Renova Invest Facebook

Calculadora de Imposto de Renda para ações!

Calculadora de Imposto de Renda para ações: o que é e quais as vantagens?
Calculadora de Imposto de Renda para ações: o que é e quais as vantagens?

Quem investe em renda variável precisa ficar atento às obrigações com a Receita Federal. Existem particularidades no imposto a ser pago, dependendo das operações que você faz. Para facilitar o processo, é possível contar com uma calculadora de Imposto de Renda (IR) para ações.

Pagar os impostos em dia e fazer a declaração da forma correta é fundamental para não ter problemas com o Fisco. Por isso, é muito importante que você faça os cálculos corretos e não deixe nenhum dado passar despercebido.

Quer saber mais sobre a calculadora de Imposto de Renda para ações? Continue a leitura e conheça as vantagens de utilizá-la!

O que é a calculadora de Imposto de Renda para ações?

Todos os anos, quem investe em ações na bolsa de valores precisa fazer a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda. Para isso, o investidor deve declarar seus bens e considerar os tributos já pagos mensalmente ao longo do ano-base.

Todos que compraram ou venderam ativos na bolsa durante o ano-base devem declarar as operações no mercado de renda variável. Já quem tinha ativos na carteira antes, mas não fez nenhuma compra ou venda, pode ser liberado da declaração, caso não se encaixe nas regras gerais.

Vale destacar, ainda, que o pagamento de imposto sobre operações da bolsa não acontece na declaração. O IR deve ser pago sobre o ganho líquido durante o ano. Para chegar ao ganho líquido, deve-se averiguar os resultados positivos e negativos obtidos nas operações realizadas.

Em muitos casos, pagar o IR e fazer a declaração de operações na bolsa no Imposto de Renda não é tarefa simples. Por isso, a calculadora de IR para ações pode ajudar. Ela é uma ferramenta que faz os cálculos de forma automática para o investidor ou para o trader.

O objetivo é facilitar a vida daqueles que fazem operações que não são isentas de imposto e precisam não apenas declará-las na declaração de ajuste anual, mas também pagar tributos mensalmente.

Como ela funciona?

A calculadora de Imposto de Renda para ações faz diversas apurações e cálculos para saber qual o valor deve ser recolhido. A ferramenta é especializada nessa tarefa, tornando o processo muito mais simples.

Carteira de investimentos totalmente ISENTA DE IR?

Em geral, elas são integradas à plataforma da instituição financeira e são preenchidas automaticamente, conforme o investidor vai operando. Muitas calculadoras também já emitem o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) preenchido.

Assim, basta ao investidor somente efetuar o pagamento do imposto na data correta.

Quais são as vantagens da calculadora?

Depois de entender o que é a calculadora de IR e como ela funciona, é hora de conhecer suas vantagens. Como você viu, o Imposto de Renda sobre os ganhos líquidos em decorrência da venda de ações deve ser apurado mensalmente.

O cálculo envolve certo grau de complexidade. Portanto, utilizar uma calculadora de IR pode ser bastante útil. Ela garante maior praticidade e evita erros na hora de preencher o DARF e a declaração de ajuste anual.

A calculadora também previne atrasos do recolhimento do IR por meio do documento, que podem ser facilmente rastreados pela Receita Federal. Isso porque as instituições financeiras retêm na fonte uma pequena parte do IR devido sobre o lucro do investidor na venda de ações.

A retenção na fonte é feita justamente para que o Governo faça o cruzamento das informações. Assim, quem faz operações isentas de IR só precisa manter o controle dos ganhos, para declará-los no campo correto. Mas quem tem negociações tributáveis não pode deixar de pagar o IR.

Por que é importante utilizar a calculadora de IR para ações?

Agora você sabe que a calculadora de IR para ações é importante para pagar corretamente os impostos e para evitar cobranças extras. Para entender sua relevância, vale a pena saber em detalhes como os cálculos funcionam.

Em primeiro lugar, o IR para ações é diferente a depender da operação. No caso do day trade, em que a compra e a venda são executadas no mesmo dia, o imposto é de 20% sobre o lucro. Se houver prejuízo, o valor pode ser descontado nos próximos meses, quando houver lucro.

É importante ressaltar que o prejuízo acumulado em operações day trade só pode ser abatido dos lucros nesse mesmo tipo de operação. Além disso, não há faixa de isenção do pagamento de IR, como ocorre nas operações que duram mais de um dia.

Quem realiza operações de compra e venda de ações em dias diferentes conta com um incentivo. Nesse caso, há isenção do Imposto de Renda nos meses em que o total das vendas for inferior a R$20 mil. Se o limite for ultrapassado, é necessário recolher o imposto.


Em caso de prejuízo, também é possível abater o valor do seu lucro nos meses seguintes, da mesma forma como ocorre no day trade. Lembrando que isso só pode ser feito em outras operações normais.

Também é necessário ter atenção em caso de recebimento de proventos. Os dividendos, por exemplo, representam o lucro líquido da empresa e, por isso, são isentos de IR. Já os juros sobre capital próprio têm IR retido na fonte.

Viu como são muitos detalhes? Por isso, é tão importante contar com o suporte de uma ferramenta como a calculadora de Imposto de Renda para ações.

Onde encontrar uma calculadora de Imposto de Renda para ações?

Existem algumas calculadoras de IR disponíveis no mercado. A própria Receita Federal disponibiliza um simulador para cálculo do Imposto de Renda mensal e anual. Basta informar os valores dos rendimentos tributáveis e as deduções.

Depois, o programa mostra o valor do imposto devido e a alíquota efetiva. O BTG Pactual também lançou a sua calculadora IR Day Trade. A ferramenta visa auxiliar os especuladores no cálculo do imposto sobre as operações day trade.

A calculadora engloba o mercado de ações, opções, futuro e a termo. Ela também oferece outros serviços aos clientes, como o estoque de prejuízo em operações anteriores e o cálculo do ganho de capital nas operações.

A ferramenta disponibiliza, ainda, um relatório gerencial das operações e um relatório mensal. O documento é utilizado para o preenchimento da ficha de renda variável da declaração de IR de pessoa física.

Agora que você conhece a calculadora de Imposto de Renda para ações, pode deixar sua declaração de ajuste anual muito mais simples. Além disso, ela pode ser utilizada para quem faz operações day trade e precisa fazer o pagamento mensal de imposto!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua pergunta nos comentários!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.