Renova Invest Facebook
Busca de Artigos no blog

Conheça detalhes sobre o ETF IB5M11 e entenda como funciona esse fundo.

Conheça o ETF IB5M11 e saiba como funciona
Conheça o ETF IB5M11 e saiba como funciona

O IB5M11 é um dos muitos ETFs (Exchange Traded Funds) encontrados na bolsa de valores. Ele pode ser interessante para diversos investidores. Em especial, aos que buscam por veículos de investimento que prezem pela segurança de seu patrimônio enquanto otimizam a rentabilidade.

A popularização dos ETFs é recente no Brasil. Porém, eles têm mostrado seu valor no mercado financeiro. Dessa maneira, a depender dos objetivos e do perfil do investidor, podem ofertar, em um só aporte, diversificação, simplicidade, custo-benefício e transparência.

Quer saber se o ETF IB5M11 é capaz de atender suas expectativas? Então acompanhe este conteúdo!

O que é o ETF IB5M11 e qual sua composição?

Tal qual os ETFs em geral, os Exchange Traded Funds de renda fixa ganham cada vez mais espaço no mercado financeiro. Um dos que vem recebendo destaque desde 2019, ano de sua criação, é o ETF IB5M11, administrado pelo banco Itaú.

Sua carteira é composta por títulos do Tesouro IPCA (Títulos Públicos atrelados à inflação) com a duração mínima de 5 anos. Desse modo, visam ao médio e longo prazo. Mas o que significa ser indexado à inflação?

Em poucas palavras, quer que dizer o capital investido será corrigido pela inflação ao longo do tempo. Assim, investir desse modo é uma maneira de garantir sempre rendimentos acima da perda do poder de compra do dinheiro.

Como o ETF IB5M11 funciona?

Para entender ainda mais sobre o tema, é relevante relembrar o conceito de ETF. Ele diz respeito a um Fundo de Índice de mercado. Então, busca replicar um dos diversos indicadores existentes no mercado.

No caso do IB5M11, o índice replicado é o IMA-B 5+, criado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Essa associação é uma das maiores reguladoras do mercado de capitais.

O IMA-B 5+ é um índice que segue os Títulos Públicos (oferecidos pelo Governo) indexados à inflação, desde que tenham um prazo superior a 5 anos. O indicador reúne uma carteira teórica, portanto, não é um investimento em si.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Assim, investir em um ETF que acompanhe o índice é uma forma de realizar o investimento indiretamente. O investidor passa a ter acesso à carteira teórica do índice IMA-B 5+ pelo ETF IB5M11, que conta com títulos de diferentes datas de vencimentos.

Quais as vantagens e desvantagens de investir no ETF IB5M11?

Como você viu, por ser um reflexo do desempenho de um índice, não é possível investir diretamente em uma carteira teórica. Ainda assim, existem estratégias para se expor aos resultados do indicador.

Uma delas é investir de forma autônoma em cada um dos produtos contidos no portfólio do índice. Porém, esse processo pode ser caro e trabalhoso, e é por isso que muitos preferem investir em fundos de índice.

Logo, uma das principais vantagens de investir em veículos como o ETF IB5M11 é a praticidade ao replicar o índice. Também é um investimento acessível, pois é possível realizar aportes a partir de valores mais baixos.

Assim, quem deseja acessar o conteúdo da carteira teórica do IMA-B 5+ pode se beneficiar dele por um preço mais acessível — e com mais praticidade. Além disso, ele não conta com prazo de resgate e tem alta liquidez, podendo ser vendido na bolsa a qualquer momento.

Em relação às desvantagens, é válido destacar que a gestão do Fundo de Índice é passiva. Com isso, o objetivo é acompanhar o índice, e não superar sua rentabilidade. Outro fator a considerar é que não é o investidor que faz as escolhas.

Além disso, vale reforçar que, apesar de ter relação com investimentos de renda fixa, o ETF faz parte da renda variável. Assim, existem riscos inerentes a essa classe de investimentos.

Como funciona a tributação do ETF IB5M11?

A tributação do ETF IB5M11 pode ser apontada como outro benefício específico do investimento. Ele se refere ao pagamento de IR (Imposto de Renda) sobre o lucro. De maneira geral, o investimento direto em um título público está sujeito à tabela regressiva.

A alíquota a ser paga vai de 22,5% a 15%, a depender do prazo em que o dinheiro fica aplicado. Contudo, isso não acontece ao investir no ETF IB5M11. Nesse caso, o IR é sempre fixado em 15% sobre os rendimentos obtidos com a venda de cotas.

Além disso, não há incidência de come-cotas — que é um imposto de renda que incide sobre outros tipos de Fundos de Investimentos. Ele é uma antecipação semestral calculada sobre os rendimentos. De igual modo, não é preciso pagar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).


Mas é preciso ficar atento aos custos próprios de ETFs e fundos. Há o pagamento, por exemplo, da taxa de administração. Porém, ela pode não fazer diferença prática, já que o investimento direto em títulos do Tesouro apresenta uma taxa de custódia.

Vale a pena ter essa alternativa na carteira?

Saber se vale a pena investir no IB5M11 depende de cada investidor. Por isso, pese as vantagens e demais características para decidir. Em comparação com o investimento direto, o ETF pode ser uma maneira de aproveitar diversos prazos.

Assim, você consegue uma diversificação maior, com aportes simples. Esse é um ponto positivo também de outros Fundos de Índice, que permitem, por exemplo, se expor às Ações na bolsa de valores acessando diversas empresas de uma vez.

Desse modo, você passa a contar com mais de um ativo em sua carteira. Sob essa perspectiva, os ETFs podem trazer grandes vantagens. Porém, não contemplam a todo e qualquer objetivo de investimento. Por isso, o ideal é avaliar seu perfil e objetivos.

Para amparar sua tomada de decisão, seguem três ferramentas capazes de ajudar: o gráfico de análise técnica do ETF IB5M11 – especialmente para quem visa operações de curto prazo, os dados de seu histórico geral e sua cotação It Now em tempo real. Avaliar outras informações do ETF pode também ser útil.

Como investir no IB5M11?

Se você considerar que é interessante fazer o investimento no ETF, vale a pena saber que ele é negociado em bolsa. Assim, as compras e vendas de cotas se dão no home broker, durante o horário de pregão.

Para adquirir as cotas do fundo é preciso ter conta em um banco de investimentos. Para isso, basta acessar a instituição de sua escolha e pesquisar por IB5M11 na plataforma.

Em vista das informações deste conteúdo, você pode decidir mais facilmente se o investimento faz sentido para sua carteira. Antes de investir, verifique seus objetivos e perfil, certificando-se de que estejam alinhados às condições do ETF IB5M11!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre essa modalidade de investimento, entre em contato com a Renova Invest. Estamos prontos para te atender!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.