FAANG: o que é e qual o significado para o mercado financeiro?

Há pouco tempo, os BDRs (Brazillian Depositary Receipts) passaram a ser liberados para todos os investidores. Eles são investimentos que permitem que os brasileiros invistam em empresas do exterior sem precisar abrir contas estrangeiras, por exemplo.

Essa opção costumava ser restrita aos investidores qualificados, mas se tornou aberta ao público em outubro de 2020. Em vista da liberação, é interessante que os investidores fiquem de olho nas Big Techs.

Para isso, é importante saber o que é FAANG e quais empresas estão relacionadas ao termo. Elas têm uma enorme influência nas bolsas globais e são capazes de movimentar o mercado de Ações mundial.

Sendo assim, entenda tudo sobre o tema a seguir!

O que é FAANG e quais empresas a compõe?

Aqueles que acompanham notícias sobre o mercado financeiro podem já ter se deparado com o termo FAANG. Esse acrônimo foi criado para designar 5 empresas relevantes à economia americana (e, consequentemente, global).

Elas fazem parte da indústria da alta tecnologia (Big Techs) e incluem:

  • Facebook;
  • Amazon;
  • Apple;
  • Netflix;
  • Google.

Ao observar a primeira letra do nome de cada uma dessas organizações, é possível entender a origem do termo FAANG. Além de serem conhecidas em todo o mundo, essas companhias ainda são gigantes financeiras.

Confira dados sobre elas a seguir!

Facebook

A famosa rede social Facebook conquistou um império digital ao longo dos anos. Ela angaria mais de 2,2 bilhões de usuários mensais. Além disso, Mark Zuckerberg, seu fundador, também comprou as empresas Instagram e WhatsApp ao longo de sua história.

Amazon

A Amazon é a maior loja virtual do mundo. Também existem plataformas de streaming conectadas ao seu nome, bem como o Kindle, app e equipamento de leitura digital. Atualmente, a companhia tem buscado expandir também na área de logística. Não à toa, é uma das maiores empresas do mundo.

Apple

Das Big Techs citadas, a Apple é a única que fabrica produtos. Contudo, seu sucesso é inegável. Os eletrônicos e o design da empresa domina o mundo todo. E a companhia chegou ao patamar de capitalização superior a 2 trilhões de dólares.

Netflix

Quem nunca assistiu a um documentário, filme ou série nessa famosa plataforma? A Netflix é a maior referência em transmissão do mundo, angariando mais de 700 títulos originais (além dos que são reproduzidos). O crescimento meteórico da empresa nos últimos anos fez a Netflix se tornar uma das mais importantes empresas dos EUA.

Google

Por fim, a última empresa que compõe a FAANG é o Google, o maior mecanismo de pesquisa da atualidade. Mais de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas diariamente nele, o que expõe sua relevância para os usuários – e para o mercado como um todo.

Qual a importância dessas empresas para o mercado global?

Além dos números trazidos, saber o que é FAANG tem extrema relevância para o mercado global. Mesmo para quem não pretende investir nas companhias inclusas no acrônimo.

De maneira geral, a quantidade de dinheiro movimentado por essas empresas impacta diretamente o setor financeiro. Em especial, em termos da capitalização de mercado das Bolsas dos Estados Unidos.

Para os investidores, conhecê-las pode representar oportunidades. Não só nessas empresas específicas, mas em todo o setor de tecnologia. Ele tem gerado um grande número de IPOs (ofertas públicas de Ações) nos últimos tempos.

Por fim, há a perspectiva de valorização das empresas. Afinal, a sociedade se torna cada vez mais próxima e dependente da tecnologia. Em vista disso, as companhias passam a ter abertura para trazer constantes novas soluções.

Desse modo, as empresas da FAANG podem apresentar um potencial de crescimento interessante para quem deseja se tornar sócio de boas companhias. Afinal, a perspectiva positiva para o futuro pode refletir nos resultados de quem investe visando o longo prazo.

Quanto vale o conjunto de empresas FAANG?

Essa é uma dúvida bastante comum entre aqueles que se interessam pelo tema. Sendo assim, se você busca por ainda mais motivos para saber o que é FAANG e por que investir em suas empresas, pode ser interessante pensar no valor conjunto das Big Techs citadas.

Uma boa ideia, para isso, é traçar um paralelo com bolsa nacional. Você sabia que nem todas as companhias do Ibovespa juntas conseguiram atingir o valor de capitalização da Apple em 2020? O índice reúne as empresas mais negociadas da bolsa de valores brasileira.

O valor de mercado conjunto da FAANG tech stocks ultrapassava, em dezembro de 2020, os 5,5 trilhões de dólares. Para se ter ideia, elas valem mais do que o PIB de alguns países!

Sendo assim, é possível perceber que essas Ações internacionais representam um setor relevante e que pode trazer possibilidades diversas aos investidores, não é mesmo?

Como investir nas Big Techs?

Agora você sabe do que se trata a FAANG e qual seu impacto em todo o mundo. Caso tenha interesse em avaliar e investir nas empresas, é interessante entender como aportar em Ações do mercado de tecnologia.

Por se tratarem de empresas americanas, sua exposição é internacional. Mas é possível investir sem sair do Brasil — por meio dos BDRs, que são certificados de Ações, ou de fundos internacionais, por exemplo.

Caso opte pela primeira opção, é preciso identificar os BDRs. Os tickers das FAANG no mercado brasileiro são:

  • Facebook (FBOK34);
  • Amazon (AMZO34);
  • Apple (AAPL34);
  • Netflix (NFLX34);
  • Google (GOOG34).

Para investir em BDRs, você deve acessar seu home broker, inserir o ticker, a quantidade de compra e o preço. Depois, basta confirmar sua assinatura eletrônica e esperar a liquidação da operação.

Já se você preferir investir por fundos internacionais, eles são encontrados na plataforma do banco de investimentos que você utiliza. Também vale a pena conversar com sua assessoria de investimentos.

Ela ajudará você a ter mais informações sobre o assunto e as possibilidades de investimento. Assim, será mais fácil tomar decisões de acordo com seu perfil de investidor. Para saber mais, clique aqui.

Independentemente do caminho escolhido, é fundamental ter seus objetivos sempre em mente. Apesar de serem promissoras, as Big Techs podem não atender a toda e qualquer necessidade por parte dos investidores. Além disso, qualquer investimento envolve riscos.

Assim, é preciso estar atento aos riscos, prazos e alinhamento entre o que é FAANG e o que podem oferecer e seu portfólio de investimentos. Nesse momento, não deixe de contar com uma assessoria preparada para atendê-lo e tirar suas dúvidas!

Se deseja conhecer mais sobre a Renova Invest, entre em contato conosco agora mesmo e fale com nossa equipe!

(Visited 369 times, 6 visits today)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta


Mais Lidos

Postagens Relacionadas

Categorias

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.