Renova Invest Facebook

Certificação CFP: o que é e como tirar a sua?

Certificação CFP o que é e como tirar a sua
Certificação CFP o que é e como tirar a sua

Atuar no mercado financeiro requer conhecimentos específicos. Para quem for planejador financeiro ou desempenhar atividade correlata, isso é ainda mais importante, já que envolve o patrimônio de terceiros. Para oferecer um serviço mais qualificado, é possível buscar a certificação CFP.

Ela é uma das principais do mercado, tem amplo reconhecimento e pode melhorar o seu posicionamento com os contratantes. Ao mesmo tempo, é preciso se preparar corretamente para obter a sua.

Por isso, neste artigo você poderá acompanhar todas as informações necessárias sobre o assunto. Continue a leitura e saiba como ser certificado!

O que é a Certificação CFP?

Sigla para Certified Financial Planner ou Planejador Financeiro Certificado, a CFP é uma certificação de caráter internacional voltada para a atividade de planejamento financeiro pessoal. Ela não é obrigatória, mas é útil para garantir maior preparo para atuação no mercado.

A Financial Planning Standards Boards (FPSB) é a entidade responsável globalmente pela certificação. No Brasil, a instituição certificadora é a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar).

Como a prova é composta?

Para obter a certificação um dos passos consiste em ser aprovado em uma prova realizada e aplicada pela entidade. Ela é composta por 140 perguntas de múltipla escolha, com 4 alternativas de resposta cada uma.

Entre os temas cobrados, estão:

A duração do exame é de 7 horas e 5 minutos, com a aplicação sendo realizada em locais específicos. O programa de certificação pode ser concluído em apenas um dia ou em módulos cobrados individualmente e com prazo de 24 meses.

A nota mínima é de 70% de acertos na prova geral e de 50% de acertos nos módulos. Se a escolha for obter o certificado de uma só vez, é necessário atender às duas condições. Se a ideia for fazer por módulos, é obrigatório acertar 70% das questões de cada módulo.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Se um candidato não atingir o valor mínimo em algum módulo, terá aprovação apenas nos outros. Assim, é preciso obter o rendimento mínimo exigido em todos os módulos para ser definitivamente certificado.

Para quem ela serve?

A certificação CFP é útil para os profissionais que atuam com planejamento financeiro e áreas correlatas. Como visto, ela não tem caráter obrigatório, mas estabelece uma qualificação maior por parte de quem a obtém. Além disso, muitas empresas a exigem na contratação de planejadores.

Outros profissionais do mercado financeiro que também fazem parte do público-alvo da certificação incluem o assessor, o orientador, o consultor ou o coach financeiro.

Quem pode tirar a certificação?

Para ser certificado é preciso atender a critérios obrigatórios. O primeiro ponto diz respeito à formação. As regras determinam que é obrigatório que o candidato tenha formação em um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Outro ponto está relacionado à experiência profissional. É exigido que o candidato à certificação tenha ao menos 3 anos de experiência no mercado financeiro ou 1 ano de experiência com supervisão.

A regra determina que essa experiência inclua o atendimento ao cliente pessoa física quanto ao planejamento financeiro, sucessório ou gestão de riscos e de investimentos, por exemplo. Além disso, a experiência deve ser devidamente comprovada.

Outro ponto importante consiste na aprovação no exame. É preciso realizar a avaliação e obter o rendimento geral mínimo. Do contrário, é necessário repetir a avaliação, até que o resultado seja alcançado.

Além de tudo, o planejador financeiro deve se submeter ao código de ética instituído pela Planejar. Se qualquer uma das condições não for atendida, é impossível conquistar a certificação CFP até que tudo seja regularizado.

As regras podem mudar com o passar do tempo. Então também é importante conferir junto à certificadora quais são as exigências antes de dar início ao processo.

Como obter a certificação CFP?

Para se tornar certificado, tudo começa com a inscrição, feita diretamente com a entidade responsável. Você poderá conferir quais são os próximos exames agendados e escolher a data de acordo com as suas possibilidades.


Quanto ao estudo, é interessante utilizar o material oficial fornecido pela própria Planejar, com todos os conceitos e conhecimentos necessários para realizar a prova. Muitos candidatos também recorrem a cursos preparatórios, que podem ser feitos presencialmente ou online.

A realização de exames anteriores e de simulados pode servir para quem deseja obter um bom desempenho. No dia da prova, devem-se respeitar todas as regras e o limite de tempo para a conclusão.

Após receber a aprovação, você terá um período para comprovar a experiência e a graduação. Feito isso, poderá emitir o certificado e utilizar a marca CFP, desde que respeite as exigências de manutenção.

Como funciona a certificação?

Ser aprovado no exame e atender aos demais requisitos são passos que permitem obter a certificação. Porém, essas não são as etapas finais, pois é preciso se preocupar com a manutenção da validação.

Na prática, o certificado tem validade de dois anos e, a cada biênio, devem-se concluir 30 créditos de educação continuada. Isso pode ser feito por meio de cursos e atividades que são apontados pela própria entidade.

É necessário, ainda, realizar o pagamento de uma anuidade, pois é algo que mantém a sua situação regular junto à instituição responsável. Do contrário, seu certificado de planejador financeiro pessoal não terá validade.

Afinal, a certificação CFP vale a pena?

Como a certificação não é obrigatória pelos órgãos de regulamentação, muitos profissionais têm dúvidas se realmente vale a pena. No entanto, é preciso considerar ela pode trazer benefícios e diferenciais para a carreira.

Como planejador financeiro, você lidará tanto com a gestão de patrimônio dos clientes quanto com suas expectativas e necessidades. Portanto, é algo que exige confiança — o que pode ser validado pela certificação CFP.

Além disso, é uma forma de integrar a lista de planejadores financeiros da Planejar. Assim, pessoas que buscarem um profissional da área poderão encontrá-lo, o que expande as possibilidades.

Para completar, algumas instituições e formas de atuação, como o private banking, têm exigido a certificação para contratar profissionais. Portanto, se esses pontos levantados fizerem sentido para a sua realidade e para os seus objetivos de carreira, vale a pena tornar-se certificado.

A certificação CFP é responsável por atestar a sua capacitação enquanto planejador ou consultor financeiro. Por isso, é oportuno pensar em obter a sua para se destacar no mercado e transmitir mais confiança aos clientes!

Nos comentários, deixe suas impressões sobre esse programa de certificação e aproveite para tirar qualquer dúvida restante!

 

Quer aprender mais sobre as oportunidades de investimentos do mercado financeiro? Então participe do nosso grupo no Telegram!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.