Horário das 8:30-19:00
atendimento@renovainvest.com.br
11-3192-3882

É hora de fazer uma Reforma na sua Previdência Privada!

É hora de fazer uma Reforma na sua Previdência Privada!

//
Posted By
/
Comentário0
/

O principal assunto de 2019 até aqui é, sem dúvidas, a proposta da Reforma da Previdência. Aqueles que estão focados em construir uma aposentadoria tranquila para o futuro, no entanto, precisam também se atentar a questões importantes que envolvem outro tipo de Previdência: a Previdência Privada.

É conhecida como Previdência Privada qualquer construção de patrimônio visando garantir uma aposentadoria fora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). E, apesar de ainda não fazer parte da vida da maior parte de boa parte da população brasileira, esta modalidade de investimento vem se destacando já há algum tempo – impulsionada, especialmente, pela necessidade de uma reforma na Previdência Social no Brasil – e se tornando cada vez mais conhecida entre aqueles que têm o hábito de investir.

Previdência Privada em números

Nos últimos dois anos, a Previdência Privada foi a modalidade de investimentos que mais recebeu aportes dos brasileiros. Segundo dados da Associação de Bancos e Fundos de Investimento (ANBIMA), o mercado de Previdência Privada no Brasil já soma R$ 836 bilhões.

Deste montante, cerca de R$ 610 bilhões estão concentrados no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal, respectivamente. E é exatamente neste ponto que se encontra um grande problema: a baixa rentabilidade dos investimentos para Previdência Privada.

De acordo com um estudo encomendado pela empresa de informações financeiras Economatica, que incluiu 926 fundos de previdência, o retorno médio do mercado para os Planos de Previdência Privada PGBL e VGBL no Brasil é de 87,6% do CDI! Uma rentabilidade preocupante para quem deseja ter uma aposentadoria tranquila no futuro.

Deixando dinheiro na mesa

Muitos investidores não percebem, mas o fato é que uma rentabilidade ruim dos investimentos direcionados à aposentadoria pode representar uma grande perda de dinheiro no longo prazo.

Por outro lado, basta que o investidor escolha produtos investimentos com bons rendimentos para sua aposentadoria – sempre alinhados ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos pessoais – que o montante de dinheiro somado ao longo dos anos se multiplica e se acumula a uma velocidade muito maior.

Fazer um mau negócio na hora de escolher seus investimentos para a aposentadoria, portanto, pode acabar fazendo você deixar dinheiro na mesa e perder, no longo prazo, uma imensa quantidade de dinheiro que faria toda a diferença no futuro.

E não são apenas os correntistas dos grandes bancos que estão fazendo maus investimentos em Previdência Privada – que oferecem, muitas vezes, retornos baixos e liquidez restrita. Hoje, não é incomum que clientes de plataformas Privates e até mesmo clientes em corretoras apliquem seu dinheiro em produtos com performance abaixo do CDI.

Esta é uma realidade que poderia ser evitada se todos investidores tivessem acesso a boas informações de investimento – que fundamentariam com maior solidez suas decisões de investimento – e um atendimento personalizado, focado em orientá-los e auxiliá-los a fazer aportes mais rentáveis para a aposentadoria.

Rentabilidade x práticas do mercado

A triste realidade da escolha de investimentos de Previdência Privada com baixa rentabilidade acaba justamente esbarrando na falta de boas práticas do mercado em alguns aspectos– o que acaba prejudicando o investidor que busca garantir uma aposentadoria mais tranquila.

A primeira prática nociva para o investidor que tem o costume de fazer aportes para Previdência Privada está nas altas taxas de administração dos fundos de previdência. A segunda prática está relacionada à composição do fundo, em si. Ocorre que muitos gestores compõem a carteira do fundo de previdência com ativos dos próprios bancos ou títulos públicos com compromisso de recompra – com taxas negociadas diferentes daquelas asseguradas em uma aquisição seca.

Estas práticas – que tendem a deixar o retorno dos fundos de previdência ainda pior – são pouco conhecidas pelos investidores e acabam afetando diretamente a rentabilidade do investimento e o resultado global da carteira do investidor para aposentadoria.

É preciso também destacar, neste contexto, o mau atendimento oferecido aos investidores por bancos – e agora também por algumas corretoras. Com o crescimento do setor e a falta de mão-de-obra qualificada, muitos clientes que transferiram recursos dos grandes bancos para as corretoras estão ficando cada vez mais abandonados na base de algumas destas instituições.

Reformando sua Previdência Privada

Diante desta realidade do mercado brasileiro é cada vez mais urgente que você, enquanto investidor, reveja seu planejamento para a aposentadoria. O fator taxa básica de juros também precisa ser considerado nestas horas: em tempos de Selic em patamares mais baixos, é ainda mais necessário fazer boas escolhas de investimento quando o assunto é Previdência Privada.

Estas oportunidades, contudo, costumam estar fora os grandes bancos tradicionais. Na gestão independente, fora das instituições tradicionais, é possível encontrar portfólios tipicamente de renda fixa com retorno médio histórico entre 104% e 113% do CDI, mas com trajetória relativamente curta.

Entre estes portfólios, é possível destacar o BTG Conservador Previdência, Sparta TOP Previdencia e Icatu Seg conservador. Para aqueles investidores que aceitam se expor um pouco mais aos riscos e abrir mão da liquidez de curto prazo, um dos caminhos a seguir pode ser aumentar a parcela em Renda Variável ou Fundos Multimercados em seu portfólio.

Com uma boa diversificação, é possível para qualquer investidor buscar melhores retornos que os tradicionais Fundos de Previdência. Alguns fundos como o BTG Pactual Previdência IMA-B Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Renda Fixa e o fundo Verde Am Icatu, por exemplo, acumulam rentabilidade de 203% e 185% do CDI nos últimos 12 meses.

Confira a seguir um comparativo do fundo do BTG Pactual Previdência IMA-B Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Renda Fixa com o CDI:

Fonte: Vérios

O mercado brasileiro oferece inúmeras oportunidades de bons investimentos para os investidores e não há mais desculpas para perder o dinheiro da sua aposentadoria com produtos financeiros de baixa rentabilidade. Procure conhecer a gama de investimentos de qualidade disponíveis no mercado e avalie a possibilidade de começar a fazer, o quanto antes, uma verdadeira reforma na sua Previdência Privada.

Revise seu portfólio de investimento e considere fazer um upgrade nos seus investimentos. E, se precisar de ajuda ao longo desta jornada, conte conosco. A equipe da Renova Invest conta com assessores altamente preparados para auxiliar o investidor a montar um bom portfólio – sempre alinhado aos seus objetivos e às metas pessoais.