Renova Invest Facebook

Conheça o FIP VIGT11

Conheça o FIP VIGT11
Conheça o FIP VIGT11

Você já ouviu falar no fundo de investimento em participação VIGT11? Se você está buscando por mais informações sobre este FIP, está no lugar certo.

Os FIPs são diferentes da maioria dos fundos de investimentos encontrados no mercado. Isso porque eles podem comprar ações de companhias de capital aberto, debêntures conversíveis, bônus de subscrição e também podem investir em empresas de capital fechado.

De maneira geral, o objetivo de um FIP é participar do processo de decisão das organizações nas quais ele investe. Dessa forma, visa obter influência na definição da política estratégica e na gestão destes negócios.

No mercado brasileiro, um dos FIPs disponíveis é o VIGT11. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre esse Fundo de Investimento em Participações!

Conhecendo o FIP VIGT11

O Vinci Energia FIP-IE é um fundo de investimento em participações em infraestrutura gerido pela Vinci Infraestrutura Gestora de Recursos Ltda.

Este fundo tem como objetivo investir em ativos do setor elétrico, bem como geradoras e transmissoras de energia escolhidos pela empresa Vinci.

A escolha dos ativos é sustentada por diversos aspectos, como: qualidade técnica, previsibilidade na geração de caixa, longevidade operacional e possibilidade de escala da companhia.

 

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Informações sobre o fundo

O fundo atende pelo nome de Vinci Energia Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura. Ele é negociado sob o ticker VIGT11.

A gestão do fundo fica por conta da própria Vinci. Ademais, o administrador do fundo é o Banco de Investimentos BTG Pactual, o qual também exerce o papel de escriturador. O formador de mercado do fundo é a corretora XP Investimentos.

Conforme dados da página oficial do fundo, o Vinci Energia FIP-IE emitiu cerca de 4.200.00 cotas.

A taxa de administração do fundo é de 1,5% ao ano. Desse modo, cobra-se essa taxa a partir da data da primeira integralização de cotas. A cobrança se dará sobre seu patrimônio líquido ou sobre seu valor de mercado, o que for maior.

Na cobrança dessa taxa, deve ser observado o valor mínimo mensal de R$20 mil, corrigido no mês de janeiro pelo índice IGP-M acumulado no ano anterior. Não há cobrança da taxa de performance.

O setor no qual o fundo investe é o de energia elétrica. Ou seja, o FIP em questão investe em um segmento indispensável ao desenvolvimento socioeconômico do país.

Portfólio do fundo

O FIP Vince IE atualmente investe em linhas de transmissão de energia em três empresas: Lest, Arcoverde e TPAE.

A Vinci realiza uma gestão ativa do fundo, implementando as melhores práticas de mercado – a fim de buscar os melhores resultados aos investidores que participam do FIP.

O VIGT11 tem como parte da sua estratégia de construção de portfólio privilegiar investimentos em ativos de transmissão bem como geração de energia que possuem as seguintes características:

  • baixo risco de crédito da empresa;
  • receitas ajustadas pela inflação;
  • contratos de longo prazo que permitam prever uma boa receita dos ativos;
  • ativos operacionais ou com risco de implementação mais baixo;
  • ativos de portes variados que diversifiquem o risco e permitam negociações em ambientes menos competitivos.

Indica-se o VIGT11 para quem?

Como você sabe, o VIGT11 é um fundo de investimento em participações. Logo, está disponível apenas para investidores qualificados – isto é, que possuem mais de R$1 milhão investidos ou têm certificações para trabalhar no mercado financeiro.


Dessa forma, indica-se esse FIP para investidores qualificados que desejam diversificar seus investimentos e investir no setor de geração e transmissão de energia a partir desta modalidade.

Vale a pena?

O VIGT11 pode trazer boas chances de lucro aos investidores no longo prazo. Contudo, ele pode não ser uma alternativa para quem visa o curto prazo ou não possui tolerância a se expor a maiores riscos.

Antes de investir neste FIP, portanto, é essencial conhecer seu perfil de investidor e seus objetivos. Assim, ficará mais fácil avaliar se esta modalidade faz sentido para o seu portfólio.

Quer saber mais sobre o VIGT11 ou conhecer outros FIPs do mercado? Então entre em contato conosco!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
10 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.