco suíço fechou o seu balanço com seu pior resultado em 14 anos, apresentando  uma perda líquida de 7,3 bilhões de francos. 

A coluna de Assis Moreira, no Valor Econômico, noticiou que dois fundos foram responsáveis pelo prejuízo de 2022.

  • O primeiro seria pela perda de 5 bilhões de francos com o fim do fundo especulativo americano Archegos;
  • O segundo seria pela liquidação dos fundos Greensill, que é uma empresa britânica com prejuízo na casa de US$ 10 bilhões. 

Por último, o grupo suíço UBS Group AG adquiriu o Credit Suisse, em março.  O valor da aquisição foi de 3,25 bilhões de dólares e operação foi confirmada pelo Banco Nacional da Suíça (SNB, na sigla em inglês). 

Especialistas do mercado financeiro acham que o Credit Suisse é grande demais para quebrar. Outros acham que não, que pode ser grande demais para ser salvo. 

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Papel da Arábia Saudita no Credit Suisse

Agora, você deve estar se perguntando sobre qual de fato a ligação entre o fundo soberano da Arábia Saudita e o Credit Suisse. Bom, começa pelo fato do Saudi National Bank não investir mais seu dinheiro na instituição financeira da suíça.

O banco da Arábia Saudita é o maior acionista e um dos proprietários é o mesmo responsável pelo fundo soberano do país, o príncipe Mohammed. Tanto que ano passado, as ações do Credit Suisse chegaram a subir até 7,5% apenas com a possibilidade de que o príncipe da Arábia Saudita assumisse uma participação no banco da Suíça. 

Isso acabou acontecendo mais para frente. O que mostra de como os fundos soberanos do Oriente Médio estão conseguindo aumentar sua atuação em todo mundo. Pois a decisão do príncipe herdeiro foi capaz de quase quebrar o banco suíço. 

Você deve estar se perguntando como um fundo soberano é capaz de movimentar quantias bilionárias de dinheiro. A  região adquiriu participações em empresas e times de futebol, além dos ganhos com os preços do petróleo e do gás natural.

Ou seja, os chamados “petrodólares” se tornaram importantes para o Credit Suisse e outros negócios pelo mundo. A Copa do Mundo no Catar ilustra bem esse movimento de tecnologia e poder. 

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.