Renova Invest Facebook

BBOV11: Conheça o ETF do BB que replica o Ibov

ETF
ETF

O Banco do Brasil (BB) é uma das maiores e mais antigas instituições financeiras do país. Mas você sabia que, além das emissões de títulos privados, o banco também tem um ETF (fundo de índice) que replica o índice Ibovespa (IBOV)?

O Ibovespa é o principal índice da bolsa de valores brasileiras. E muitos fundos de índice optam por espelhá-lo. Entre eles, está justamente o BBOV11 – o ETF do BB cujo objetivo é obter resultados semelhantes ao Ibov.

Quer saber mais sobre ele? Então acompanhe a leitura do artigo e confira as características desse ETF!

O que é um ETF?

Os Exchange Trade Funds são fundos de investimento que tem como objetivo refletir as variações e rentabilidade de um determinado índice de referência. Dessa forma, buscam ter resultados iguais ou muito próximos de seu benchmark.

Existem diversos índices no mercado, como o Ibovespa, Índice Small Cap, Índice de Sustentabilidade, e muitos outros. Todos eles podem servir de referência para os ETFs.

Os fundos de índice espelhados no IBOV, no entanto, acabam sendo as principais opções entre investidores que buscam essa modalidade para investir. Por isso, vale a pena conhecer o BBOV11.

O que é o BBOV11?

O Banco do Brasil ETF Ibovespa é um fundo de índice negociado na bolsa de valores brasileira B3. Constitui-se sob a forma de condomínio aberto. O prazo de duração é indeterminado

As cotas do fundo são negociadas na B3 sob o ticker BBOV11. A taxa de administração é de 0,18% ao ano. O início do fundo se deu no dia 13/10/2020. O administrador é o BB DTVM. A gestão fica a cargo da instituição administradora.

O Banco do Brasil é o escriturador, custodiante e controlador do ETF. O público-alvo é amplo e o produto é destinado tanto a pessoas físicas quanto jurídicas. Inclusive, as cotas podem ser adquiridas por outros fundos de investimento.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Em relação à tributação, incide o Imposto de Renda e a alíquota é de 15% para as pessoas físicas e jurídicas.

Política de investimento do fundo

O patrimônio líquido do BB ETF Ibov deve ser investido, no mínimo, 95% em valores mobiliários que integrem o Ibovespa.

O restante dos recursos pode ser aplicado em títulos públicos do Tesouro Nacional, produtos de renda fixa emitidos por instituições financeiras, cotas de fundos de investimentos, operações compromissadas, operações com derivativos, ativos financeiros que não fazem parte do índice ou em cotas de outros ETFs.

Como investir no BBOV11?

Investir em ETFs é simples. Você precisa ter uma conta em um banco de investimentos para ter acesso ao home broker – onde os fundos de índice são negociados.

No home broker, procure pelo ETF a partir do seu ticker – BBOV11. Após encontrá-lo, basta definir a quantidade de cotas e emitir uma ordem de compra.

Vale a pena?

O BB ETF Ibov é um ETF disponível a todos os investidores. E o valor de cada cota costuma ser bastante acessível. Contudo, antes de tomar uma decisão é preciso avaliar a alternativa com cautela.

Lembre-se de que os ETFs são investimentos de renda variável. E possuem riscos. Então analise seus objetivos e perfil de investidor antes de decidir investir no ETF do BB que replica o IBOV.

Gostou desse ETF? Então confira outros que também utilizam o Ibovespa como referência! Confira informações sobre o fundo de índice BOVV11!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.