Renova Invest Facebook

ISUS11: Entenda o ETF de Sustentabilidade da B3

ISUS11 Entenda o ETF de Sustentabilidade da B3
ISUS11 Entenda o ETF de Sustentabilidade da B3

A composição de carteira de investimentos pode incluir distintos produtos do mercado financeiro, como os Fundos de Investimentos. Entre as alternativas, há os chamados ETFs ou Fundos de Índice. Na bolsa brasileira, um dos destaques fica para o ISUS11.

Responsável por acompanhar um dos principais indicadores de sustentabilidade, ele oferece oportunidades para investidores com diferentes perfis e objetivos. No entanto, conhecer bem suas características é condição indispensável para investir com consciência.

Para ajudar nessa tarefa, separamos as informações mais relevantes sobre esse fundo. Acompanhe para saber mais!

O que é um ETF e como ele funciona?

Antes de partir para o fundo específico, é interessante compreender o que é um ETF. Sigla para Exchange Traded Fund, ele é um Fundo de Índice.

Então tem como objetivo refletir o desempenho de um indicador de mercado. Para isso, investe de acordo com a carteira teórica que compõe o índice de interesse.

Por se tratar de um fundo, os investidores adquirem cotas e passam a ter direito de participar dos resultados obtidos. O dinheiro é movimentado por um gestor profissional, que realiza a alocação dos recursos de acordo com a estratégia — no caso, segundo a carteira teórica do indicador.

O que é o ISUS11?

O ISUS11 é um ETF que visa a refletir o desempenho do chamado Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Ele também é chamado de It Now ISE Fundo de Índice ISUS11 e é administrado pelo Itaú Unibanco.

O ISE se trata de um indicador desenvolvido pela B3 e que reúne empresas que atendem a critérios de sustentabilidade definidos na sua composição.

Como a carteira do ISUS11 é composta?

Por ser um Fundo de Índice, o ISUS11 investe os recursos das cotas nas mesmas empresas do indicador ISE e nas mesmas proporções. Com isso, uma variação no ISE é espelhada no resultado do fundo.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

A carteira foi elaborada pela própria B3 e inclui Ações de empresas com um reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e com a sustentabilidade empresarial, bem como com a indução de boas práticas no meio empresarial brasileiro.

Caso ocorra alguma mudança na política ou nas características das empresas que o compõem ou outro negócio atenda aos critérios, pode haver mudanças na composição. Isso é feito pelos rebalanceamentos que ocorrem periodicamente.

Assim, quando ocorre uma alteração na composição do índice ISE, o mesmo acontece na carteira do ETF. A gestão do ISUS11 deve vender e adquirir Ações de acordo com as alterações, para manter o acompanhamento da performance do indicador.

Quais são as suas principais características?

Como você viu, uma das mais relevantes características do ISUS11 é o fato de ele estar associado a um indicador de sustentabilidade. Na prática, é um dos principais Fundos de Investimento sobre o assunto.

Outro fator que vale a pena ser citado é que ETFs têm suas cotas negociadas na bolsa de valores. A liquidez deles depende do volume de negociação de cada um. Para se tornar um cotista, é possível adquirir o lote mínimo padrão de cotas ou ingressar no mercado fracionário.

Em relação às taxas e despesas, o ETF conta com uma taxa de administração cobrada mensalmente. Mais uma questão importante sobre ele é o seu tempo de existência. Foi criado em outubro de 2011 e, desde então, é capaz de refletir, antes das taxas e dos custos operacionais, o indicador ISE.

Quais são as vantagens e desvantagens de investir no ISUS11?

Antes de tomar a decisão para investir ou não nesse fundo com exposição à renda variável, é interessante conhecer quais são os seus aspectos positivos. A sua ligação com a sustentabilidade se destaca, já que essa é uma tendência crescente no mundo.

Mais empresas têm procurado se adaptar a esses critérios. O público consumidor também tem ficado mais exigente quanto à responsabilidade social das marcas. Com isso, empresas com gestão estruturada, boa governança e sustentabilidade podem gerar resultados financeiros.

Outro ponto positivo se relaciona ao próprio funcionamento de um ETF. Como o investimento é feito de forma coletiva, pode ser mais prático e menos custoso do que realizar diversos investimentos individuais. Com a gestão, também não é preciso se preocupar com a tomada de decisão.

Além de tudo, é uma alternativa para quem deseja diversificar a carteira de investimentos. Ao adquirir as cotas, seu dinheiro será alocado em diversas empresas de capital aberto que apresentam uma proposta sustentável. Na prática, a queda de uma não afetará tanto os resultados.


Como aspectos negativos, vale considerar os custos. Além das taxas há os gastos com tributação. O ETF também não distribui proventos entre os investidores. Em caso de divisão de lucros, os valores são reinvestidos no portfólio — o que pode beneficiar o investidor com valorização da cota.

Vale a pena investir no ISUS11?

Após conhecer todos os pontos relevantes do ISUS11, é comum ficar na dúvida se é adequado ou não realizar o investimento. A verdade é que a resposta depende, primeiramente, do seu perfil de investidor e dos seus objetivos.

Por ser uma alternativa ligada ao mercado de Ações, é mais seguro considerar para objetivos de longo prazo. Isso porque, no curto prazo, os preços das cotas podem passar por oscilações e trazer risco de prejuízo em casos de venda.

No longo prazo, o manejo de risco pode ser mais eficiente. Se você quiser diversificar a carteira com prazos mais longos e se estiver em busca de um ETF espelhado em um indicador de sustentabilidade, o ISUS11 pode valer a pena. Faça uma avaliação antes de decidir.

Como vimos, o ISUS11 é um ETF que tem o objetivo de refletir a carteira teórica do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3. Conhecendo as características e o funcionamento do indicador, você poderá definir se essa é uma alternativa adequada para as suas necessidades!

Se quiser explorar outra opção ligada à sustentabilidade, conheça o ETF iShares Índice de Carbono Eficiente e veja como ele funciona!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.