Renova Invest Facebook

Certificação CPA10: tudo o que você precisa saber!

Certificação CPA10 tudo o que você precisa saber
Certificação CPA10 tudo o que você precisa saber

O mercado de investimentos atrai diversas pessoas diariamente. Contudo, por ser um ambiente que exige conhecimento técnico, é fundamental que os profissionais sejam certificados para atuação. Assim, a Certificação CPA10 da ANBIMA se mostra um diferencial e, muitas vezes, uma exigência.

Ela é concedida somente aos candidatos que passam por uma prova de conhecimentos específicos do mercado. Dessa maneira, garante-se que o profissional conhece os assuntos relacionados ao mercado financeiro e pode atuar trazendo segurança para os clientes.

Neste conteúdo você aprenderá o que é a Certificação CPA10. Ainda, entenderá como ela funciona, para quem é direcionada e quais são suas principais características. Confira!

O que é a Certificação CPA10?

A Certificação CPA10 é um certificado garantido pela ANBIMA, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Uma das maiores instituições do mercado financeiro nacional, que representa cerca de 350 associados.

A associação foi formada em 2009 e representa bancos, gestoras, administradoras e corretoras. Para isso, ela tem um código próprio, que é de adesão obrigatória para os associados. Assim, consegue autorregular o mercado e garantir qualidade de serviços.

A ANBIMA tem 4 finalidades no mercado financeiro:

  • Autorregular;
  • Representar as instituições associadas;
  • Informar o público em geral;

Em uma de suas frentes, ela possui diversas certificações. A CPA10 é a mais básica entre as oferecidas pela associação. A sigla significa Certificação Profissional ANBIMA Série 10. Trata-se de uma documentação que demonstra o conhecimento do profissional em investimentos.

Para que ela serve?

Segundo a própria ANBIMA, a CPA10 tem a finalidade de elevar a capacitação técnica dos profissionais do mercado financeiro. O próprio Conselho Monetário Nacional (CMN), em sua Resolução n.º 3.158, dispõe sobre a certificação.

Ela estabelece que as instituições financeiras devem tomar providências para que seus empregados sejam considerados aptos em exames de certificação. Assim, quem exerce atividades de distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários e derivativos têm essa incumbência.

Contudo, os exames só podem ser organizados e aplicados por entidades de reconhecida capacidade técnica. Neles, o candidato precisa demonstrar seu conhecimento sobre os produtos de investimentos ofertados pelas instituições financeiras.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Outro ponto muito importante é medir o entendimento do candidato a respeito de padrões éticos. Eles balizam o comportamento esperado no relacionamento com investidores, assim como as limitações da profissão.

Quais são as principais características da CPA10?

Para conseguir a CPA10 é preciso passar por um exame desenvolvido pela própria ANBIMA. Ele consiste em uma prova de 50 questões de múltipla escolha. Cada uma tem 4 alternativas de resposta, sendo que apenas uma é correta.

O exame precisa ser agendado e isso é feito no prazo máximo de 6 meses a partir da confirmação do pagamento da inscrição. O preço a ser pago pela prova depende do candidato ser um empregado de instituição associada ou não.

O conteúdo programático do exame possui 7 grandes temas que devem ser estudados:

O programa de questões é resultado de um trabalho conjunto da ANBIMA e as principais instituições do mercado. Assim, ele busca validar os conhecimentos do candidato a respeito de tópicos importantes do assunto.

A prova é sempre atualizada pela ANBIMA para acompanhar o desenvolvimento da área. Dessa maneira, caso surjam novos assuntos relevantes para o mundo de investimentos, eles serão incluídos entre as questões.

Os assuntos cobrados também consideram a legislação vigente, principalmente em relação à distribuição de produtos do mercado financeiro. Então todos os conceitos e regras aplicáveis a respeito de cada tópico são importantes.

Vale lembrar que a ANBIMA considera fundamental que o profissional possua conhecimentos a respeito de conceitos da carreira. Dessa maneira, não é necessária a utilização de cálculos matemáticos.

O que a certificação permite fazer?

Em instituições bancárias e corretoras associadas, a CPA10 costuma ser obrigatória para os profissionais atuantes em prospecção e venda. Apesar dessa obrigatoriedade, não existe uma exclusividade para quem pode obter a certificação.

Assim, ela é costumeiramente destinada aos estudantes e profissionais de órgãos públicos e autarquias ligadas ao mercado financeiro. Os profissionais que atuam em instituições associadas à ANBIMA também são interessados.


Além disso, aqueles que trabalham em instituições financeiras que não são associadas à ANBIMA podem obtê-la para certificar seu conhecimento.

Ela é fundamental para quem quer se tornar um profissional qualificado. Com a certificação, você demonstra conhecer o mercado em um nível de aprofundamento no assunto. Isso é muito importante para se destacar em diversas carreiras financeiras.

Como tirar a Certificação CPA10?

Para tirar a certificação é preciso fazer a inscrição no exame. O próprio candidato pode fazer o cadastramento pelo site da ANBIMA, como inscrição avulsa. Contudo, as instituições participantes do Código de Certificação também conseguem fazer o cadastro para seus colaboradores.

Depois é preciso fazer o pagamento da prova. A ANBIMA aceita o pagamento à vista por cartão de crédito e por boleto bancário. No primeiro caso o agendamento já pode ser feito imediatamente, basta que o pagamento seja confirmado.

Ao pagar por boleto, o agendamento só é disponibilizado após o banco confirmar o pagamento. Isso pode levar cerca de 3 dias. Depois, para agendar o exame basta acessar a área específica do site da ANBIMA e escolher o local de aplicação.

O agendamento pode ser cancelado ou remarcado por duas vezes, caso o candidato tenha algum imprevisto. Mas isso deve ser feito até 8 dias antes da prova. Ao fazer o terceiro agendamento não é mais possível cancelá-lo ou remarcá-lo.

O calendário de prova é acessado pelo site da ANBIMA. Na página, é possível escolher o tipo de exame, o estado e a cidade de aplicação. Lá podem ser vistos quais são os centros de teste e onde eles se localizam.

Conseguiu entender como funciona a Certificação CPA10? Ela é importante para os profissionais do mercado financeiro e para quem quer validar seus conhecimentos. No caso de investidores, vale a pena conhecer o tema para avaliar se está sendo atendido por pessoas certificadas.

Está procurando uma assessoria de investimentos com profissionais qualificados? Então entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.