No dia 11 de maio de 2021, foi apresentado o resultado Petz (PETZ3) 1T21 e as equipes de Equity Research da Eleven Financial Research e do BTG Pactual já realizaram a análise dos dados divulgados. Confira os pontos principais.

Petz reporta resultados sólidos no trimestre

De acordo com o relatório do BTG Pactual, a Petz (PETZ3) reportou outro sólido conjunto de números trimestrais, superando as estimativas da equipe.

Enquanto isso, de acordo com o relatório da Eleven, a companhia apresentou mais um trimestre de forte crescimento operacional, impulsionado pelo isolamento social e assertividade de sua estratégia digital.

O destaque do período foi o crescimento das vendas em lojas físicas e digitais.

No dia em que o relatório foi publicado, as ações PETZ3 estavam sendo negociadas a R$ 24,60. A capitalização de mercado era de R$ 9,70 bilhões. O volume médio dos últimos 12 meses era de R$ 76,07 milhões.

Resultado Petz (PETZ3) 1T21

Forte crescimento das vendas em lojas físicas

Conforme informa o relatório do BTG Pactual, a Petz reportou um forte crescimento das vendas em suas lojas físicas no 1T21.

Apesar do momento adverso, com a imposição de medidas sanitárias mais severas devido à pandemia da Covid-19, as vendas das lojas físicas registraram crescimento de +25,6% na comparação de base anual, segundo a Eleven.

Por sua vez, o SSS (vendas nas mesmas lojas) cresceu +33,9%, incluindo as vendas omnichannel. Nota-se que a estratégia omnichannel consiste no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, a fim de trazer uma melhor experiência para o cliente.

Esse crescimento das vendas é reflexo das 31 inaugurações de lojas nos últimos 12 meses, sendo que cinco novas lojas foram inauguradas no 1T21. A companhia já conta com 39% das lojas fora do estado de São Paulo, contra 36% no mesmo período do ano passado.

Canal digital ganha participação nas vendas totais

De acordo com o BTG Pactual, a Petz reportou um forte crescimento das vendas digitais no 1T21, com ganho de participação nas vendas totais da companhia.

As vendas digitais da Petz tiveram crescimento de +235,5% na comparação anual. Nota-se que esse resultado representou 29% das vendas totais do trimestre.

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Isso significa que a Petz ainda tem muito espaço para crescer, tanto através dos canais físicos quanto digitais, uma vez que a companhia conta com uma infraestrutura omnichannel bastante avançada.

Por outro lado, apesar desse aumento das vendas digitais, a margem EBITDA da Petz foi pressionada no trimestre. Essa pressão é reflexo de maiores despesas com marketing e frete nesse segmento.

Sólido crescimento de receita

Conforme informa a Eleven, apesar das restrições impostas pela pandemia e da forte base de comparação do 1T20, a Petz conseguiu apresentar sólido crescimento de receita no 1T21.

Esse crescimento foi impulsionado principalmente por vendas de produtos, com forte alta de +55% na comparação anual, e pelo crescimento do canal digital. Ademais, foi impulsionada pelo repasse integral da inflação de custos aos consumidores, abertura de novas lojas e crescimento da base de clientes no trimestre.

Em contraste aos últimos três trimestres, a linha de receita de serviços e outros apresentou crescimento de +17% no período.

Esse crescimento está associado ao desempenho do Centro Veterinário Seres, com alta de +52%, beneficiado pela maturação de clínicas e hospitais. Além disso, houve a abertura de novos centros, compensando os efeitos negativos do fechamento temporário de centros de estética animal.

A receita líquida consolidada da Petz totalizou R$ 454 milhões no trimestre, alta de +2,8% e +52,1%, respectivamente, nas comparações trimestral e anual.

Em virtude dessa expansão de receita e da maior participação de produtos no mix de vendas, a margem bruta aumentou +0,5 p.p ante o 1T20. Dessa forma, a companhia encerrou o trimestre em 40%, mais do que compensando os efeitos das vendas digitais.

Resultado Petz (PETZ3) 1T21

EBITDA fica abaixo das estimativas

Conforme informa o BTG Pactual, o EBITDA da Petz ficou em R$ 40 milhões. O número revela alta de +36,3% na comparação de base anual. Dessa forma, ficou abaixo da estimativa da equipe em -3%.

No que se refere à margem EBITDA, foi pressionada em -90 bps na comparação anual, totalizando 7,5% no período. Essa pressão é reflexo das maiores despesas com vendas, devido a uma maior participação do e-commerce nas vendas totais, que levou a maiores despesas de marketing e frete.

Lucro Líquido tem queda no trimestre

Conforme o relatório do BTG Pactual, o lucro líquido da Petz foi de R$ 11 milhões. Esse resultado representa queda de -40,7% na comparação de base anual.

Porém, cabe destacar que o resultado líquido do 1T20 foi impulsionado por créditos tributários não-recorrentes, referentes à exclusão do ICMS e do PIS/COFINS. Excluindo esses efeitos, o lucro líquido da Petz teve alta de +59% no 1T21.

Resultado Petz (PETZ3) 1T21

Resultado Petz (PETZ3) 1T21: Recomendações

Recomendação do BTG Pactual

A equipe de análise do BTG Pactual considera que os resultados trimestrais da Petz (PETZ3) reforçam sua visão estrutural positiva para a companhia.

A Petz tem cerca de 6% de participação em um mercado de alto crescimento e ainda fragmentado de produtos e serviços para animais de estimação no Brasil. Além disso, a companhia conta com uma plataforma omnichannel em expansão.

Isso torna a companhia ainda mais competitiva, com capacidade de expansão nacional e melhores retornos.

Assim, estabelece recomendação de compra, com preço-alvo em R$ 20,00.

Recomendação da Eleven Financial Research

A equipe de análise da Eleven segue construtiva com a tese da Petz (PETZ3) a partir dos resultados apresentados no trimestre.

Em virtude de uma estrutura omnichannel bastante avançada, a equipe destaca que a Petz tem muito espaço para crescer, tanto através de seus canais físicos quanto digitais.

Assim, estabelece recomendação de compra, com preço-alvo em R$ 28,00.

 

Esta foi nossa apresentação da análise das equipes de Equity Research da Eleven Financial Research e do BTG Pactual sobre o resultado Petz (PETZ3) 1T21. Acompanhe os conteúdos da Renova Invest para ter acesso a todas as análises de resultados trimestrais.

Disclaimer: As informações apresentadas neste artigo são provenientes de relatórios elaborados por terceiros. Esse material tem caráter puramente informativo, e não configura recomendação ou sugestão de investimento.