Renova Invest Facebook

Ferbasa (FESA4): Companhia de Ferro Ligas da Bahia

Ferbasa
Ferbasa

O investidor que pretende incluir ações em sua carteira conta com uma grande variedade de alternativas na B3 (a bolsa de valores brasileira). Por exemplo, quem busca investir no setor de metalurgia, pode se interessar pelas ações FESA4, da Companhia de Ferros Ligas da Bahia (Ferbasa).

Embora ela não seja novidade no mercado acionário, nem todos os investidores a conhecem. Então, é pertinente estudar mais sobre essa companhia para ver se esse investimento é interessante para a composição do seu portfólio.

Nesse sentido, aproveite a leitura deste conteúdo preparado pela equipe da Renova Invest e aprenda mais sobre a Ferbasa (FESA4).

Não perca!

Qual é a história da Companhia de Ferro Ligas da Bahia?

A Companhia de Ferros Ligas da Bahia foi criada no ano de 1961, pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho. Seu objetivo era trabalhar com a produção de ferrocromo, tendo iniciado as suas atividades na cidade de Campo Formoso (BA).

Foi por meio de um trabalho sólido nesse ramo que a Ferbasa se tornou líder na produção de ferroligas. Aliás, ela é a única produtora integrada de ferrocromo das Américas. Além disso, está entre as 10 maiores empresas da Bahia e entre as 500 maiores empresas do Brasil.

Atualmente, a Ferbasa tem presença mundial e oferece seus produtos para diversos países. Suas principais minas são a Coitezeiro, em Campo Formoso (BA) e a Ipueira, em Andorinha (BA). A maior parte de sua produção de minério supre a demanda de sua metalúrgica em Pojuca (BA).

Além disso, os produtos da empresa englobam quatro categorias de ferroligas. As ligas de ferrocromo, que se subdividem em baixo e alto carbono, bem como o ferrossilício, que se subdivide nas categorias cromo e 75% de pureza.

A companhia também atua com recursos florestais, dispondo de uma área de 64 mil hectares. Nela, em cerca de 25 mil hectares, foram plantadas florestas de eucaliptos. Outro feito em prol do ambiente realizado pela empresa aconteceu no final de 2017, quando adquiriu o Complexo Eólico BW Guirapá, para ACR (ambiente de contratação regulada) de energia.

Desde 1975, a Ferbasa mantém um projeto social chamado Fundação José Carvalho, em homenagem ao seu criador (falecido em 2015). Seu propósito é oferecer educação gratuita às crianças e adolescentes carentes do Nordeste.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Por conta desses trabalhos, a Ferbasa recebeu reconhecimento nacional quanto à sustentabilidade e ESG (environmental, social and corporate governance).

O que é a FESA4?

Todas as ações que estão listadas na bolsa possuem um código de negociação, chamado de ticker — composto por 4 letras e uma numeração. Portanto, o FESA4 é o ticker que identifica as ações da Ferbasa no mercado.

Suas ações estão listadas há mais de 59 anos no segmento de governança Nível 1 da bolsa de valores. As ações FESA4 são do tipo preferencial, que garantem ao seu titular a preferência no recebimento de dividendos.

No mercado também podem ser encontradas ações ordinárias da companhia (FESA3). Esses ativos permitem votar nas assembleias da companhia e tem um tag along de 80%.

Contudo, as ações ordinárias da Ferbase possuem menor liquidez, principalmente porque mais da metade pertence à Fundação José Carvalho. Isso garante o controle da empresa para que ela consiga seguir as suas próprias filosofias.

Já as ações preferenciais contam com maior liquidez, mas não possuem tag along. Ou seja, em eventual venda da empresa, os acionistas minoritários não terão o direito de vendê-las a um preço próximo ao da negociação da venda da empresa.

O que avaliar antes de investir na ação FESA4?

Após conhecer a história e o ticker da Ferbasa, ainda falta conferir o que precisa ser avaliado antes de investir na ação FESA4. Primeiro, o investidor precisa conhecer o seu perfil e traçar seus objetivos. Isso porque cada alternativa do mercado possui o seu nível de risco e pode atender a um objetivo específico.

O investimento em ações possui um risco maior, tendo em vista que as cotações dos papéis podem passar por grande volatilidade. Isso acontece devido à lei da oferta e demanda. Quanto maior a procura, mais os preços tendem a subir. Já se a oferta aumentar, a tendência é de queda nos preços.

Logo, nesse tipo de investimento, os ganhos são incertos — e há, inclusive, possibilidade de perdas financeiras. Portanto, essa é uma alternativa que costuma ser buscada por quem tem um maior apetite aos riscos.

Outro ponto importante a ser avaliado são os fundamentos da companhia. Para isso, é comum a utilização da análise fundamentalista. Com ela, o interessado consegue avaliar como a saúde financeira do negócio, a atuação dos gestores, seu patrimônio, existência de dívidas, etc.


A ideia é explorar as perspectivas sobre o empreendimento, ajudando no gerenciamento de riscos da carteira. Com essas informações, fica mais fácil decidir se o investimento faz sentido ou não para a sua estratégia.

Além disso, os dados analisados também podem ser utilizados para fazer comparações com outras empresas do mesmo setor. Assim, você conseguirá identificar qual delas está mais alinhada ao seu perfil e objetivos.

Vale a pena investir em FESA4?

Chegando até aqui, provavelmente você ainda queira saber se vale a pena investir em FESA4. Porém, a resposta dependerá das suas expectativas como investidor, além da análise de seu perfil e objetivos.

Logo, a decisão é individual e somente poderá ser tomada por você. Afinal, mesmo se considerando os benefícios e riscos do ativo sob uma visão ampla, trata-se de uma análise subjetiva. Nesse sentido, cada investidor pode ter uma conclusão diferente a seu respeito.

Se você precisar de ajuda para entender melhor o investimento ou para sanar dúvidas, conte com uma assessoria de investimentos. A Renova Invest, por exemplo, possui uma equipe de profissionais qualificados que podem fornecer a você suporte personalizado durante sua jornada no mercado financeiro.

Agora você já conhece mais sobre a FESA4. Porém, independentemente da sua decisão se vale a pena investir em Ferbasa, continue estudando e buscando conhecimento. Ao se preparar para o mercado, você terá mais chances de encontrar sucesso — seja com ações ou com outras alternativas de investimento!

Se quiser acompanhar outras dicas e informações sobre o mercado financeiro, acompanhe nossas publicações também no LinkedIn e Instagram!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
1 Comentário
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.