Renova Invest Facebook

Tributação regressiva: Previdência Privada

Tributação regressiva
Tributação regressiva

Embora 55 milhões de brasileiros contribuam para a Previdência Social, nem todos estão contando só com ela para a aposentadoria. Muitas pessoas se planejam para ter uma renda maior. É possível aderir a um plano de Previdência Privada para complementar seu retorno no futuro. No entanto, na hora da contratação, é fundamental ter atenção com respeito à parte tributária. Uma das possibilidades é a tributação regressiva, sobre a qual trataremos neste artigo.

Escolher um plano de Previdência Privada requer cuidado, já que um erro poderia trazer surpresas desagradáveis no futuro. A seguir, você verá os principais tipos de planos disponíveis no mercado e, principalmente, como funciona a tributação regressiva.

Acompanhe!

O que é Previdência Privada e como ela funciona?

A Previdência Privada é um investimento de longo prazo, no qual você faz aportes mensais. É algo parecido com o que ocorre na Previdência Social, mas os recursos são administrados por uma instituição privada.

Você pode optar por receber um resgate do valor acumulado ou por uma renda mensal no final do período acordado. Existem dois tipos principais de Previdência Privada:

  • PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), que permite dedução na base de cálculo do Imposto de Renda de até 12% da renda bruta;
  • VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), cujo IR por ocasião do resgate incide apenas sobre os rendimentos.

Ao escolher o seu plano, é preciso optar também por um regime de tributação: o progressivo ou o regressivo. No primeiro, as alíquotas do Imposto de Renda incidem assim como nos salários, variando de 7,5% a 27,5%.

Outra possibilidade é a tributação regressiva, que é o assunto deste artigo. Depois dessa breve introdução, estamos certos de que você entenderá bem as explicações a seguir.

O que é a tributação regressiva?

A tributação regressiva é um regime de tributação que define alíquotas de Imposto de Renda que diminuem à medida que o tempo passa. Inclusive, talvez você tenha observado isso em outros investimentos, especialmente na renda fixa.

Já percebeu que, em um CDB (Certificado de Depósito Bancário), por exemplo, a cobrança de Imposto de Renda diminui de acordo com o tempo de investimento? O mesmo acontece no regime de tributação regressiva de um plano de Previdência Privada.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

No regime regressivo, à medida que os anos passam, menor é a alíquota do Imposto de Renda. Com isso, é fácil perceber a importância do planejamento financeiro antes de contratar um plano de Previdência Privada com esse funcionamento.

Se você escolher a tributação regressiva e fizer o resgate em pouco tempo, acabará pagando um Imposto de Renda mais alto. Assim, fica claro como é importante ter clareza nos seus objetivos, sejam de curto, médio ou longo prazo.

Como funciona a tributação regressiva?

É hora de você entender de maneira mais detalhada o funcionamento da tributação regressiva. Ela se baseia no seguinte princípio: quanto maior é o tempo de investimento, menor é o Imposto de Renda a ser pago.

Veja isso representado na tabela:

  • até 2 anos — 35%;
  • de 2 a 4 anos — 30%;
  • de 4 a 6 anos — 25%;
  • de 6 a 8 anos — 20%;
  • de 8 a 10 anos — 15%;
  • mais de 10 anos — 10%.

Suponhamos que você tenha um plano sujeito à tributação regressiva. Se for preciso fazer um resgate depois de 3 anos, de quanto será a alíquota? Será de 30%. No entanto, um prazo de 3 anos costuma ser curto para a Previdência Privada.

Assim, reforçamos a importância de ter um planejamento financeiro para descartar a necessidade de precisar do dinheiro rapidamente. Um dos motivos já ficou claro: evitar pagar um Imposto de Renda alto, quando se trata da tabela regressiva.

Mas, além disso, é preciso ter disciplina para alcançar os seus objetivos de longo prazo. Como a Previdência geralmente é vista para metas para um futuro mais distante, isso é essencial. Significa que é preciso manter a determinação de levar o seu plano até o prazo desejado.

Quais são as vantagens e as desvantagens da tributação regressiva?

Há benefícios ao escolher as duas possibilidades de tributação. Uma das vantagens da tributação regressiva é a possibilidade de se pagar um Imposto de Renda menor sobre o seu dinheiro no longo prazo.

Assim, quando chegar a hora de alcançar seu objetivo, haverá mais recursos disponíveis. Para quem quer se aposentar, pagar os estudos dos filhos, ou viver de renda passiva, entre outros objetivos, um imposto menor é um benefício, concorda?

Contudo, podemos citar como desvantagem o fato de você pagar um alto imposto se precisar do dinheiro em uma emergência. No entanto, quem acompanha o blog da Renova Invest provavelmente já viu a necessidade de ter uma reserva de emergência em alta liquidez.


Um plano de Previdência Privada não tem o objetivo de salvar você de imprevistos financeiros. Por isso, é válido focar no planejamento financeiro para saber distribuir seu patrimônio de modo a se organizar em diferentes prazos.

Como escolher o regime de tributação ideal?

Talvez você esteja se perguntando se a tributação regressiva é melhor que a progressiva. Na verdade, a resposta depende de você, mais especificamente dos seus objetivos.

A tributação regressiva faz com que a alíquota de IR diminua com o passar do tempo. Por isso, ela pode valer a pena para quem deseja sacar valores mais altos no longo prazo.

Já a tabela progressiva pode ser mais vantajosa para quem pretende ter uma renda nas menores alíquotas de IR ou tem o plano de resgatar o dinheiro em menos tempo. De qualquer forma, é preciso considerar as opções e ver a mais vantajosa para o seu caso.

A melhor escolha requer uma análise cuidadosa. Inclusive, tenha em mente que uma assessoria de investimentos pode ter informações muito úteis para compartilhar com você. Assim, seu processo de decisão pode ser favorecido.

Como vimos, a tributação regressiva pode ser benéfica, dentro de um bom planejamento. Além disso, é fundamental ter uma carteira variada, que inclua diversos investimentos. Desse modo, você terá recursos para atingir seus objetivos, sejam de curto, médio ou longo prazo!

Quer fazer as melhores escolhas para a sua carteira de investimentos? Entre em contato com a Renova Invest e fale com um de nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.