Renova Invest Facebook

Você conhece os principais tipos de investidores na bolsa?

tipos de investidores
tipos de investidores

A bolsa de valores é um ambiente repleto de oportunidades para diferentes tipos de investidores. Muitas vezes, é até difícil conhecer todas elas. Há quem invista visando o longo prazo, por exemplo, e não saiba que existem outras estratégias possíveis.

Ainda que nem todas as possibilidades façam o seu perfil, é importante conhecê-las para identificar as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Desse modo, você consegue fazer escolhas com mais consciência e planejar melhor suas operações.

Então, veja a seguir quais são os principais tipos de investidores na renda variável!

Especuladores

Começamos pelos especuladores. O objetivo deles é alcançar resultados financeiros com negociações de curto prazo. Ou seja, a especulação não visa manter os ativos na carteira de investimentos por muito tempo.

O lucro obtido dessa forma está relacionado às oscilações de preço que acontecem na bolsa frequentemente. É possível, por exemplo, adquirir ações por um preço e vendê-las em breve por um valor maior, lucrando com a diferença.

Os especuladores têm perfil arrojado e não precisam analisar profundamente a qualidade de empresas ou ativos, pois seu foco está na variação do preço – e na análise técnica. Eles podem ser classificados, ainda, em alguns subtipos. Veja quais são:

Day trader

O day trade se refere a negociações que começam e terminam em um mesmo dia. Isso significa que, ao final do pregão, o especulador deve ter vendido todos os ativos que comprou. O intuito do day trader é aproveitar oscilações de poucas horas.

Swing trader

Por sua vez, o swing trade não é tão rápido quanto a alternativa anterior. Ele tem um intervalo de alguns dias ou mesmo semanas em relação à compra e a venda dos ativos. Logo, o especulador – ou swing trader – analisa tendências mais longas na variação de preço, ainda no curto prazo.

Position trader

O position é uma forma de trade que tem prazos ainda maiores. Nesse caso, a diferença pode ser de algumas semanas, meses ou até anos. O position trader adquire os ativos e espera que a tendência prevista para o intervalo de tempo se realize para obter seu lucro.

Investidores

Além dos tipos de especuladores na bolsa, existem os investidores, de fato. Chama-se de investidor a pessoa que tem uma visão de longo prazo. Isto é, ela não deseja aproveitar oscilações momentâneas no preço, mas manter os ativos em carteira.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Por isso, o investidor arrojado – que costuma investir em bolsa –  tem maior atenção com a qualidade das empresas que escolhem para comprar ações — ou dos fundos de investimentos dos quais se tornam cotistas. Afinal, os resultados deles dependem de fatores ligados à qualidade dos ativos – atestada a partir de uma análise fundamentalista eficiente.

Buy and holder

Normalmente, a estratégia utilizada é a do buy and hold. De forma simples, ela significa comprar e manter um determinado ativo. Você adquire as ações de uma companhia, por exemplo, e continua com elas visando objetivos de longo prazo.

A meta pode ser a de vender as ações quando elas estiverem bastante valorizadas (depois de anos ou mesmo décadas).

Também existem os investidores focados em receber dividendos — para isso, escolhem empresas que costumam compartilhar bons proventos ao longo do ano.

Concluindo

Neste post, você conheceu os principais tipos de investidores e especuladores na bolsa. Todos eles apresentam vantagens e desvantagens e a escolha depende do seu perfil e do que você busca conquistar na renda variável.

E então, qual é o seu estilo preferido? Você conseguiu se identificar em algum tipo de investidor? Deixe seu comentário!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.