Grupo Mateus (GMAT3)
Grupo Mateus (GMAT3)

Análise Completa: Resultado Grupo Mateus (GMAT3) para o 3T20

No dia 12 de novembro, foi apresentado o resultado Grupo Mateus (GMAT3) para o 3T20 e a equipe de Equity Research da Eleven Financial Research já realizou a análise dos dados divulgados. Confira os pontos principais.

Taxas de Crescimento similares a Startups

De acordo com o relatório da Eleven, o desempenho do Grupo Mateus (GMAT3) no terceiro trimestre trouxe taxas de crescimento similares às de startups; esse fato valida a força regional e atratividade do modelo de negócios da empresa.

O destaque do período foi o segmento de Mix Atacarejo.

No dia 11 de novembro, as ações GMAT3 estavam sendo negociadas a R$ 8,00. A capitalização de mercado era de R$ 17,6 bilhões. O volume médio era de R$ 53,8 milhões.

Auxílio Emergencial contribui positivamente

A equipe da Eleven comenta que, embora essa informação não tenha sido quantificada pelo Grupo Mateus, o auxílio emergencial pago às famílias de menor renda pelo Governo possivelmente contribuiu de forma positiva para o resultado do 3T20.

O auxílio é uma das ações de combate aos efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a economia. O pagamento foi maior nas regiões Norte e Nordeste, onde atua o Grupo Mateus.

Além disso, segundo dados do Governo, os recursos foram utilizados amplamente pelas famílias para compra de alimentos.

12 inaugurações fora do Maranhão

Outro aspecto apontado no relatório da Eleven é que o Grupo Mateus realizou a inauguração de 8 novas lojas no trimestre, totalizando 25 neste ano.

Destas, 12 foram inaugurações de estabelecimentos fora do Maranhão. O estado é onde a empresa mantem a maior parte de suas lojas.

As inaugurações, então, são parte de uma estratégia de diversificação de atuação na região Nordeste.

Receita cresce com SSS sólido

Conforme informa a Eleven, a receita líquida do Grupo Mateus atingiu R$ 3,6 bilhões, com alta de +51,6%.

Esse número reflete um SSS – Same Store Sales sólido, de 23,7%, além da existência de estabelecimentos novos, que ainda estão em fase de maturação.

Mix Atacarejo tem crescimento de vendas impressionante

Os analistas da Eleven observam que o segmento de Mix Atacarejo, ou Cash & Carry, apresentou um crescimento de vendas impressionante durante o terceiro trimestre, com alta de +75,6%.

Com isso, esse segmento alcançou representatividade de 49% em relação às vendas totais do período.

Enquanto isso, o segmento de Varejo teve crescimento de +32,7%, representando 26% da receita. O segmento de Eletro teve crescimento de +82,8%, representando 6% da receita. O segmento de Vendas Externas teve crescimento de +31,3%, representando 19% da receita.

Lucro Bruto pressionado por atividade promocional

Os analistas da Eleven observam que o lucro bruto teve crescimento ligeiramente inferior à receita, com alta de +34,2%. A margem bruta, por sua vez, teve queda de -3,0p.p.

Um dos motivos é o mix de canal da empresa, já que o segmento de Cash & Carry, de maior representatividade, tem margem bruta menor. Além disso, outra razão foi a atividade promocional mais intensa em agosto, quando ocorreu a campanha de aniversário do Grupo Mateus.

Lucro Líquido tem alta sólida

Conforme o relatório da Eleven, o lucro líquido do Grupo Mateus no terceiro trimestre foi de R$ 236 milhões. Esse resultado representa alta de +64,6% em relação ao registrado no 3T19. Representa, ainda, alta de +24,6% em relação ao 2T20.

Resultado Grupo Mateus (GMAT3) para o 3T20

Resultado Grupo Mateus (GMAT3) para o 3T20: Recomendações

Recomendação da Eleven

A equipe de análise da Eleven considera que o Grupo Mateus (GMAT3) apresentou resultados que demonstram capacidade de execução da estratégia de expansão e manutenção do nível de rentabilidade. Além disso, reforça que a empresa pode acelerar a abertura de lojas e reduzir o endividamento utilizando os recursos captados no IPO.

Por isso, reitera a expectativa de uma CAGR (taxa de crescimento composta) de receita e EBITDA cerca de 2x maior do que a dos pares, para os próximos 3 anos.

Assim, estabelece recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 14,00.

Esta foi nossa apresentação da análise da equipe de Equity Research da Eleven Financial Research sobre o resultado Grupo Mateus (GMAT3) para o 3T20. Acompanhe os conteúdos da Renova Invest para ter acesso a todas as análises de resultados trimestrais.

Disclaimer: As informações apresentadas neste artigo são provenientes de relatórios elaborados por terceiros. Esse material tem caráter puramente informativo, e não configura recomendação ou sugestão de investimento.

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