Horário das 8:30-19:00
atendimento@renovainvest.com.br
11-3192-3882

Single Blog Title

This is a single blog caption
Lupa aproximando a logo da B3: referência ao fundo de índice BOVV11

ETF: Conheça o fundo de índice BOVV11

//
Posted By
/
Comentário0
/
Categories

O BOVV11 é um dos ETFs disponíveis na bolsa de valores que pode interessar quem deseja investir em ações, ter uma diversificação na carteira e não pretende ficar analisando papel por papel antes de comprá-las.

O mais interessante é que esse ETF lhe dá a oportunidade de investir em mais de 60 empresas ao mesmo tempo com apenas uma única operação. Achou interessante?

Então acompanhe a leitura do artigo, veja um pouco sobre as características do BOVV11 e veja como investir nele!

O que é um ETF?

O BOVV11 é um ETF. Logo, é interessante entender do que se trata. ETF é a sigla para Exchange Traded Funds, que nada mais são do que fundos de índices que são negociados na Bolsa de Valores.

Eles podem espelhar diversos índices de mercado, como o Ibovespa, que é talvez um dos mais conhecidos.

Os ETFs tem como objetivo ter um desempenho próximo ao seu benchmark. Dessa forma, procura compor uma carteira semelhante a composição do índice financeiro da referência.

O que é o BOVV11?

O BOVV11 é um dos fundos de índice negociados na bolsa. Trata-se de um dos ETFs que replica o desempenho do índice Ibovespa, conhecido também pela sigla IBOV. Sua rentabilidade está atrelada a carteira teórica de ativos do índice que representa a Bolsa de Valores Brasileira, a B3.

Esse índice apresenta uma carteira diversificada, a qual dá a possibilidade de investir em diversas empresas apenas com o código dele.

Além disso, não é o único que espelha a rentabilidade do IBOV. Outros, como o BOVA11, também espelham esse índice.

Quais as características do BOVV11?

Quem deseja investir nesse fundo de índice precisa entender certas características dele. O benchmark dele é o índice Ibovespa.

O gestor desse ETF é a instituição financeira Itau Unibanco S.A, o qual também exerce o papel de administrador. Esse fundo teve seu início em julho de 2016. A taxa de administração é de 0,30% ao ano.

O ticker, ou código para compra é BOVV11. No mercado secundário, é possível investir em lotes a partir de 1 cota. Por outro lado, no mercado primário, podem ser realizados investimentos em lotes a partir de 50 mil cotas.

O BOVV11 não tem isenção de Imposto de Renda até R$20 mil reais de lucro mensal. A alíquota é de 15% sobre o lucro obtido.

Para quem o BOVV11 é indicado?

Esse ETF não é indicado para todo perfil de investidor. Em geral, pode ser indicado para aqueles que desejam investir na renda variável mas não tem o tempo ou não pretendem analisar individualmente as ações antes de comprá-las para compor uma carteira.

Os investidores do BOVV11 precisam ter ciência que estarão sujeitos aos riscos inerentes do fundo, que podem ser basicamente os mesmos riscos de investir em ações.

Como funciona a rentabilidade do BOVV11?

O desempenho do BOVV11 sempre dependerá do retorno obtido pelo seu benchmark, o Ibovespa, o qual representa uma carteira teórica de ações das maiores empresas listadas na Bolsa.

A carteira desse fundo é composta por companhias que detém cerca de 80% do número de negociações e volume financeiro da B3.

As organizações que fazem parte desse fundo de índice são escolhidas seguindo dois critérios. São eles:

  • liquidez: são escolhidos ativos com presença em mais de 95% dos pregões no último ano;
  • volume transacionado: os ativos escolhidos precisam ter volume financeiro relevante, sendo pelo menos 0,1% do total negociado na Bolsa no período.

Após a analise, as ações são escolhidas para compor a carteira teórica de ações. A política de investimentos desse ETF determina que devem ser investido no mínimo 95% dos recursos em ações do IBOV. Os outros 5% restantes podem ser utilizados em outras aplicações.

Quais as vantagens de investir no BOVV11?

O BOVV11 tem algumas vantagens. Confira-as abaixo.

Diversificação nos investimentos

A primeira vantagem é justamente ter a possibilidade de ter uma carteira diversificada, mesmo investindo em um único fundo. Quem investe no BOVV11 na verdade está diversificando seus investimentos em diversas companhias listadas na B3.

Baixo custo para investir

Por mais que ETFs são fundos de índice e possam ser parecidos com os Fundos de Investimentos em aspectos como a presença de um gestor, a verdade é que acabam sendo mais econômicos.

Os Fundos de Investimentos podem cobrar taxas de administração mais elevadas, além de outras, como a taxa de performance. Os ETFs, por outro lado, apresentam valores menores para os investidores.

Além do mais, como a gestão do fundo é passiva, ou seja, pretende apenas espelhar a rentabilidade (e não superar, como em uma gestão ativa), os encargos também podem ser menores.

Praticidade

Por fim, investir nesse ETF pode ser muito mais prático e simples do que investir em ações individualmente. Comprar ativos podem envolver analisar as empresas para saber o que você está comprando, por exemplo.

Há quem não goste de fazer isso e outros que não sabem ou não tem tempo. Logo, a solução pode ser exatamente investir em um fundo de índice que apresenta uma carteira diversificada.

Quais as desvantagens de investir no BOVV11?

Por outro lado, há certas desvantagens que precisam ser consideradas. Confira-as.

Ciclicidade de desempenho

O BOVV11 está sujeito a ciclicidade de desempenho das empresas que fazem parte da sua carteira teórica. Dessa forma, poderá ter bom desempenho em períodos de alta e prejuízos em momentos de baixa.

Inexistência de fundamentos para compor a carteira

A rentabilidade do BOVV11 depende apenas de critérios quantitativos. Isso significa que aspectos qualitativos como: qualidade da governança e o valuation das empresas não são considerados nesse investimento.

Vale a pena investir no BOVV11?

Por ser uma alternativa simples para investir na renda variável, pode valer a pena para iniciantes ou quem deseja investir sem precisar analisar empresas a fundo.

Por outro lado, apresenta certos riscos e o fato de não levar em consideração uma análise completa das companhias pode ser visto como um problema para alguns.

O BOVV11 valerá a pena somente se fizer sentido para seus objetivos e você ter um perfil de investidor mais tolerante a riscos. Logo, verifique seu perfil e seus objetivos antes de decidir se deve ou não apostar nele!

Como investir no BOVV11?

Para investir no BOVV11, basta ter uma conta em um banco de investimentos de confiança para ter acesso a esse e mais outras opções de ETFs disponíveis no mercado financeiro! E se tiver dúvidas em relação a como investir, conte com ajuda especializada para lhe ajudar no processo de escolha dos seus investimentos!

O BOVV11 é um dos ETFs que espelham o Ibovespa e pode ser uma alternativa para quem deseja investir em ações mas procura por uma opção mais simples. Por isso, analise essa modalidade e as características próprias desse ETF para decidir se ele tem a ver com o que você procura!

Gostou de saber sobre esse ETF? Então confira agora o que é e como funciona as operações de Day Trade!

Leave a Reply

[name=SIGNUP_SUBMIT_BUTTON]
[name=SIGNUP_SUBMIT_BUTTON]
[name="SIGNUP_FORM_LABEL"]
[name="SIGNUP_FORM_LABEL"]
[name='SIGNUP_BODY']
[name='SIGNUP_BODY']