Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

SPXB11: o que é, como funciona e quando investir?

SPXB11:
SPXB11:

Muitos brasileiros não sabem, mas é possível fazer investimentos ligados ao mercado internacional pela B3, a bolsa de valores brasileira. Uma das estratégias que podem ser usadas é o aporte em fundos de índice. Nesse sentido, o SPXB11 é um exemplo de ETF que oferece exposição aos Estados Unidos.

Essa pode ser uma forma descomplicada de realizar investimentos complexos, acompanhando os resultados de grandes companhias do mundo. Mas, para realizar uma boa escolha para a sua carteira, é fundamental conhecer mais sobre o fundo antes do aporte.

Neste artigo, você saberá como é o funcionamento dos ETFs, o que é o SPXB11 e quais são as principais informações sobre esse fundo de índice. Vamos lá?

O que é e como funciona um ETF?

Antes de conhecer mais sobre o SPXB11, é válido compreender o que é e como funciona um ETF. Essa sigla é utilizada para designar o exchange traded fund. Trata-se de um tipo de fundo de investimento, ou seja, uma modalidade coletiva, com gestão profissional.

Os ETFs têm como distinção dos demais fundos o foco em replicar um índice do mercado financeiro. Por esse motivo, eles também são conhecidos como fundos de índice — e contam com a chamada gestão passiva.

O gestor seleciona os ativos para a composição do portfólio a partir da carteira teórica do benchmark. Logo, o objetivo é se aproximar ao máximo do seu desempenho. Os investidores interessados no ETF podem adquirir suas cotas na bolsa de valores brasileira.

O que é o SPXB11?

Como foi possível aprender, os ETFs são fundos de investimentos negociados em bolsa. Assim, o SPXB11 é o ticker — o código de identificação de uma alternativa listada na bolsa — para o BTG Pactual S&P 500 Fundo de Índice.

Trata-se de um ETF que está atrelado a um índice do mercado estadunidense: o S&P 500. Desse modo, é possível se expor ao mercado internacional sem a necessidade de abrir uma conta e enviar dinheiro para o exterior. Como o seu nome indica, o fundo foi criado pelo banco BTG Pactual.

O SPXB11 estreou na B3 em 20 de setembro de 2021, consistindo em mais uma alternativa para os investidores que desejam se expor ao índice em questão. Isso porque a bolsa brasileira já conta com outros investimentos atrelados a esse benchmark.

Quais são as principais características desse ETF?

Agora que você já conhece mais sobre o SPXB11, também precisa saber quais são as suas principais características. Desse modo, é possível ter informações suficientes para fazer uma boa análise e tomar uma decisão.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Acompanhe!

Índice replicado

Como você viu, o SPXB11 replica o índice norte americano S&P 500. Esse índice tem como objetivo reunir as ações com maior capitalização do mercado de capitais dos Estados Unidos, medindo sua performance.

Vale saber que o S&P 500 é reconhecido como o principal índice de ações large caps dos EUA. Essas são ações de empresas consolidadas no mercado, geralmente em posição de liderança em seu segmento e com histórico positivo.

Assim, o S&P 500 corresponde a aproximadamente 80% da capitalização do mercado estadunidense. A carteira teórica dele é rebalanceada trimestralmente. Algumas das empresas que costumam participar do índice são: Apple, Microsoft, Amazon, Tesla e Google.

Composição do portfólio

A composição do portfólio do ETF é outro dado a ser analisado pelos investidores no momento da decisão. O SPXI11 tem 95% da sua carteira formada por ativos do índice replicado. Os 5% restantes podem ser investidos em outros ativos financeiros, seguindo regulamento do fundo.

Taxas e tributos

O investimento em ETFs também conta com taxas e tributos, que devem ser considerados pelo investidor. Os cotistas devem arcar com uma taxa de administração, que tem o objetivo de remunerar a estrutura do fundo de investimento.

Também incide Imposto de Renda (IR) sobre o SPXB11, que funciona como os demais ETFs de renda variável. A alíquota é de 15% sobre o ganho de capital. O IR sobe para 20% do lucro em operações de day trade — quando a compra e a venda das cotas acontece no mesmo pregão.

Quais são as vantagens e riscos de investir nesse ETF?

Ao conhecer mais sobre o SPXB11, você pode ter percebido que essa é uma alternativa que oferece acesso indireto a diversos ativos. Assim, trata-se de um investimento que apresenta vantagens ao investidor, como o fato de trazer diversidade e facilidade para a sua carteira.

Outra vantagem é que ele permite se expor ao mercado internacional, acessando grandes companhias. Tudo isso pode ser feito de forma simples e acessível. Afinal, comprar cotas de um ETF costuma ser mais barato do que a aquisição de cada ação individualmente.

No entanto, os ETFs também têm riscos a serem observados. Como você viu, eles fazem parte da renda variável, não oferecendo garantias em relação ao desempenho. Desse modo, existe a possibilidade de resgatar um valor inferior ao investido.


Outro aspecto importante sobre o SPXB11 é que ele tem seu desempenho cotado em dólar. Portanto, o investimento fica sujeito às variações cambiais — e isso pode trazer riscos para a carteira.

Quando investir no SPXB11?

Até aqui você conheceu as principais informações sobre o SPXB11 e viu como esse investimento funciona. Mas quando vale a pena adicionar a alternativa à sua carteira? Essa é uma decisão individual.

Logo, para saber a resposta para essa questão, é necessário avaliar os fatores da sua estratégia de investimento. O primeiro deles é o seu perfil de investidor. Ele indica se o ETF está adequado a sua tolerância aos riscos do mercado.

Por se tratar de um investimento exposto à volatilidade, ele tende a ser mais indicado para investidores moderados e arrojados. Além do perfil, é necessário observar se o SPXB11 está alinhado aos seus objetivos no mercado financeiro.

Neste artigo você conheceu mais sobre o SPXB11. Como vimos, ele oferece acesso ao mercado estadunidense pela B3 de forma simples. Sabendo as principais informações a respeito desse ETF, você terá mais facilidade para decidir se vale a pena adicioná-lo à sua carteira.

Você precisa de ajuda para compreender as alternativas de investimento do mercado financeiro? Conte com uma assessoria de investimentos. Entre em contato com a Renova Invest para saber mais!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.