Renova Invest Facebook

Você sabe como funciona um Fundo pós fixado?

Você sabe como funciona um Fundo pós fixado?
Você sabe como funciona um Fundo pós fixado?

Na hora de investir na renda fixa é preciso decidir entre obter rentabilidade pré ou pós-fixada. Os fundos também podem apresentar essas divisões e, por isso, é relevante aprender como funciona um fundo pós-fixado.

Ele acompanha indicadores de mercado e pode ser interessante em determinados momentos e situações econômicas. Ao mesmo tempo, é fundamental saber fazer a análise corretamente, para tomar a melhor decisão para a sua carteira de investimentos e para os seus objetivos.

Na sequência, descubra quais são as características dos fundos pós-fixados e confira as oportunidades que eles oferecem!

O que é um investimento pós-fixado?

Um investimento pós-fixado é uma alternativa de renda fixa que tem rentabilidade atrelada a um indicador econômico. Então, por um lado, existe uma regra específica quanto à rentabilidade, mas o valor varia com a flutuação do indicador.

No mercado financeiro brasileiro, há três indicadores que costumam ser usados. O primeiro é a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia. A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, faz uma reunião para decidir o valor da taxa.

O outro é o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que acompanha a Selic, ficando um pouco abaixo dela. Investimentos pós-fixados atrelados a ele tendem a definir o rendimento na forma de um percentual do CDI.

Por fim, há o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a taxa oficial de inflação do Brasil. O indicador é mais utilizado em investimentos de rendimento híbrido, ou seja, com uma taxa fixa mais a variação pós-fixada.

O que é um fundo pós-fixado?

Agora que você conhece os investimentos de renda fixa pós-fixados, é o momento de conhecer os fundos. Nesse caso, o fundo pós-fixado se caracteriza por investir em títulos com rentabilidade atrelada a um indicador econômico com resultado que pode variar ao longo do tempo.

Em comparação, os fundos prefixados são aqueles que investem em títulos com rentabilidade que é definida no momento do contrato, por meio de uma taxa fixa. Com isso, os fundos com títulos prefixados permitem saber quais serão os ganhos no resgate, ao contrário dos pós-fixados.

Como funciona o fundo pós-fixado?

Quando se fala em fundos de investimento é preciso entender que eles envolvem a participação de diversos investidores que adquirem cotas. O portfólio do fundo, então, é movimentado por um gestor. O profissional define como alocará os recursos.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

No caso de fundos pós-fixados, a prioridade é dada aos títulos com esse tipo de rentabilidade. É comum que os títulos do Tesouro Nacional estejam presentes, com foco no Tesouro Selic. O Tesouro IPCA também pode fazer parte de fundos de longo prazo.

No momento previsto para encerramento do investimento, é possível resgatar os valores, somando a rentabilidade obtida por incidência do indicador financeiro escolhido.

Quais são as principais estratégias?

Para saber como funciona o fundo pós-fixado também é essencial entender que podem ser adotadas diversas estratégias. Como o retorno obtido está atrelado a um indicador, há mais possibilidades para o gestor atuar para encontrar oportunidades atraentes.

Como visto, os títulos do tesouro costumam receber prioridade e a maior parte dos recursos. No entanto, pode ocorrer o investimento em alternativas de renda fixa do mercado financeiro, em busca de mais rentabilidade.

Um fundo moderado ou arrojado pode aumentar o valor alocado no crédito privado, por exemplo. Com isso, o patrimônio pode ser composto por certificados de recebíveis imobiliários (CRI) e do agronegócio (CRA), além de debêntures.

Há, ainda, os fundos que alocam a maior parte dos recursos para adquirir cotas de outros fundos pós-fixados. Com a variação de estratégias, o perfil de risco também oscila, bem como o potencial de retorno financeiro.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Os fundos pós-fixados podem ser positivos para determinados objetivos. Por exemplo, podem ser úteis para alocar reservas de emergência, em especial quando apresentam alta liquidez. Porém, é preciso conferir o perfil de risco, já que a segurança é um aspecto importante nesse objetivo.

Outra vantagem é que podem oferecer resultados em um momento de oscilação positiva dos juros. Se a expectativa para a Selic for de alta, essa pode ser uma escolha interessante. Afinal, é provável que o retorno do Tesouro Selic seja maior.

Em relação às vantagens também é preciso considerar que o investimento em renda fixa é potencialmente mais seguro, especialmente se comparado à renda variável. Essa classe é conhecida por ter previsibilidade nos rendimentos.

Além disso, como os fundos costumam investir em diversos ativos simultaneamente, podem ser alternativas para quem pretende diversificar a carteira. É possível se expor a títulos diferentes, manejando os riscos.


Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção às desvantagens. Por exemplo, limitação na rentabilidade ou resultado menor em momento de queda de juros. Avalie também cada fundo com atenção, para conhecer eventuais riscos e desvantagens específicos.

Vale a pena investir em fundo pós-fixado?

Até aqui, você conferiu as principais características e como funciona um fundo pós-fixado. No entanto, será que essa alternativa realmente é atraente e deve fazer parte da sua carteira? Para responder isso, é preciso fazer uma análise do mercado financeiro e das suas expectativas.

Em um cenário de queda de juros, talvez não seja tão oportuno alocar uma grande quantidade de recursos nesse tipo de fundo. Porém, se você prioriza a liquidez e espera poder resgatar quando quiser, esse pode ser um investimento que atende às suas demandas.

O investimento nesse fundo também não precisa excluir a modalidade prefixada. É possível unir alternativas prefixadas e pós-fixadas para diversificar a carteira ou para atender a múltiplos objetivos.

Portanto, é preciso ponderar o que faz sentido para a sua realidade, considerando as características individuais que são apresentadas na lâmina de cada fundo. Caso ele seja adequado para sua carteira, é fundamental avaliar a estratégia para selecionar aquela que fizer mais sentido.

Sabendo como funciona um fundo pós-fixado, você pode adicionar essa alternativa à sua carteira de investimento. Porém, não deixe de considerar o potencial dos fundos prefixados e sempre considere as suas características, como perfil de investidor e objetivos.

Se quiser acompanhar outras informações e novidades, confira nossas publicações no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.