Horário das 8:30-19:00
atendimento@renovainvest.com.br
11-3192-3882

O que é e quais as vantagens de um family office? Descubra!

O que é e quais as vantagens de um family office? Descubra!

//
Posted By
/
Comentário0
/
Categories

Cuidar do patrimônio e mantê-lo em constante crescimento não é uma tarefa fácil para nenhum investidor. Mas, você já imaginou como esta gestão pode se tornar quase impossível de ser realizada entre aqueles que possuem um patrimônio financeiro muito elevado?

É justamente para atender às necessidades destas famílias com amplo patrimônio financeiro que existem os family offices. No artigo de hoje você irá descobrir o que é e as principais vantagens de um family office para este perfil familiar.

Acompanhe!

O que é um family office?

Os family offices – também conhecidos como Family Offices Management – são empresas que atuam no segmento de gestão de patrimônio privado voltado às famílias com alto patrimônio e alto poder aquisitivo. Diferente de outras empresas de assessoria ou consultoria, um family office oferece uma estrutura completa de assessoria em diversas áreas – como a área fiscal, contábil, jurídica e de investimentos.

Um family office também costuma disponibilizar aos seus clientes serviços de administração, planejamento patrimonial, gestão de ativos, gestão fiduciária e até mesmo planejamento de filantropia. O objetivo dos family offices, portanto, é oferecer solução personalizada para cada um dos seus clientes.

Estes serviços são realizados por profissionais especializados em gerir recursos e fortuna de famílias ou empresas familiares. Este modelo de gestão patrimonial de investidores com alto patrimônio financeiro é bastante utilizado nos Estados Unidos e em outros grandes países do mundo; no Brasil, existem ao menos quatro grandes empresas de family office, além de diversos outros escritórios que também oferecem um amplo conjunto de serviços aos seus clientes.

Como os family offices funcionam?

Na prática, não existe um perfil de cliente pré-estabelecido no mercado para oferta destes serviços. É comum, no entanto, que o perfil de famílias atendidas pelas family offices seja de uma família com alto poder aquisitivo e que possuam patrimônios acima de dezenas ou centenas de milhões – o que torna, portanto, impossível para a própria família gerir seus recursos por conta própria.

Serviços oferecidos

Como você já sabe, o family office oferece aos seus clientes muito mais do que uma gestão de patrimônio ou assessoria em investimentos. Este tipo de empresa procura atender às necessidades de seus clientes de forma ampla e global, atuando em praticamente todas as áreas que abrangem a vida financeira de cada um dos clientes – visando à manutenção, crescimento e sucessão de recursos, sejam eles líquidos (como os investimentos em geral) ou ilíquidos (como imóveis, terrenos, obras de arte, entre outros).

Por conta disso, há oferta de serviços no âmbito da gestão fiscal e tributária, gestão de riscos, sucessão empresarial e sucessão patrimonial, educação financeira familiar, e muitos outros. É comum também que empresas familiares utilizem os family offices como meio de criação e organização da governança corporativa.

Quais as vantagens do family office?

A principal vantagem do family office para o investidor com alto poder aquisitivo e um grande patrimônio financeiro e sua família é poder contar com um serviço 100% personalizado de investimento, gestão e consultoria em diferentes frentes.

Além disso, a própria estrutura familiar acaba sendo impactada positivamente pelo serviço destes escritórios – uma vez que fornece às famílias liberdade de precisarem atuar ativamente na gestão do seu patrimônio e tranquilidade de não precisarem lidar com burocracias administrativas e outras complexidades inerentes a esta gestão patrimonial.

Para as famílias com grande patrimônio financeiro, portanto, o gerenciamento de riqueza (wealth management) realizado por uma empresa e por profissionais especializados pode tornar a tarefa de preservar e aumentar o patrimônio familiar muito mais simples, fácil e rápida – permitindo que cada membro familiar aproveite ao máximo seus ativos atuais sem delapidação de patrimônio enquanto uma equipe trabalha para gerir, manter e rentabilizar este patrimônio.

Agora que você já sabe como funciona um family office, que tal abrir sua conta em uma corretora de valores e ter acesso a uma assessoria personalizada, que ajudará você a encontrar as melhores oportunidades para a alocação dos seus recursos? Entre em contato conosco e abra sua conta!