VULC3

Análise Completa: Resultado Vulcabras Azaleia (VULC3) para o 4T20

No dia 09 de março, foi apresentado o resultado Vulcabras Azaleia (VULC3) para o 4T20 e a equipe de Equity Research da Eleven Financial Research já realizou a análise dos dados divulgados. Confira os pontos principais.

Vulcabras apresenta bons resultados no trimestre

De acordo com o relatório da Eleven Financial Research, o desempenho do Vulcabras Azaleia (VULC3) apresentou bons resultados, em linha com suas estimativas. A recuperação do volume bruto e as melhorias operacionais permitiram atingir números em patamares superiores à pré-pandemia.

Os destaques do período foram o aumento no volume de produção e na receita líquida.

No dia em que o relatório foi publicado, as ações VULC3 estavam sendo negociadas a R$ 7,19. A capitalização de mercado era de R$ 1,8 bilhão. O volume médio dos últimos 12 meses era de R$ 6,1 milhões.

Resultado Vulcabras Azaleia (VULC3) para o 4T20

Volume de produção evidencia a resiliência da operação

Segundo o relatório da Eleven Financial Research, o volume de produção bruto foi de 9,4 milhões de pares/peças, aumento de 31,5% em relação ao 4T19 quando foram produzidos 7,4 milhões de pares.

De acordo com os analistas da Eleven, o aumento de produção pode ser verificado em todas as linhas. A única categoria que não seguiu essa tendência foi a linha de calçados femininos, devido a descontinuidade de produção da marca Azaleia, que foi licenciada para a Grendene.

A companhia informa que a capacidade produtiva liberada pela diminuição dos calçados femininos foi totalmente ocupada para produção de calçados esportivos. Os esportivos  apresentaram vendas com crescimento de +24,6% em relação ao mesmo período de 2019.

Demanda aquecida alavancou receita líquida

De acordo com o relatório da Eleven, a receita líquida do trimestre foi de R$ 459,1 milhões, alta de +22,7% em relação ao mesmo período de 2019 e em linha com as estimativas. O resultado reflete a demanda aquecida, boa aceitação das coleções lançadas no começo do 3T20 e expansão do e-commerce.

Segundo os analistas da Eleven, as vendas via canal online foram o grande destaque do trimestre. As vendas online aumentaram em +4,1% sua participação na receita total da empresa, no acumulado do ano, o crescimento foi de +141% em relação a 2019.

O relatório da Eleven também destaca que a empresa tem investido para aumentar as vendas online. Para acelerar o ritmo de vendas, a empresa investirá no social selling “Corre Junto Brasil”, onde educadores físicos credenciados ganharão comissão por vendas dos produtos Vulcabras.

Em release de resultados, a companhia também informou que se mudará para um novo centro de distribuição, três vezes maior, em Viçosa-MG. A região é um polo logístico estratégico para o e-commerce brasileiro e oferece uma série de vantagens competitivas, como: ampla rede de transportes, proximidade aos grandes centros de consumo e incentivos fiscais.

Custos dos produtos vendidos afetou rentabilidade das vendas

Segundo o release de resultados da companhia, os custos dos produtos vendidos (CPV) representaram 67,3% da receita líquida de vendas, frente aos 64,2% registrados em 2019. Esse aumento reflete o maior gasto com o quadro de mão de obra e aumento nos preços da matéria prima.

Com a adoção dos protocolos de segurança em decorrência da pandemia, a empresa viu o nível de abstenção de seus funcionários aumentar. Assim, foi preciso contratações temporárias para repor essas ausências, o que acabou onerando os custos dos produtos, mas aumentou a  fluidez no ritmo de produção.

O 4T20 também foi marcado pela escassez e encarecimento de algumas matérias primas, por vezes, o fluxo de produção teve que ser interrompido por falta de material. As matérias-primas mais afetadas são aquelas que são indexadas ao dólar americano ou são negociadas como commodities. Essas alterações aumentaram os gastos de produção.

A companhia informa, no entanto, que os funcionários temporários foram incorporados ao quadro fixo, diante do aumento da demanda na produção, e o abastecimento de matérias-primas já foi restabelecido.

EBITDA supera expectativas

Conforme informa a Eleven, o EBITDA da Vulcabras Azaleia ficou em R$ 74 milhões. O número revela alta de 22,9% em relação ao mesmo período do ano passado e está +3% acima das projeções dos analistas.

Lucro Líquido cresce mais de +20%

Conforme o relatório da Eleven, o lucro líquido da Vulcabras Azaleia no quarto trimestre foi de R$ 54,6 milhões. Esse resultado representa alta de 21,1% em relação ao 4T19 e está em linha com o que foi projetado pelos analistas.

Resultado Vulcabras Azaleia (VULC3) para o 4T20

Resultado Vulcabras Azaleia (VULC3) para o 4T20: Recomendações

Recomendação da Eleven Financial Research

A equipe de análise da Eleven considera que a Vulcabras Azaleia (VULC3) fez uma assertiva escolha de trabalhar apenas com calçados esportivos, assim, consegue concentrar melhor seus esforços. O fato da produção ser nacional, em um momento de alta do dólar, pode aumentar a competitividade no mercado frente aos concorrentes internacionais.

Assim, estabelece recomendação de compra, com preço-alvo em R$ 12,00.

 

Esta foi nossa apresentação da análise da equipe de Equity Research da Eleven Financial Research sobre o resultado Vulcabras Azaleia (VULC3) para o 4T20. Acompanhe os conteúdos da Renova Invest para ter acesso a todas as análises de resultados trimestrais.

Disclaimer: As informações apresentadas neste artigo são provenientes de relatórios elaborados por terceiros. Esse material tem caráter puramente informativo, e não configura recomendação ou sugestão de investimento.

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