Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

Valor extrínseco: o que é e qual o seu significado para o mercado financeiro

Valor extrínseco o que é e o seu significado no mercado financeiro
Valor extrínseco o que é e o seu significado no mercado financeiro

Ao comprar ativos ou derivativos, como Ações e Opções, muitos investidores olham para o potencial de valorização de uma empresa. Contudo, é preciso uma análise mais completa. Vale a pena analisar fatores como o seu valor extrínseco, por exemplo.

Os entusiastas desses mercados provavelmente já ouviram falar de valor intrínseco — ou seja, do chamado “preço justo” de um ativo. Ele se relaciona ao conceito de Valuation. Logo, avalia o que a empresa vale para comparar com o preço que Ação está sendo negociada.

Mas o que será o valor extrínseco e como ele impacta a análise de um ativo ou derivativo? Saiba mais a seguir!

O que é o valor extrínseco?

Na língua portuguesa, é possível definir “extrínseco” como algo externo e passível de impactar um objeto, condição ou pessoa. No mercado financeiro, uma ideia semelhante é usada. Afinal, a definição ampara a avaliação de investimentos no mercado de Ações e Opções.

Ao falar sobre valor extrínseco de um ativo ou derivativo, o investidor está analisando o valor no tempo de um investimento. Ele, por sua vez, representa o risco envolvido no tempo de exposição do capital.

Assim, quanto maior for o valor extrínseco de um ativo financeiro, maior será o risco envolvido nele — e vice-versa. Isso porque tem relação com o nível de incerteza que o investimento gera.

Além dessa definição, o valor extrínseco também é usado como valor de expectativa. Nesse sentido, ele se volta ao mercado de Opções e ajuda a avaliar a expectativa de valorização de um ativo com o tempo.

O que interfere na definição desse valor?

Agora que você entendeu o que é valor extrínseco, é interessante analisar os pontos que o impactam. Os cenários políticos, econômicos e as crises são apenas alguns fatores que afetam diretamente o valor no tempo de um investimento.

Confira outros dois!

Expectativas do mercado

As expectativas de mercado impactam diretamente o valor extrínseco de um ativo. Isso porque trazem ao investidor a visão que outras pessoas têm do ativo ao longo do tempo. Assim, oferecem uma visão externa do cenário econômico em torno desse ativo.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Grau de volatilidade

O grau de volatilidade de um ativo diz respeito ao movimento que sua precificação faz ao longo do tempo, dentro de um determinado cenário financeiro. Novamente, é um fator que diz respeito aos impactos externos que o ativo objeto sofre.

Inevitavelmente, percebe-se que os pontos citados sofrem a interferência do risco de oportunidade. Ele fala sobre a perda de melhores oportunidades no tempo em que o capital está empregado.

Em conclusão, é possível dizer que o fator extrínseco pode ser um tanto quanto subjetivo. Afinal, ele dependerá da percepção do mercado quanto à possibilidade de o investimento trazer benefícios ao investidor.

Qual a diferença entre o valor intrínseco e o valor extrínseco?

Essa é uma dúvida comum. A maior diferença entre valor intrínseco e valor extrínseco é fato do primeiro analisar o impacto de aspectos internos no valor do tempo de um ativo. Enquanto isso, o segundo avaliará os externos.

Alguns investidores se perguntam se um é melhor que o outro. A resposta é: não. Valor intrínseco e valor extrínseco são ferramentas complementares. Portanto, não se anulam. Desse modo, é interessante usar ambas para encontrar boas oportunidades.

Contudo, é fundamental alinhar essas métricas aos objetivos e seu perfil de investidor para tomar decisões no mercado financeiro. O conceito terá relação com o que você busca ao investir.

Pense em um investidor menos arrojado, por exemplo. Enquanto ele preferirá comprar Ações com baixo valor extrínseco, investidores com maior apetite a risco podem priorizar os potenciais de ganho. Assim, poderão tolerar valores extrínsecos mais altos.

Qual o significado do valor extrínseco no mercado de Opções?

O valor no tempo de um investimento é um conceito fortemente aplicado no mercado de Opções, que se refere à negociação de derivativos na bolsa. Nesse caso, é comum que se avalie a expectativa de valorização no tempo de um ativo.

De modo a fazer isso, considera-se tanto o valor intrínseco quanto o valor extrínseco. Isso porque é a somatória dos dois tipos de valores que representará o prêmio de uma determinada Opção.

Nesse cenário, resumidamente, o valor extrínseco terá a função de medir o risco e o tempo do ativo. Já o intrínseco mensurará o potencial interno da empresa. O valor extrínseco de uma Opção é calculado pela subtração do seu preço atual do seu valor intrínseco.


Assim, confirma-se o que foi dito acima. Os dois conceitos podem — e devem — se complementar, em especial nas Opções.

Por que o investidor precisa conhecer esses conceitos?

Conhecer o valor extrínseco (e intrínseco, conforme visto) de um ativo é importante para que os investidores façam escolhas verdadeiramente alinhadas às suas necessidades. Isso porque ambos os conceitos atuam como ferramentas que amparam a tomada de decisão.

No caso do valor extrínseco, poderão contar com um indicador de risco relacionado ao tempo. Já ao buscar conhecer o valor intrínseco do ativo, poderão conhecer o potencial das empresas em que investem.

Além de trazer boas noções sobre riscos e incertezas em relação a um ativo, seus valores intrínsecos e extrínsecos trazem mais possibilidades de interpretação. Eles permitem, por exemplo, que um investidor opte por um ativo de maior risco, priorizando os retornos.

Por outro lado, a depender do perfil do investidor, pode influenciar a venda de ativos mais arriscados.

Dessa maneira, reforça-se a importância de conhecer seu perfil de investidor e seus objetivos. Assim, você pode alinhá-los ao uso dos conceitos de valor extrínseco e intrínseco. E, com isso, poderá encontrar as melhores alternativas para compor sua carteira de investimentos!

Gostou de conhecer mais sobre o tema? Compartilhe sua opinião conosco abaixo, tire suas dúvidas e enriqueça a discussão!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.