Renova Invest Facebook

O que é e como funciona a criptomoeda Monero?

O que é e como funciona a criptomoeda Monero?
O que é e como funciona a criptomoeda Monero?

A proposta de funcionamento da maioria das criptomoedas busca descentralização, liberdade e segurança. Ao descobrir o que é Monero, você conhecerá um criptoativo que leva todos esses pontos a sério e oferece uma experiência diferenciada.

Antes de pensar em investir ou aproveitar essa oportunidade, é importante entender o funcionamento e as características específicas. Assim, você tem a chance de definir se a alternativa deve ou não fazer parte da sua carteira.

Neste artigo, você poderá explorar as principais qualidades da criptomoeda Monero e saberá até qual é sua relação com os hackers pelo mundo. Confira!

O que é Monero?

A Monero é uma moeda virtual que é conhecida pelo alto nível de privacidade e segurança que oferece. Ela foi criada em 2013, a partir de um novo protocolo chamado de CryptoNote.

A ideia da solução era trazer uma nova perspectiva para as transações ponto a ponto feitas com Bitcoin. Focado na criptografia, o protocolo passou a ser usado pela moeda conhecida como Bytecoin.

Porém, seu desenvolvimento não progrediu e, então, a estrutura de blockchain foi dividida. Foi assim que surgiu a Bitmonero, que depois se transformou apenas em Monero.

Como ela funciona?

As transações com Monero dependem da tecnologia de blockchain, que envolve registros de operações e criação de blocos, conforme ocorrem novas transferências. É um recurso que permite obter a descentralização que é comum a esse tipo de criptoativo.

No entanto, o blockchain na Monero não é tão público ou transparente como no Bitcoin, por exemplo. Por causa do uso dinâmico de chaves criptografadas, somente quem faz a transferência conhece seus detalhes.

Para entender seu funcionamento, também é preciso compreender como acontece a mineração de moedas. O processamento das transações utiliza o regime de consenso de proof-of-work (PoW) ou prova de trabalho.

Então, utilizam-se recursos computacionais para resolver problemas matemáticos completos e validar a operação. Os mineradores são remunerados pela tarefa, o que dá origem a novas moedas em circulação.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Quais são as principais vantagens da Monero?

Depois de saber o que é Monero, vale pensar em seus benefícios. Um dos pontos é que a moeda é conhecida por oferecer transações rápidas, seguras e com baixo custo. A exceção fica para a ocorrência de congestionamento, que pode aumentar um pouco os custos e o tempo.

A privacidade de dados também é uma prioridade e, com isso, pode atender às necessidades de quem espera estar totalmente anônimo. Como consequência, oferece mais flexibilidade, sem abandonar a segurança.

Além disso, ela está em constante desenvolvimento. Novas pesquisas têm sido feitas, em busca de aprimoramento quanto ao resultado.

Em relação ao mercado, uma das vantagens da Monero é o interesse crescente que ela tem atraído. Com mais gente negociando o criptoativo, seu preço aumenta e sua aceitação também passa a ser maior.

Quais são os riscos do criptoativo?

Pensando nos riscos da Monero enquanto criptomoeda, a volatilidade é o ponto que mais chama a atenção. Afinal, a moeda já sofreu quedas históricas, mas também já teve valorizações surpreendentes.

Sendo assim, é um investimento com pouca previsibilidade e que costuma ser mais adequado para quem tem um perfil arrojado.

Quais as diferenças da Monero para outras criptomoedas?

Um dos diferenciais da Monero é o fato do protocolo CryptoNote ter sido criado do zero, enquanto diversas outras moedas digitais são elaboradas com base no código do Bitcoin.

Também é importante destacar o seu nível de privacidade. As transferências são anônimas e não rastreáveis. Por isso, oferecem um nível de criptografia muito mais intenso.

Essa proteção de privacidade se deve ao uso de uma solução diferente das carteiras digitais. No caso, utilizam-se senhas que mudam a cada transação e que não são vinculadas à carteira para Monero.

Além de anonimizar o usuário que envia ou recebe a moeda digital, é possível ocultar todos os valores. Logo, nenhuma informação pode ser rastreada.


Na hora de minerar Monero, também há diferenças, em especial quanto ao Bitcoin. Isso porque não é preciso dispor de supercomputadores, sendo viável realizar a tarefa com equipamentos cotidianos.

Ainda em relação ao Bitcoin, a Monero tem um limite fixo de 18,4 milhões. Porém, ao contrário da criptomoeda pioneira no mercado, a Monero prevê a adição de novas moedas quando o limite for atingido, de modo a manter a remuneração por mineração.

Como comprar Monero?

Se, após saber o que é Monero, você decidir investir, saiba que é preciso começar buscando as exchanges do Brasil ou de outros países. Isso é importante porque a instituição permite adquirir e negociar criptoativos com segurança e praticidade.

Com a conta criada, basta transferir recursos para fazer a aquisição. A quantidade de Monero obtida dependerá do quanto você tem para aportar e qual é a cotação atual. Então, a moeda fará parte da sua carteira.

Se quiser vender em um momento de alta, por exemplo, basta realizar a negociação pela própria plataforma da exchange. O valor será creditado em sua conta e poderá ser retirado posteriormente.

Para obter a moeda, como visto, também é possível recorrer à mineração. No entanto, é um processo que tem se tornado mais disputado, diante do interesse crescente.

Uma alternativa mais segura para investir em moedas digitais é recorrer aos fundos de criptomoedas. Eles estão disponíveis no mercado brasileiro e possuem regulação para funcionar.

Qual a relação entre Monero e hackers?

As vantagens e os diferenciais da Monero — em especial, a capacidade de não ser rastreada — não chamou a atenção apenas de entusiastas e investidores. Quem atua fora da lei também começou a adotar essa criptomoeda, que passou a ser usada em situações hackers.

Como não é rastreável, a Monero costuma ser utilizada por pessoas que sequestram dados e exigem o pagamento de uma espécie de resgate.

Além disso, o uso de certos vírus permite transformar máquinas de terceiros em ferramentas de apoio para minerar Monero, tornando-as zumbis. No entanto, por ser descentralizada, a moeda não chegou a ser banida — mas passou a inspirar cuidados de autoridades.

Sabendo o que é Monero, você passa a conhecer uma das criptomoedas criptografadas, dando origem a transações que não são rastreáveis. Entretanto, antes de investir, considere suas características com cuidado para tomar boas decisões!

Para acompanhar as novidades e ter outras informações, confira nossas postagens no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.